Folha Dirigida Entrar Assine

Planejamento e técnicas de estudo foram temas da palestra de Lucas Salvetti

Após o intervalo para o almoço, o normal é que bata um cansaço e aquele sono típico da tarde. Mas não neste sábado, não no Coaching Day! A primeira palestra da tarde é a de Lucas Salvetti.

Após o intervalo para o almoço, o normal é que bata um cansaço e aquele sono típico da tarde. Mas não neste sábado, não no Coaching Day! A primeira palestra da tarde é a de Lucas Salvetti. Sua palestra veio num momento importante para os concurseiros de plantão: "Esqueça a fila, ela não existe!". O que isso significa? Ele explica!
 
Lucas começou contando sua história. Ele é professor de Auditoria há seis anos, coordenador pedagógico do Exponencial Concursos e formado em Administração de Empresas desde 2008. O primeiro concurso público que prestou foi para o Banco do Brasil aos 18 anos, para o qual foi aprovado na primeira convocação em 11° lugar. Mais tarde passou nos concursos para auditor fiscal de Tributos Estaduais de Rondônia (41° lugar) e auditor fiscal do Estado do Rio de Janeiro (19°). Para ele, uma coisa é simples: "Tem que ter fome pra passar pra concurso!".

Dicas rápidas do coach

Por ter estudado para dois concursos ao mesmo tempo, o coach tem dicas valiosas para que os candidatos possam se preparar melhor para concursos. Primeiramente, é muito importante definir para qual área você vai estudar, mas não se esqueça: "O objetivo é ser aprovado e não ser doutor em Direito penal, doutor em Direito Civil. Um concurso, depois que você faz a prova, tem que esquecer".

"Precisei revisar meu planejamento, enquadrar o que queria e mudar o meu foco." 

Outra dica dada por Lucas é sobre o planejamento de estudos, no qual ter foco definido é essencial. O especialista conta que procrastinar não é uma boa ideia para quem quer ser nomeado em um concurso. "A procrastinação do perfeccionista faz com que não se saia da inércia. O mercado muda, a oferta de concurso muda e você não pode ficar parado", revela.
 

Técnicas de estudo

A frase "Esqueça a fila, ela não existe!" fala sobre a crença de algumas pessoas em achar que persistência é a única solução para passar em concursos públicos. "Se você quer passar num concurso público, você vai ter que transformar dados em informação e informação em conhecimento. Matérias diferentes exigem técnicas diferentes."
 
As técnicas são muitas, mas não existe uma perfeita. A mais eficiente é aquela que você consegue implementar com eficiência. O coach listou duas: grifar e destacar palavras e a esquematização. Mas para que dê certo, você precisa extrair os conhecimentos e aplicá-los na prática.
 

Grifar e destacar palavras:

Um texto onde se destaca as palavras e expressões principais as chances de entender e lembrar são maiores. No estude, utilize esta técnica para memorizar conteúdos. "É algo tão simples e que faz diferença durante o tempo de preparação. Toda vez que se tem uma memória visual, você tem mais facilidade de lembrar na hora da prova."
Resultado: de 141, 23 palavras grifadas: 16% = 6 vezes mais rápido de lembrar

Esquematização:

Diferente de mapa mental, a esquematização está ligada à construção de esboços sobre determinada matéria. Quando se faz um esquema completo, é importante estruturar as informações de um jeito simples de ser lembrada. "Para gastar menos tempo possível em alcançar o objetivo é preciso organização."
Resultado: de 141 palavras, 17 (37 no esquema): 12% = 8 vezes mais rápido de lembrar

Dois participantes fizeram suas perguntas a Lucas, que podem ser a dúvida também de muitos concurseiros. Confira as respostas:
 
Usar folha de fichário colorida atrapalha? Sim! Para ele, tudo que concorre a atencao é prejudicial. O processo de leitura é dificultado. Se estamos falando de eficiencia, é preciso eliminar toda concorrencia para leitura.
Terceirização: vale a pena continuar estudando? Lucas diz que a Constituição Federal prevê concursos públicos. No ponto de vista de Lucas, não é algo que possa preocupar os concurseiros no momento. 
 
O Coaching Day acontece neste sábado, no Auditório da FOLHA DIRIGIDA, no Rio de Janeiro. Acompanhe a cobertura real aqui, na FOLHA DIRIGIDA Online, e nas nossas redes sociais!

Comentários