Como se dar bem na redação do concurso ESA? Veja último vídeo da série!

Confira série de dicas em vídeo para a prova de redação do concurso ESA 2019. Inscrições para a seleção ainda estão abertas.

*Matéria atualizada em 22/03/2019, às 10h30

Vai fazer o concurso ESA? Já pensou que a prova de redação pode ser o diferencial para sua aprovação? Pois saiba que sim! Conhecido como um dos concursos militares mais concorridos, a classificação na ESA 2019 pode ser decidida por milésimos e a nota da redação utilizada como desempate. 

Por isso, se sair bem nesta parte também é fundamental. Para te ajudar, FOLHA DIRIGIDA preparou uma série de dicas, em vídeo, com a professora Vivian Barros. A seguir, você ficará por dentro de tudo sobre a redação!

O terceiro vídeo da série já está disponível. 

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


Confira a seguir o cronograma:

Tema Data O que aborda

Vídeo 1: como será a redação? 

08/03/2019  Confira análise do edital na parte discursiva. Vivian Barros fala das características da redação, trazendo o que você produzirá na prova e, portanto, orientando como deve se preparar.
Vídeo 2: qual deve ser a estrutura do texto? 

15/03/2019

Neste vídeo saiba informações técnicas, fundamentais para elaborar uma boa redação. Qual tipo de letra utilizar? Como estruturar o meu texto? As respostas para a redação da ESA estão aqui.
  Vídeo 3: temas possíveis? 22/03/2019 Quem não quer saber o tema da redação do concurso ESA? No último vídeo da série, Vivian Barros traz os assuntos mais cotados de serem cobrados na ESA.


Veja também material para as outras disciplinas: 

Confira os vídeos da série: 

PLAYLIST

Reprodução automática

Notícias

Redação concurso ESA: saiba como será avaliação

Duração: 00:15:22

6630 exibições

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


 Concurso ESA 2019: veja os critérios de avaliação

Além de se preparar bem, saber os critérios de avaliação do concurso ESA também é muito importante. Na parte de redação, especificamente, serão avaliados os aspectos referente a: 

  •  interpretação, reflexão, não tangenciamento, desvio ou fuga parcial do tema;
  • estrutura dissertativa com introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • características de texto de relato (recorrência ou predominância de verbos no pretérito);
  • utilização da norma culta da língua;
  • construção de períodos gramaticalmente íntegros, coesos, coerentes e claros; 
  • estética do texto (título, caligrafia, margens e limpeza).

É preciso ainda estar atento as regras do edital. Na realização da redação, por exemplo, o candidato deverá utilizar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Em caso de utilização de caneta de outra cor ou lápis, a redação não será corrigida e será atribuída a pontuação zero nessa parte da prova.

Confira a pontuação atribuída
nas provas de redação do concurso ESA dos últimos anos

Critérios de avaliação ESA

A prova discursiva da Escola de Sargentos das Armas será realizada junto com a prova objetiva e está marcada para o dia 4 de agosto. Ao todo, a seleção oferece 1.100 vagas, para candidatos de ambos os sexos (dependendo da área), que tenham o nível médio. 

Se você ainda não fez sua inscrição, aproveite que o período segue até o dia 20 de março, pelo site da escola. E não deixe de acompanhar essa série de dicas especiais!

Acesse curso preparatório para o concurso ESA 

Comentários