Você tem dificuldade de estudar para concursos?

É difícil não encontrarmos alguém que relata não ter dificuldade de estudar para concursos. Saiba o que você deve fazer sobre isso.

Qual é a sua maior dificuldade de estudar? Você costuma sentar e ficar logo cansado ou sem saber muito bem o que está lendo / acabou de ler? Costuma sempre deixar para amanhã um estudo mais aprofundado, ou a resolução daquela bateria de questões? 

É, se o seu cenário é este e você ainda assim quer passar em concurso público, existe um problema a ser resolvido imediatamente. Um hábito que você já deve eliminar da sua vida de concurseiro é o “deixar para amanhã”.

Não empurre com a barriga a sua preparação, ou você também estará empurrando a sua aprovação. E sabemos que quanto mais rápido ela vier, melhor, certo?

Outro ponto que você deve desenvolver é a paciência. Tenha foco e controle dos seus objetivos e sua rotina, para atingir o que você deseja. Dificilmente uma aprovação pode vir rápido, em seis meses, por exemplo. É preciso ter dedicação.

Se você está se perguntando o porquê não consegue estudar para concursos públicos, as dicas a seguir devem ser lidas com carinho e atenção.

Pare de procrastinarPare de procrastinar seus estudos

Segundo o psicanalista e psicomotricista relacional, além de coach e professor de concursos, Marcelino Viana, um hábito terrível das pessoas é deixar tudo para amanhã. Pode ser desde a academia (que você sempre vai ‘começar amanhã’), até a dieta ou mesmo a sua preparação para concursos.

Observe que deixar para amanhã os seus estudos só vai deixar para amanhã também a sua vaga. Só que esse amanhã estará um pouco mais distante… Por isso, Marcelino Viana é enfático:

“Faça hoje, não deixe nada para amanhã.”

O psicanalista alerta que estudantes de concurso público precisam ter senso de urgência. O cansaço e sentimentos negativos que surgirem ao longo do dia e tirarem sua vontade de estudar, devem ser colocados de lado. E isso vale também para os seus planos pessoais.

“É o estudo, a matéria, o conteúdo, tudo o que você deixa para amanhã. Isso vai prejudicar bastante a sua produtividade e, diariamente, essa será uma briga”, alerta o professor.

Não perca seu focoNão perca o foco no seu concurso

As atividades cotidianas podem acabar tirando seu foco. Pode ser um encontro tentador com os amigos ou a estreia daquela temporada nova de um seriado. Ou mesmo o estresse do trabalho que tira a sua vontade de chegar em casa e estudar para o concurso.

Se você perde o foco e a energia, efetivamente nada vai acontecer. Portanto, o que é definido para hoje, deve ser feito hoje e não deixado para amanhã, orienta Marcelino Viana. Você deve seguir firme nas suas metas.

“Se você sentir que a mente começa a ficar pesada, trave essa briga com você mesmo e não deixe para amanhã.”

Tenha paciênciaSe estiver sem paciência, nem comece

Marcelino Viana destaca mais um ponto: “sem paciência, nem comece”. O psicanalista explica que as pessoas costumam querer tudo muito rápido, diante do cenário imediatista que vivemos. 

Então é comum que você que está estudando para um concurso público queira a sua aprovação na mesma hora. Mas, o aluno precisa entender que esse é um processo de mudança de vida. 

Ser aprovado em um concurso público pode ser a virada de chave que você tanto almeja na vida. Por isso é preciso trabalhar com metas de médio e longo prazo, realistas, para não causar frustração e, consequentemente, desistência.

Por isso Marcelino diz que se você não tem paciência e acredita que tudo será muito rápido, é melhor nem começar a estudar. Isso porque as tendências a frustrações são muito grandes. 

“A paciência vai te ajudar a controlar a ansiedade, a vivenciar as frustrações e a canalizar tudo isso de uma forma que você esteja mais conectado com sentimentos positivos.”

Aprenda com os errosAprenda com seus erros e não persista neles

É importante cultivar a paciência, pois a falta dela pode desencadear uma série de fatores que pode prejudicar o seu momento. E certamente vão. Marcelino diz que é importante ter autocontrole e ter paciência para seguir firme. 

E, se depois disso tudo você decidiu que vai entrar nesse universo de concurso público, parabéns! Estamos tentando sempre reunir as dicas que você precisa para conseguir chegar lá.

Agora planeje as suas metas, realize suas atividades básicas e viva cada momento. No primeiro erro, não desista! Na verdade, você só não deve persistir no mesmo erro. A cada um você terá uma chance de aprender.

E se você aprende, você avança. E se avança, cresce. E assim vai até chegar ao seu objetivo final: a posse. Por isso, não pense na dificuldade de estudar. Supere-a!

Comentários