Como otimizar o tempo de estudo para concursos? Descubra!

O especialista Denis Bonfim, do Verticalizado App, fala sobre a importância de controlar os estudos para concursos e dá orientações.

O que mudaria na sua preparação para concursos públicos se tivesse mais tempo de estudos? Imaginou? Pois acredite, é possível ter mais horas de dedicação a esta tarefa. Basta otimizar o seu tempo.

Mas como fazer isso? Denis Bonfim, criador do Verticalizado App, explica que há vários passos, mas o primeiro é um planejamento eficaz e de acordo com a realidade do candidato. “Ter a noção exata do que já estudou e das suas próprias dificuldades podem otimizar os estudos”, disse.

Para isso, o concurseiro deve definir quais são suas prioridades, dando maior atenção às disciplinas em que se tem mais dificuldade.

“São elas que vão fazer você chegar competitivo para as próximas fases do concurso. O concorrente não deve deixar totalmente de lado as matérias que tem mais proficiência, contudo a carga horária deve ser menor”, indicou.

A estratégia também deve ser adotada por aqueles que dispõem de pouco tempo para estudar.  Segundo Denis, a tática é satisfatória, pois as chances de ganho real são maiores quando o candidato se dedica às matérias mais difíceis para ele.

enlightened Exemplo: Na matéria A você tem 20% de acerto e na matéria B você tem 80%. É mais fácil você ganhar 40 a 50% na matéria A do que passar de 80% para 100% na matéria B. Ou seja, seu ganho real é muito maior estudando as matérias que você não domina tanto.

Pessoa estudando
Organizar rotina é importante no estudo para concursos (Foto: Pixabay)

Concurseiros devem ter metas bem definidas

Denis Bonfim
Denis Bonfim (Foto: Arquivo Pessoal)

O planejamento deve se estender às outras áreas da vida do candidato, que, apesar de não estarem diretamente atreladas aos estudos, podem impactar na sua performance.

Denis explica, que para conciliar estudos para concurso, trabalho, faculdade, entre outras tarefas, é preciso ter metas bem definidas.

“Quantos momentos bons nós, concurseiros, perdemos por estarmos estudando? Será que o tempo que estamos dedicando ao estudo está sendo realmente proveitoso? Se não levarmos a sério e tratar a vida de concurseiro como um trabalho, todo o esforço e momentos perdidos serão em vão. Portanto, devemos dar o nosso melhor no período que temos, sem deixar de lado as coisas essenciais da vida”, refletiu.

Tendo isso em mente, o concurseiro deve se organizar para criar uma rotina eficiente de estudos. De acordo com o especialista, isso só se torna possível quando se tem uma vida organizada.

“O concurseiro deve traçar metas plausíveis e aumentar as horas de estudo gradativamente. Deixando o sábado e domingo para eventuais revisões e reposições da carga horária que ficou de lado por algum imprevisto”, recomendou.

Mantenha uma rotina organizada

Verticalizado App ajuda quem estuda para concursos (Reprodução: Verticalizado App)
Reprodução: Verticalizado App

Otimização de tempo de estudos está relacionado à organização desse período a ser dedicado à preparação.

Ou seja, saber exatamente o que vai ser estudado e quando. Isso ajuda a evitar a desagradável situação de ser surpreendido com um tópico na prova que nunca tinha estudado anteriormente. 

“Isso ocorre por algumas razões. Às vezes, o concurseiro não teve tempo de estudar o edital todo porque começou a estudar com edital aberto. Às vezes, já estuda há um tempo, mas acaba se perdendo em tanto material e deixa de estudar tópicos importantes”, explicou Denis.

Por isso, é fundamental que o concurseiro desenvolva técnicas para que ele possa ter uma real noção do que estudou ou não. Em longo prazo, os que conseguem mensurar isso acabam tendo vantagens sobre os demais, pois não perderam tempo com algo já estudado.

Uma boa estratégia é ter um 'planner' ou agenda para anotar as principais tarefas para cada dia. Dessa forma, não é preciso “gastar” sua memória tentando lembrar do que já estudou ou qual conteúdo pretende analisar naquele dia.

Outra recomendação é tentar mensurar seu rendimento em cada disciplina estudada. A ideia é avaliar em quais conteúdos os estudos estão mais avançados e tentar manter um equilíbrio entre eles, para garantir que 100% do edital será estudado em tempo hábil.

Para fazer essa mensuração de forma correta, o candidato pode utilizar ferramentas especializadas para essa função, como o Verticalizado App. Por meio do aplicativo o usuário pode controlar seu progresso nos estudos para concurso e otimizar seu tempo de preparação.

O aplicativo é gratuito e conta com mais de 450 editais cadastrados. O app está disponível nas versões Android e IOS.

Comentários