Concurso ESA publica gabaritos preliminares das provas objetivas

A Escola de Sargento das Armas do Exército aplicou provas no domingo, 4, e já divulgou os gabaritos preliminares de todas as disciplinas.

Já estão disponíveis os gabaritos provisórios do concurso ESA, cujas provas objetivas e discursiva foram aplicadas no último domingo, 4. Todos os documentos foram divulgados no site de admissão da Escola de Sargento das Armas do Exército Brasileiro.

Gabaritos ESA

As soluções das questões objetivas do exame intelectual foram publicadas pela ESA separadamente, de acordo com cada disciplina. Até mesmo as específicas de Saúde e Música também foram publicadas em documentos avulsos.

Cada documento, traz a questão mais a alternativa correta e a sua justificativa, com a solução devida. O candidato que levou o caderno de questões já pode conferir as respostas. Os exemplares das provas foram entregues aos concorrentes a partir das 17h.

Os candidatos poderão ainda solicitar recurso, em um prazo de dois dias úteis a partir da publicação. Para isso, devem preencher formulário específico no ambiente virtual do candidato. O resultado dos pedidos de revisão está previsto para 6 de setembro.

ESA divulga gabaritos das provas e abre para recursos (Foto: Divulgação)
ESA divulga gabaritos das provas e abre para recursos
(Foto: Divulgação) 

Para ser aprovado, será preciso alcançar o mínimo de 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, com exceção de Inglês. Já na Língua Estrangeira os candidatos precisarão de pelo menos 25% de acertos. Além de ser necessário, ainda, obter nota igual ou superior a cinco na Redação.

A prova foi composta pelas seguintes questões:

  • 1ª parte - Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte - Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
  • 3ª parte - Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte - Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
  • 5ª parte - Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte - Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Candidatos elogiam tema da Redação. Confira!

A reportagem da FOLHA DIRIGIDA esteve presente no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, na cidade Universitária, no Centro de Tecnologia, e acompanhou o dia de prova da ESA. Os candidatos chegaram com antecedência, mas tiveram que lidar com um tempo chuvoso e a famosa ansiedade.

Além disso, a confusão de prédios atrapalhou a vida dos atrasados. Quem chegou em cima do horário e não se atentou ao cartão de confirmação teve dificuldades e, infelizmente, alguns não conseguiram entrar antes do fechamento dos portões.

Sobre a prova, muitos candidatos saíam confiantes e elogiaram o que foi proposto pela ESA. No modo geral, Matemática foi a disciplina cujos candidatos tiveram mais dificuldade e Língua Portuguesa e Inglês as mais favoráveis.

O destaque ficou por conta do tema da Redação, bastante comemorado pelos concorrentes. Foi pedido que dissertassem sobre Empatia, com um pequeno texto de apoio. A maioria comentou que foi bem fácil de desenvolver e esperam por uma boa nota.

"Achei a prova bem tranquila, não foi nada tão difícil. É lógico que não foi uma prova fácil, que dava pra ler e marcar tudo de cara, mas para quem se preparou deu pra ir bem. Foi a nível do que eles costumam cobrar e os cursos preparam. A Redação foi um tema muito tranquilo, fácil de desenvolver. Matemática, como sempre, é o que me pega", disse Maurício Iago, 21.

"Foi uma prova mediana, que não pedia que batesse cabeça o tempo todo. Uma prova tranquila. A parte que mais me pegou também foi Matemática, porque é uma disciplina que nunca será 100% fácil. A Redação foi um tema bem aberto, muito tranquilo para dissertar e argumentar. A ESA trouxe uma prova excelente, muito bem elaborada", comentou Júlio César, 22.



CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários