Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Saiba como planejar metas para 2019 nos concursos

Saiba como planejar metas para 2019 nos concursos

O professor Marcelino Viana elaborou algumas dicas para concurseiros que estão elaborando suas metas para 2019 para alcançar a aprovação.

Final e início de ano é aquele período em que muitas pessoas começam a repensar suas atitudes e traçar planos para o futuro. Para os concurseiros não é diferente. Nessa época vale reavaliar as estratégias e, principalmente, traçar as metas para 2019. 

Será que seu método de estudos está sendo realmente eficaz? E quanto ao tempo que você se dedica à preparação, é mesmo suficiente? Existe algum aspecto da sua estratégia de estudo que você precisa aprimorar e não consegue?

O professor e psicanalista focado em Aprendizagem, Marcelino Viana, explica como você pode tirar as suas metas do papel

♦ Concursos 2019: um guia completo para você

Ele destacou que o concurseiro deve ter em mente que definir metas é construir um trabalho direcionado ao que se deseja conquistar.

"Em geral, a pessoa quando deseja muito ingressar no serviço público tem um objetivo definido: ou melhorar de vida, ou ajudar os familiares, ou ter uma estabilidade profissional. Então, uma vez que há objetivos traçados, definir metas fará o concurseiro caminhar cada vez mais alinhado na direção do que almeja." 

O segredo para alcançar as metas é um bom planejamento (Foto: Pixabay)
 

O professor chamou a atenção para um fato muito comum nesse período do ano. "Um percentual considerável da população define metas que não consegue cumprir no ano que se inicia."

Para evitar esse problema, Marcelino Viana ressaltou que é importante definir metas possíveis. Além disso, essas definições devem respeitar a particularidade de cada indivíduo.  

"Tudo deve que ser definido de acordo com o perfil da pessoa, os seus hábitos e potencialidades, uma soma de variáveis cognitivas, emocionais, físicas, com metas mensuráveis, alcançáveis e desafiadoras. O desafio motiva e, à medida que se cumpre metas menores, pode-se aumentar o desafio com metas maiores. A união de pequenas ações realizadas com sucesso pode levar a pessoa a uma conquista gigantesca", disse.

Como definir sua meta?

Para explicar melhor essa questão, Viana usou dois exemplos comparando a situação de um concurseiro a de uma pessoa que decide, repentinamente, mudar seus hábitos relacionados à saúde.

"Um exemplo básico é uma pessoa que não está bem de saúde e nunca praticou atividades físicas dizer que, de repente, vai cuidar da saúde, privar-se de todos os maus hábitos de anos e ainda se tornar um atleta. Nessa condição é importante que a pessoa defina os hábitos que não podem continuar, tentar criar um novo sistema de ações com acompanhamento de um profissional, iniciar atividades físicas depois de alguns exames e, também, com orientação médica, tudo dentro dos limites físicos iniciais para que a mente possa se acomodar a novos e saudáveis hábitos."

No caso do concurseiro, o psicanalista explica que o estudante deve levar em consideração o concurso que deseja passar, a área de concentração, quantas horas de estudos estava acostumado a cumprir e os bons hábitos que precisa potencializar, por exemplo. 

"Uma pessoa que nunca teve o hábito de estudar diariamente não pode agora dizer que estudará 10 horas por dia, porque ela não vai conseguir, a não ser que esteja fora da curva, uma exceção."

Como se autoavaliar?

Mas você deve estar se perguntando: 'afinal, o que devo levar consideração na hora de traçar minhas metas para 2019 e cumpri-las'?

O primeiro passo é a autoavaliação. O professor Marcelino Viana indicou que, neste momento, o concurseiro se faça um único questionamento: "o que tenho feito ao longo dos anos que não me agregou valor na busca de meus objetivos?"

Segundo Viana, uma lista gigante de atitudes começa a aparecer a partir dessa pergunta, mas a campeã é a procrastinação. Ou seja, deixar para amanhã o que poderia ser feito hoje.

