Folha Dirigida Entrar Assine

Você sabe a importância da organização nos estudos?

Você sabe a importância de ter organização nos estudos e fazer seu planejamento para concursos? Leonardo Murga explica!

A preparação para concurso é uma tarefa importante como qualquer outra. Por isso, é tão imprescindível ter organização nos estudos. Você sabe o por quê?

Segundo o professor Leonardo Murga, podemos considerar quem é estudante de concursos como uma profissão, é basicamente ser um atleta.

E ele sabe muito bem que essa trajetória não é algo fácil. Leo é especialista em concursos e auditor de controle externo do TC-DF, mas coleciona mais de 10 aprovações em diferentes concursos, como:

  • Administrador do Ministério da Integração Nacional (2º lugar)
  • Técnico de Nível Superior do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2º lugar)
  • Analista Administrativo da ANS (6º lugar); Administrador da Infraero (8º lugar)
  • Auditor de Controle Externo do TCDF (13º lugar)
  • Analista Legislativo do Senado Federal

O professor conta que passou por todas as complicações de um concurseiro iniciante, antes de montar uma técnica de planejamento, e acabou precisando se deparar com algumas reprovações.

Se você perdeu a transmissão ao vivo com o jornalista Gustavo Portela e o professor Leonardo Murga é só assistir abaixo! 



O Planejamento de estudo

O professor levou três anos e 10 meses para passar no TC-DF. Entretanto, esse tempo poderia ter sido bem menor se ele tivesse decidido com precisão a sua área de interesse de fato.

Leo descobriu que o planejamento era fundamental quando percebia que todo o seu esforço de estudo não resultava no seu objetivo de aprovação.

Ele parou para analisar qual concurso teria mais afinidade com suas habilidades em potencial. Ou seja, qual era o concurso que de fato ele se daria bem na hora de estudar as disciplinas.

Esse ponto já seria um grande aspecto favorável para conseguir chegar no seu objetivo.

Mesmo assim, antes de aplicar para concurso do TC-DF, Leo determinou seu foco na área Legislativa, que não possui uma frequência tão grande de abertura de concursos, e o que também dificultaria o alcance de seu objetivo.

Um ponto levantado pelo Leo, é que muitos concurseiros não conhecem a administração pública, ou seja, a área dos concursos públicos. É fundamental que todo estudante realize essa pesquisa prévia para saber quais cargos você pode direcionar os seus esforços de estudo.

Então, se você está vendo pouco resultado nos seus estudos, escolha uma área para focar todos os seus esforços!

Iniciando os estudos

O ambiente influencia muito na sua performance. Se você tem dificuldade de concentração, talvez o problema possa ser o local que você está usando para estudar.

O professor Leo Murga, por exemplo, não conseguia estudar em casa. Ele até brinca que em casa até a geladeira "conversava" com ele. 

Para realizar os seus estudos com foco total, ele se deslocava para uma biblioteca pública. Um ambiente tranquilo, com mais pessoas estudando por perto dele, o motivavam a ter o a concentração de que precisava. 

Claro, que, cada caso é um caso. Você deve fazer a análise do que pode atrapalhar o seu desempenho e performance na hora do estudo. Evite o celular, procure um local propício com o material adequado. 

Participe do Grupo de Desafios com Leonardo Murga

Como separar as matérias

Forme um compilado das matérias de seus cargos de interesse. Atualmente, muitos concursos cobram as matérias de forma multidisciplinar. Dessa forma, você deve elaborar um equilíbrio nas disciplinas, não focando em apenas uma. 

Confeccione um ciclo de matérias. Leonardo Murga diz que, na sua época de estudo, tinha o hábito de fazer ciclos de até três matérias, rodando as três no seu planejamento para perceber o avanço no edital.

Profissionalizar os estudos

Mensuração dos resultados. Evite a falsa sensação de aprendizado com exercícios muito próximos do momento de estudo. Uma boa performance dessa forma pode enganar o que realmente você conseguiu assimilar e reter de conteúdo.

O Grupo de Desafios – Planejamento de Estudos

Serão 21 dias e 21 desafios para ajudar você com a sua trajetória, em um grupo exclusivo com o Leonardo Murga e a FOLHA DIRIGIDA. Quer saber como funciona?

►Você aprenderá a decidir o seu foco:

Você está estudando para um concurso e uma área ou está fazendo todas as provas que abrem inscrições, sem muito foco? No Grupo, o Leo Murga vai te ensinar a escolher seu objetivo para se preparar da melhor maneira.

►Você aprenderá técnicas de estudo:

No Grupo, você aprenderá técnicas de estudo para concursos que poderá experimentar e decidir quais são as melhores para você.

►Você aprenderá a ter organização:

Você costuma adiar seus estudos por conta de imprevistos? Aprenda como você pode organizar sua rotina e evitar essas interrupções.

►Você poderá tirar suas dúvidas com o Leonardo Murga:

Durante os 21 dias, abriremos o grupo para você perguntar tudo o que quiser sobre sua preparação para concursos à equipe da FOLHA DIRIGIDA e ao professor Leonardo Murga.

►Você aprenderá a fazer um planejamento eficiente na prática:

O maior objetivo desse grupo é te ensinar, depois dos 21 dias, como fazer seu plano eficiente de preparação para melhorar definitivamente o seu desempenho nos estudos.

O que você está esperando para participar? Entre agora mesmo no grupo!

Grupo de Desafios - Planejamento de Estudos

 

Comentários