TRT6 adota medidas para prevenir a transmissão do coronavírus

Tribunal Regional da 6º Região (TRT-PE) libera servidores para atividades na modalidade de teletrabalho como prevenção ao coronavírus.

O Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região (TRT-PE), que abrange o Estado de Pernambuco, liberou mais servidores para trabalhar em casa. A medida faz parte de uma prevenção diante dos riscos de transmissão do novo coronavírus, causador da COVID-19. 

Por nota emitida na última terça-feira, 10, o tribunal informou que, por decisão do Pleno, as unidades judiciárias e administrativas do TRT-PE estão autorizadas a permitir que servidores realizem suas atividades pela modalidade de teletrabalho acima do limite de 30% da lotação por setor. No entanto, o serviço de atendimento ao público não poderá ser afetado. 

"A medida é tomada sem que haja prejuízo no incremento da produtividade previsto na norma, cabendo a cada gestor assegurar que o percentual da equipe em atividade presencial seja suficiente para a adequada prestação de serviços", informou o Tribunal. 

Mesmo após a decisão de liberar servidores para trabalhar em casa, o TRT-PE ressalta que todas as audiências nas Varas do Trabalho e nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de primeiro e segundo graus, bem como as sessões do Tribunal e das Turmas estão mantidas e não sofrerão qualquer impacto com a medida.

enlightenedConcurso Marinha 2020: sai edital com 143 vagas para o Colégio Naval

O texto divulgado pelo órgão afirma que algumas atividades são incompatíveis com a modalidade de teletrabalho, entre elas, o estágio probatório. No entanto, situações referentes a esses servidores podem ser relativizadas pelo superior hierárquico a partir de requerimento fundamentado, ficando autorizada a avaliação do Núcleo de Saúde do TRT6 sempre que necessário. 

Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região (TRT-PE)
TRT-PE libera servidores para trabalhar em casa como prevenção ao coronavírus
(Foto: Divulgação/TRT6)


Casos de coronavírus em Pernambuco 

De acordo com matéria publicada no site do G1 na última terça-feira, 10, o Estado de Pernambuco registrou entre os dias 25 de fevereiro e 10 de março, 34 notificações para possíveis casos suspeitos de infecção para o vírus Sars-Cov-2, o novo coronavírus. 

Em entrevista coletiva, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 12 ocorrências ainda estão sendo investigadas e as outras 22 foram descartadas. 

enlightenedConforme prometido, CNMP retoma estudos para realização de concurso

No início de março o TRT-PE divulgou um texto com as providências adotadas para proteger as pessoas que transitam em suas unidades da contaminação pelo coronavírus. Entre elas, o início do processo para aquisição de álcool antisséptico para higienização das mãos, que será disponibilizado em dispensers pelos Fóruns e setores administrativos. 

Além disso, orientou a equipe de limpeza sobre reforçar os cuidados com botões de elevadores, corrimãos, maçanetas, salas de audiência, Centros de Conciliações/Cejusc e outros locais de grande circulação. 

Segundo o TRT6, as medidas estão alinhadas ao protocolo da SES que, por sua vez, segue orientações do Ministério da Saúde. 

enlightenedConcurso IBGE 2020: inscrições abertas para 208 mil vagas

Confira algumas medidas preventivas para evitar a transmissão ou a contaminação do coronavírus: 

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos;
  • Se não houver água e sabonete na ocasião, higienize as mãos com álcool 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
  • Evite contato próximo com pessoas doentes;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados; e
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.
     

Assinatura FD