Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

São Paulo teve 3.195 vagas para concurso autorizadas em setembro

São Paulo teve 3.195 vagas para concurso autorizadas em setembro

O Estado de São Paulo teve 3.195 vagas autorizados somente no mês de setembro. Secretarias de Educação, Saúde, PM e MP-SP estão na lista.

O último mês foi de boas notícias para os concurseiros do Estado de São Paulo. Somente em setembro, a região teve oito concursos autorizados, que somados oferecerão, pelo menos, 3.195 vagas. A previsão, no entanto, é de que este quantitativo aumente, já que algumas das seleções ainda não tiveram suas vagas reveladas. 

Estão na lista de órgãos e autarquias a Defensoria Pública, a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Saúde, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paulo Souza e a Polícia Militar. 

⇒E-book: "10 dicas para passar em concursos"

As vagas, por sua vez, são distribuídas entre funções como professor, defensor,  auxiliar técnico de educação, médico, agente técnico de assistência à saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, oficial de saúde,  coordenador pedagógico, auxiliar de docente, trabalhador braçal e reparador geral e aluno-oficial, entre outros.  

Os cargos contemplam dos níveis fundamental ao superior. Confira o quantitativo por concurso:

Concursos Quantidade de vagas
Defensoria Pública (DPE-SP)  ainda não informado
Auxiliar técnico de educação (SME-SP) 1.109
Unidades de Gestão Assistencial diversos cargos (Saúde) 42
Coordenador pedagógico (SME-SP) 628
Professor e auxiliar (Ceeteps) 827
Trabalhador braçal e reparador geral (Ceeteps) 399
Aluno-oficial (PM-SP) 190
Promotor (MP-SP) ainda não informado

Concurso DPE-SP

Para a Defensoria Pública a autorização foi publicada em 25 de setembro. Todas as vagas serão para o cargo de defensor, que tem exigência de nível superior em Direito e, no mínimo, três anos de prática jurídica. A Defensoria já iniciou os preparativos para a publicação do novo edital.

Concurso SME-SP

No caso da Secretaria Municipal de Educação, há duas autorizações de concurso. A primeira delas foi em 22 de setembro, para o cargo de auxiliar técnico de educação, com a quantidade mais expressiva de vagas. São 1.109 oportunidades e, para se candidatar,  é preciso o nível médio.

O outro concurso teve aval um pouco depois. No dia 28 de setembro, foi publicada a autorização para 628 de vagas, no cargo de coordenador pedagógico, da classe dos gestores educacionais. 

Concurso para Saúde

A área de saúde também foi contemplada com novas vagas por concurso e provimento de aprovados. Foi publicado o despacho do governador com 288 oportunidades nas Unidades de Gestão Assistencial. No caso do concurso público, foram autorizadas 42 vagas, sendo cinco para a unidade I – Hospital Heliópolis e as outras 37 para a unidade II – Hospital Ipiranga.  Os cargos são variados.

Já as demais 246 vagas serão providas por candidatos aprovados em concursos anteriores que ainda estão em validade. Incluem, além dos hospitais de Heliópolis e Ipiranga, o Hospital Regional de Osasco “Dr. Vivaldo Martins Simões”. 

Concursos em São Paulo (Foto: Divulgação/ Governo SP)
Concurso em São Paulo são autorizados para mais de 3 mil vagas
(Foto: Divulgação/ Governo do Estado)

Concursos Ceeteps-SP

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paulo Souza (Ceeteps-SP) foi outro que recebeu aval para dois concursos. Serão 827 vagas para uma das seleções, nos cargos de professor e auxiliar.  A outra autorização foi para 399 oportunidades, todas para área operacional de suporte (trabalhador braçal e reparador geral).

Concurso Polícia Militar

Quase fechando o mês, quem teve um novo concurso liberado foi a Polícia Militar. Neste, serão 190 oportunidades no cargo de aluno-oficial. O despacho com a autorização foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira, 28 de setembro.

A seleção será para o Curso de Formação de Oficiais – CFO para provimento em 2020. A previsão é de que todas as etapas sejam realizadas no próximo ano. 

Concurso Ministério Público

O concurso do ministério público vem como um bônus nessa lista, pois foi anunciado em setembro, mas o aval do conselho de procuradores só saiu na quinta-feira, 4. As vagas serão para promotor, porém o quntitativo ainda não foi informado. Para a carreira, é preciso ter graduação em Direito e três anos de atividade jurídica. 

Brasil tem 21 mil vagas em concursos este mês 

Segundo mapeamento recente do site Gran Cursos Online, especializado em educação e capacitação para concursos públicos, o Brasil tem aproximadamente 21 mil vagas em aberto, com salários de até R$ 23 mil. São 205 concursos com edital publicado em todas as regiões do país. 

O destaque vai para o concurso da Advocacia Geral da União, que teve edital no dia 2 de outubro. A oferta  da AGU é de 100 vagas, para os cargos de  administrador, analista técnico administrativo, arquivista, bibliotecário, contador, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social. As inscrições estão abertas e são recebidas pelo site do Idecan, organizador. 

Além deste, saiu edital para o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais, com 30 vagas para a categoria de médico e psicólogo. Também para a Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina, classe inicial da carreira de procurador do estado, e para concurso MP-PE, com 23 vagas.

No caso do Ministério Público, a seleção está sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas e tem 13 vagas para o cargo de técnico ministerial e dez vagas para analista ministerial.

Guia Indispensável de Estudos para Concursos

Qual a melhor hora para estudar para concurso?




Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações