Folha Dirigida Entrar Assine

O que fazer quando não consegue estudar para concursos?

O que fazer quando não consegue estudar? Manter foco e motivação é algo difícil, sabemos. Nesse conteúdo você saberá como seguir em frente!

Começar uma preparação para concurso público não é algo que se inicia e termina em um curto período de tempo. Normalmente é um trabalho desenvolvido a médio e longo prazo.
Então, o que fazer quando não consegue estudar? Manter foco e motivação é algo difícil quando os resultados não são os esperados. Mas um fato é importante: não desista!

Antes de se tornar auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal, o professor Leonardo Murga passou por situações que você, provavelmente, pode estar passando.

Por isso, ele fala sobre um ponto fundamental que vai te ajudar a manter-se no caminho e a ter motivação para continuar estudando para os concursos. 

⇒ Você sabe como não desistir de estudar?

O início da jornada de concurseiro

Leo Murga começou os estudos por volta de 2010 e passou por muitas coisas nesse caminho até a aprovação.  Houve aqueles momentos de querer chutar tudo para o alto, mas o importante foi persistir.

“Valeu a pena e eu faria absolutamente tudo de novo”, garante o professor.

Talvez você esteja em uma fase que não está mais aguentando ler e reler a Constituição Federal, as doutrinas, fazer exercícios e tudo mais. 

E ainda privar-se dos momentos de lazer e com a família para ter essa dedicação. Uma dica para continuar nesse caminho é lembrar do porquê você começou a estudar.

Professor Leonardo Murga é auditor do TC-DF
Leonardo Murga é auditor do
TC-DF (Foto: Divulgação)

Questionar-se faz parte do processo

Se você estiver nesse contexto, Leonardo Murga explica que devemos nos questionar sobre o seguinte ponto: o que trouxe você para o concurso público? O que o motivou a começar a sua preparação?

⇒ Foi a remuneração?
⇒ Foi a estabilidade?
⇒ Foi o sonho de exercer uma função pública?

Quando você identificar a resposta do que levou você a esse mundo dos concursos públicos, utilize ela, pois servirá para manter você firme nesse caminho.

O Leo estudou durante três anos e 10 meses até conquistar a aprovação que ele desejava, no local que ele almejava. Nesse percurso teve mudança de foco, estresse e muita ansiedade. 

Ele afirma que não foi uma jornada nada fácil ou divertida, muito pelo contrário. Mas, o resultado chegou como esperado: a classificação para um cargo público.

Chegou a hora da aprovação 

Leonardo Murga também ressalta que faria tudo de novo, pois passar por tudo que ele passou valeu muito a pena. Leo conta que, logo após alcançar e atravessar a “porta da aprovação”, vocês perceberão como tudo isso a transformação que é essa jornada de concurseiro e que é muito gratificante.

E como superar os desafios do concurso público? O auditor de controle externo explica que depois desse processo de transformação, é nítido que um planejamento eficiente faz toda a diferença.

⇒ Como voltar a estudar para concursos?

Porém, antes de pensar em planejamento, você deve dar aquele passo para trás. É importante que se tenha a consciência da área escolhida para desenvolver o planejamento.

Lembre-se, toda área tem seus pontos positivos e negativos. Esses aspectos são ponderados desde a remuneração, número de inscritos, afinidade com a matéria cobrada e que você atenda aos requisitos exigidos pelo concurso.

Um novo Grupo de Desafios - Planejamento de Estudos está vindo aí! Quer ser avisado em primeira mão?

Quero entrar na lista de interessados!

Algumas áreas tem concursos recorrentes, principalmente em áreas Administrativa e Policial. Você deve estar sempre atento e mantendo as disciplinas básicas firmes e em dia nos estudos.

Tendo em vista o conhecimento sobre as principais matérias para estudar, você pode iniciar o seu planejamento. Uma das melhores formas de acompanhar o seu rendimento é com uma planilha de estudos.

Veja as dicas do Leo, ele tem muito o que ensinar por conta de toda a sua experiência nesse mundo dos concursos públicos. 





Comentários