Concurso ESA: 3 dicas práticas de estudo de Inglês para iniciantes

A convite da FOLHA DIRIGIDA, a professora Aline Souza, do curso Bizu ESA, listou três dicas essenciais de estudo para o concurso ESA.

Pela primeira vez o concurso para a Escola de Sargentos das Armas (ESA) cobrará conteúdos da disciplina de Inglês na prova objetiva. Para ajudar na preparação dos candidatos, a professora Aline Souza, do curso Bizu ESA, listou três dicas práticas  de estudos aos concorrentes. Confira!

A professora explicou que o curso de formação de sargentos passou a ser reconhecido pelo MEC com o status de ensino superior. Por conta disso, o Inglês passou a ser cobrado no exame e as demais disciplinas terão um nível de exigência mais elevado.

“Apesar de não termos provas anteriores como referência, podemos nos basear na primeira vez em que a prova da Espcex cobrou inglês. O que podemos esperar deste novo formato da prova da ESA são questões interpretativas. Dificilmente cairão questões de gramática”, indicou.

Quem não tem familiaridade com a disciplina pode ficar tranquilo. Segundo a professora Aline, o conteúdo exigido é bem básico e é possível aprendê-lo até a data da prova. Para garantir um bom desempenho, é importante os candidatos começarem os estudos o quanto antes. Para ficar mais fácil a preparação, Aline separou três passos:

  1. Entenda a dinâmica da formação das frases em inglês. A vantagem é que a prova cobra poucos tempos verbais, os mais simples;
  2. Estude os diferentes tipos de pronomes, os adjetivos e os substantivos. Aqui é importante dar atenção à aquisição de vocabulário que não acontece de uma hora para a outra. Busque listas com as palavras mais usadas no inglês e aprenda a separá-las dentro dessas categorias. É aqui também que você deverá aprender a combinar os quantificadores com os substantivos no singular e plural;
  3. O objetivo dos passos anteriores é levar o candidato a desenvolver a habilidade de interpretar textos. Comece com pequenos textos ou fragmentos de textos. 

A professora reforçou, ainda, que os concorrentes devem investir em revisões para garantir a fixação do conteúdo. “Não tem outro jeito de aprender a interpretar: tem que praticar bastante. Neste ponto, você tem a oportunidade de ampliar vocabulário focando na separação entre os sentidos figurado (conotativo) e literal das palavras (denotativo)”, aconselhou.

⇒ Concurso ESA: confira nove passos para passar na prova de Inglês!

A professora Aline Souza aproveitou para deixar uma mensagem aos candidatos do concurso ESA.

“Não se desespere, pois ainda resta um longo tempo até a data da prova. Faça um cronograma de estudos e, com um bom acompanhamento, é perfeitamente possível ir bem na prova começando a estudar hoje”.

Veja também:

Candidatos farão prova no início de agosto

As provas objetivas do concurso estão marcadas para o dia 4 de agosto. A avaliação dos que concorrem à Área Geral/Aviação será composta por cinco partes, enquanto para Área de Música e Saúde serão seis. Confira a distribuição:

  • 1ª parte - Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte - Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
  • 3ª parte - Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte - Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
  • 5ª parte - Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte - Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Você sabe estudar para concursos públicos por questões? Aprenda!

Serão considerados aprovados os que obtiverem, no mínimo, 50% de acertos do total de questões em cada parte da prova. A regra não se aplica à prova de Inglês, nessa será preciso alcançar 25% de acerto. Na redação, serão aprovados os que obtiverem nota igual ou superior a cinco.

Segundo professora, candidatos terão tempo de se preparar para
prova de Inglês até a data da prova (Foto: ESA)

Concurso ESA oferta 1.100 vagas

O concurso oferece 1.100 vagas para os cursos de formação e graduação de sargentos. As oportunidades foram divididas da seguinte forma:

→ 910 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação);
→ 100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação); 
→ 60 para os candidatos da área de Saúde;
→ 40 para área música.

Em 2019, o soldo inicial da carreira é de R$3.825. A remuneração pode chegar a  R$5.049, contando o adicional militar e adicional de especialização. Os valores poderão sofrer reajustes para 2020 e 2021.



Comentários