Concurso ESA: gabarito final é divulgado e tem questões anuladas

Os candidatos ao concurso da ESA já podem conferir as respostas aos recursos e o gabarito definitivo, com questões anuladas.

Após ter aplicado provas em agosto e ter divulgado as respostas preliminares, a Escola de Sargento das Armas do Exército avaliou os recursos enviados pelos candidatos do concurso ESA. Depois de análise, disponibilizou o gabarito definitivo. O documento traz quais questões foram anuladas.

Confira o gabarito definitivo

Para ter acesso, é preciso acessar o portal do concurso no site da própria instituição. Confira o quadro com a quantidade de questões anuladas:

Disciplinas Quantidade de anuladas
Matemática 1
Português 2
História 1
Geografia 1
Inglês 0
Teoria musical 0
Saúde 1


Vale lembrar que o ponto equivalente a qualquer questão anulada é atribuída a todos os candidatos, independentemente se tinham acertado ou não.

A ESA também divulgou a folha de respostas, o total de acertos e a nota dos candidatos por disciplina. Além disso, já encontra-se disponível as peças de confronto relativas aos naipes para a realização do Exame de Habilitação Musical aos concorrentes na área Música.

(Foto: Divulgação)
Concurso ESA divulga gabarito final com cinco questões anuladas
(Foto: Divulgação)

Prova do concurso ESA teve seis partes

Realizada no domingo, 4 de agosto, as provas do concurso da ESA foram divididas em seis partes, sendo cobradas provas objetivas e uma redação. Foram mais de 50 questões exigidas, que eram divididas de acordo com a área de concorrência.

  • 1ª parte - Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte - Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
  • 3ª parte - Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte - Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
  • 5ª parte - Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte - Prova de Português (questão única discursiva/redação).

+ Quer ser aprovado? Assine a FOLHA DIRIGIDA!

Para ser aprovado, o concorrentes precisa alcançar o mínimo de 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, com exceção de Inglês. Nessa parte é preciso alcançar pelo menos 25% de acertos. É necessário obter, ainda, nota igual ou superior a cinco na redação.

Com relação a prova de redação, essa será a próxima prova a ser corrigida pela banca de Língua Portuguesa da ESA. A correção das folhas deve acontecer de 22 de setembro a 6 de outubro. O resultado parcial do Exame Intelectual está previsto para cinco dias após.

O concurso da ESA visa preencher 1.100 vagas para os cursos de formação e graduação de sargentos, no ano de 2020/2021, nas áreas Geral, Aviação, Música e Saúde. Ela é destinada a candidatos de ambos os sexos que tenham o nível médio completo, além de idade entre 17 e 24 anos para as áreas Geral e Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. 

Comentários