"A procrastinação vem associada a uma quantidade não muito pequena de desculpas que a pessoa dá a si mesma para ter a leve sensação de que não está cometendo uma falha."

Marcelino recomenda que o candidato a concurso tente não se contagiar com influências externas, como amigos que tentam tirar do foco para uma festa, por exemplo. Com o tempo, o estudante de concurso deve também eliminar comportamentos negativos e assumir com clareza o que realmente se deseja.

Marcelino Viana é professor e coach,
psicanalista e psicomotricista relacional

O grande objetivo de um concurseiro é a aprovação, mas ela vem associada a pequenas metas que serão cumpridas ao longo do percurso, como destacou Viana.

4 lições para aumentar a produtividade nos estudos

Para definir esses objetivos menores, o professor indicou que cada um avalie seu próprio perfil e defina em qual fase está: é um concurseiro em fase inicial, intermediária ou avançada? 

"Isso diz muito dos objetivos que entrarão no planejamento e o nível de privação na busca dessas metas. Um exemplo, que tentamos ainda com os concurseiros em fase inicial, é associar um pouco mais de lazer ao tempo de estudo até que ele mesmo sinta que precisa estudar mais e um novo hábito será incluído no planejamento: aumentar as quantidade de horas de estudo."

Cuidados com o corpo e a mente também são importantes

O psicicanalista explica que é essencial o descanso entre ciclos de estudos exaustivos. Outros hábitos saudáveis são manter uma boa alimentação, fazer atividade física e estar com as pessoas que se ama.

Marcelino Viana reforçou que a qualidade de vida deve fazer parte das metas. É importante encaixar entre a rotina de estudos, os cuidados com o corpo e a mente.

"Quando falamos em privação no percurso, falamos de prazeres imediatos: as noitadas em festas, excesso de bebidas alcoólicas e assim por diante. Agora tudo aquilo que for interessante para melhorar a energia e manter o propósito em busca de se cumprir as metas e alcançar os objetivos fará parte do planejamento e será prioridade na construção da rotina de estudos do concurseiro", alertou.

♦ Você tem dificuldade de estudar para concursos?

Outro ponto importante para o crescimento do concurseiro é saber lidar com as frustrações.

Nesses casos, quando algo saiu fora do planejado, a dica do professor é: "se não deu certo desta vez, mas você está cumprindo as metas traçadas e seguindo o plano, utiliza a situação como aprendizado, reavalia e continua".

Se não deu certo desta vez e você não se está seguindo o plano, reorganize-se, passe a cumprir suas metas, seguindo seu plano e continue. Desistir aqui não é uma opção. E não tenha medo.

Como construir um planejamento das metas para 2019?

Agora você já está pronto para tirar suas metas para 2019 do papel e começar a sua real preparação para concursos públicos? Então salve essas dicas do professor e siga à risca!

 Defina o que é negociável no seu dia a dia (Horas fixas de trabalho, de forma geral, não são negociáveis, se a pessoa trabalha e ainda estuda para concursos).

 Defina suas horas de estudo.

 Faça uma análise dos hábitos que deverão sair da rotina e os que deverão entrar.

 Estabeleça o planejamento correto sem comprometer a qualidade de vida física e emocional.

 Procure uma mentoria de estudos que possa levá-lo a um outro patamar de organização, planejamento, cumprimento das metas, com constância e consistência.

Marcelino Viana apresenta o quadro Treine sua Mente, aqui na FOLHA DIRIGIDA. Toda terça-feira você confere um novo vídeo, com dicas para ter conhecimento, muita concentração e domínio próprio. 



PLAYLIST

Reprodução automática

Notícias

Treine Sua Mente estreia! Como fazer o autoconhecimento?

Duração: 00:08:21

3806 exibições

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

Notícias

Negociação em concursos públicos. Entenda!

Duração: 00:07:47

1976 exibições

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR



Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações