Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Sem previsão de concurso, TCU acumula 349 cargos vagos

Sem previsão de concurso, TCU acumula 349 cargos vagos

O Tribunal de Contas da União ainda não tem previsão de quando realizará seu próximo concurso. Atualmente há 349 cargos vagos.

A expectativa por um novo concurso para o Tribunal de Contas da União (TCU) é alta. Especialmente após a aprovação do Orçamento Federal de 2019. que prevê 20 vagas para provimento. Até o momento, entretanto, não há previsão de quando a seleção será anunciada. Segundo o departamento de Comunicação do tribunal, o TCU depende de disponibilidade financeira para realizar o concurso.

Ainda de acordo com o setor, o TCU tenta manter a produtividade e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Para isso, o órgão investe na reestruturação de secretarias, além de otimizar o trabalho dos servidores.

Atualmente existem 349 cargos vagos no TCU, sendo 190 de técnicos e 159 de analistas. No caso dos cargos de nível superior há vagas nas seguintes especialidades: Apoio Técnico e Administrativo (1), Controle Externo (145), Enfermagem (1), Tecnologia da Informação (8), Medicina (3) e Nutrição (1).

Para técnicos as vacâncias se concentram em todas as áreas: Controle Externo (56), Técnica Administrativa (110), Técnica Operacional (21), Tecnologia da Informação (1) e Enfermagem (2). Para auxiliar não há cargos vagos. Os dados estão disponíveis no Portal de Transparência do TCU.

Sede do TCU
Órgão acumula 349 cargos vagos (Foto: TCU)

Concurso de auditor já perdeu a validade

O último concurso para o TCU foi realizado em 2015. A seleção ofertou 42 vagas de técnico e 66 de auditor. Para técnico a exigência era o nível médio, com ganhos de R$8.723,10. Já o cargo de auditor exigia nível superior e remuneração de R$14.863,40.

O concurso foi organizado pelo Cebraspe. Os candidatos foram submetidos à realização de provas objetiva e discursiva. A prova objetiva foi dividida da seguinte forma para candidatos aos cargos de técnico e auditor:

Técnico

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Noções de Informática e Atualidades
  • Conhecimentos Específicos: Direito Administrativo, Execução Orçamentária e Financeira, Controle Externo e Noções de Administração

Auditor

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Analítico, Matemática Financeira, Noções de Estatística, Controle Externo, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Auditoria Governamental e Análise de Informações
  • Auditoria Governamental (Conhecimentos Específicos): Noções de Economia do Setor Público e da Regulação, Contabilidade e Administração Financeira e Orçamentária
  • Auditoria de Tecnologia da Informação (Conhecimentos Específicos): Gestão, Governança de TI e Engenharia de Software, Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura de TI, Segurança da Informação e Fiscalização de Contratos de Tecnologia da Informação

A validade do concurso para auditor era de seis meses, prorrogável por igual período. O prazo terminou em 2017. Já a seleção para técnicos tem validade de dois anos e foi prorrogada até dezembro de 2019.

Os 13 passos de um concurso público. Entenda! 




Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações