Folha Dirigida Entrar Assine

Você sabe como escolher a sua área em concurso?

Professor Leonardo Murga traz as principais dicas para você montar o seu planejamento e escolher a sua área de concurso.

Planejamento é o primeiro passo para uma caminhada de sucesso. Você já fez o seu? Escolher a área correta para sua dedicação aumenta consideravelmente a sua chance de aprovação em um concurso público.

É isso que o professor e também auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Leonardo Murga, conversou com a FOLHA DIRIGIDA. 

Qual concurso fazer? Como estudar? Que material usar? São muitas questões, não é mesmo? Mas antes de tudo, vamos voltar um pouco: como escolher a sua área de concurso? Sem que você saiba seu foco, de nada adiantará um planejamento.

Como escolher sua área de concurso?

Pontos para levar em consideração na hora de escolher sua área incluem montar uma lista com aspectos positivos e dificuldades que você encontrará ao optar por determinada carreira. Para isso, vamos fazer uma apanhando geral das principais áreas para ajudar você! Você pode conferir neste e-book e um breve resumo no conteúdo abaixo.

download guia rápido para escolher sua área

Área Jurídica:

Está área concentra os melhores cargos da iniciativa pública, como juiz, membro do ministério público, advocacia pública, defensoria. Contudo, é uma área que exige um aprofundamento forte no conteúdo. Uma dedicação e hábito bem aplicado de estudo são fundamentais para o êxito. 

Área Administrativa: 

É a maior área, mais conhecida e com concursos frequentes. Nesse sentido, a oferta de cargos e vagas é bem maior do que comparado às outras áreas de concurso. Entretanto, possui a maior concorrência por conta de cargos de nível médio e superior em todas as formações. Com isso, passar em um concurso dessa carreira realmente é um dos maiores feitos como concuseiro.

Área de Controle:

Essa área possui poucas vagas e muitas matérias para estudar. Porém, com a grande demanda de matérias, permite mesclar áreas de Administração e Fiscal durante a preparação. Ou seja, você consegue se preparar para concursos de mais de uma carreira ao mesmo tempo.

Área de Alta Gestão:

Com o grau de aprofundamento bem alto, esses cargos possuem ótimas condições. Entretanto, essa área não abre muitos concursos.

Área Segurança: 

Os concursos na área da Segurança são muitos, com muitas vagas e oportunidades de carreira em diversas escolaridades. Contudo, é uma área que exige identificação. Atuar na  Segurança Pública demanda lidar com diferentes situações durante a carreira. Pense nisso antes de escolher um cargo aqui. 

Área Legislativa:

Poucos tem conhecimento dela, mas essa área é voltada para função de atividade fim, como analistas ou técnicos. Uma área com pouca lógica na abertura dos concursos. 

Área Fiscal: 

Você gosta de Matemática? Se sim, está optando por uma boa escolha. A área Fiscal está em constante crescimento, com as crises orçamentárias e a necessidade de uma maior arrecadação por parte do governo, trata-se de uma área com muitas oportunidades pela frente.

Quer saber mais detalhes das áreas de concurso?

Com isso, lembre-se de levar em consideração aquela área que melhor se adapta a sua realidade. Busque o aprofundamento, pesquise a fundo cada área e atente-se a que mais forneça pontos favoráveis para você conseguir a sua aprovação! 



Comentários