Concurso ESA convoca candidatos para as provas do domingo, 4

A Escola de Sargento das Armas do Exército aplicará provas no dia 4 de agosto e os candidatos já podem conferis os locais.

Já estão disponíveis para consulta dos candidatos os locais das provas objetivas do concurso ESA. A primeira etapa de seleção para a Escola de Sargento das Armas do Exército será realizada no dia 4 de agosto, domingo, para milhares de concorrentes.

Quem garantiu presença no concurso da ESA já pode acessar o site da Escola de Sargento das Armas, na parte destinada ao concurso de admissão para imprimir o seu cartão. O documento está disponibilizado na página do candidato e o acesso é individual.

A ESA descreve em seu portal que será obrigatório apresentar o cartão de confirmação de inscrição (CCI) impresso para conseguir realizar o exame. Além disso, é preciso levar documento de identificação oficial, original e com foto.

Para as demais instruções, o candidato deverá acessar o edital, que pede o comparecimento com antecedência e munido com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

ESA convoca todos os inscritos para as provas objetivas  (Foto: Divulgação)
ESA convoca todos os inscritos para as provas objetivas
(Foto: Divulgação)

Exame terá até seis partes. Confira!

Com caráter eliminatório a classificatório, a prova objetiva do concurso ESA será aplicada no dia 4 de agosto, com várias questões. A divisão será em cinco partes para Área Geral/Aviação e seis partes para Área Música e da Saúde, com valor de zero a dez pontos.

  • 1ª parte - Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte - Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
  • 3ª parte - Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte - Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
  • 5ª parte - Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte - Prova de Português (questão única discursiva/redação).

As avaliações serão aplicadas em várias localidades, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Manaus, entre outras Guarnições de Exame e Organizações Militares Sedes de Exames (OMSE).

Para ser aprovado, o candidato deverá alcançar, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, menos na parte de Inglês, onde será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos. É preciso obter, ainda, nota igual ou superior a cinco na redação.

O concurso da ESA reuniu 118.615 inscrições para as três áreas. A maior procura foi para área Geral/Aviação, sendo 85.587 homens e 22.335 mulheres. Para Música, foram 2.654 inscritos para o público masculino e 535 no feminino. Já na Saúde, a maior demanda se inverteu, foram 7.504 mulheres e 1.748 homens.

edital do concurso da ESA foi divulgado em fevereiro. O documento trouxe 1.100 vagas para os cursos de formação e graduação de sargentos, no ano de 2020/2021, nas áreas Geral, Aviação, Música e Saúde.

As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos. Para concorrer, é necessário ter o preciso ter nível médio, idade entre 17 e 24 anos para as áreas Geral e Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde.  



Comentários