Alongamento no estudo para concursos: entenda os benefícios

Alongamento para estudar para concurso público. Você conhece essa técnica? A professora Cíntia dos Anjos separou uma lista para você!

Para garantirem a aprovação no concurso dos sonhos as pessoas costumam ficar horas e horas sentadas se dedicando aos estudos. Mas, você sabia que tirar alguns minutos de alongamento para concurseiro traz benefícios para o corpo e para mente, ajudando nos estudos para concursos?

Foto da professora Cíntia
Professora Cíntia dos Anjos

FOLHA DIRIGIDA, com o auxílio da professora de Educação Física, Cíntia Machado dos Anjos, separou uma lista de alongamentos práticos que podem ser feitos em casa para relaxar a tensão do dia a dia.

"Quando alongamos, a mente se concentra em cada movimento que fazemos. Você aprende a se conhecer melhor e desenvolve a sua consciência corporal", explicou a professora.

Os alongamentos também ajudam a diminuir as tensões musculares, melhoram o retorno venoso e a oxigenação cerebral e previnem a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), entre outros benefícios. As atividades são ideais para quem passa muito tempo sentado, como o tradicional concurseiro.

"Qualquer pessoa em qualquer idade pode praticar alongamentos, pois são fáceis e leves, não exigem alta performance para executar e tão pouco habilidades específicas. Eles se adaptam às individualidades de cada pessoa."

Cíntia dos Anjos aproveitou para fazer um alerta: "Se você adquiriu algum problema de saúde recentemente ou foi submetido a uma cirurgia, consulte um médico ou especialista antes de iniciar alongamentos ou qualquer tipo de atividade física", ponderou.

• Alimentação para concursos: como seus hábitos alimentares interferem na sua preparação 

Alongamento para quem fica muito tempo no computador 

Imagem de alongamento
Alongamento ajuda no estudo para concurso (Foto: Reprodução)

Mãos:

1- Estique e separe os dedos, mantenha-os estendidos por 12 segundos.
2 - A seguir, dobre as falanges dos dedos nas articulações e mantenha novamente por 12 segundos.
3 - Estique todos os dedos e faça com cada dedo separadamente movimentos de tocar piano,repita essa sequência 2 vezes.

Benefícios: melhora a flexibilidade das articulações das mãos e punhos.

 

Antebraços e Punhos:

1- Estenda os braços a sua frente, dobre os punhos e aponte os dedos para cima. Permaneça por 12 segundos. 
2- Em seguida, dobre os punhos apontando os dedos para baixo. Permaneça por 12 segundos.
3- Estenda os braços a frente. Devagar, faça giros com os punhos alternadamente no sentido horário e anti-horário.
4- Junte as mãos na altura do peito (como se fosse orar/rezar ou fazer uma prece) mova as mãos para baixo, permaneça com as palmas unidas, cotovelos paralelos e erguidos  durante 10 segundos.
5 - Partindo do alongamento anterior, ainda com as mãos unidas  a frente do corpo e dedos apontados para cima,dobre apenas as falanges(os dedos) para um lado e para o outro alternando suavemente para cada lado. Repita  10 vezes.
6- Para finalizar essa parte, posicione os braços ao longo do corpo e relaxado, faça movimentos de abrir e fechar as mãos,devagar. Repita 10 vezes.

Benefícios: alonga a parte anterior e posterior do antebraço e articulações dos punhos.

 

Alongamentos para tronco: região lombar, musculatura das costas e ombros

1- Entrelace os dedos e estenda os braços a frente do corpo, com as palmas das mãos voltadas para fora. Mantenha por 15 segundos.  
2 - Em seguida,olhando para frente, sem forçar a cervical (pescoço) eleve os braços acima da cabeça, com dedos entrelaçados e palmas das mãos para fora. Permaneça por 12 segundos.
3 -  Com os braços ainda estendidos acima da cabeça, segure o dorso da mão esquerda com a direita e puxe o braço inclinando levemente o corpo para direita. Mantenha por 12 segundos. Repita o movimento com a outra mão para o lado oposto.

 

Ativando membros inferiores: Lombar, glúteos e pernas

1- Cruze a perna direita sobre a esquerda, tornozelo apoiado um pouco acima do joelho ,fazendo o número 4 (sentado). Em seguida, incline o tronco a frente (o máximo que conseguir) braços e cervical relaxados e respiração suave. Permaneça por 12 segundos. Repita o mesmo movimento com a perna esquerda sobre a direita. 

Benefícios: ativa "área piriforme" nos glúteos. É muito importante ativar  e fortalecer  essa área, principalmente aquelas pessoas que ficam muito tempo sentadas.

 

Cervical e respiração

1- Gire a cabeça para o lado direito e olhe acima do ombro, permaneça por 12 segundos.Faça o mesmo para o lado esquerdo.
2- Em seguida, encoste o queixo no peito, mantenha por 10 segundos, após,olhe para o teto com o maxilar relaxado e boca levemente e permaneça mais 10 segundos.
3- Faça movimentos  circulares com o pescoço,3 giros completos para direita e esquerda.
4 - Feche os olhos e  com a ponta dos dedos suavemente massageie a região dos olhos,passando bem de leve a ponta dos dedos sobre eles.Mantenha a respiração suave e ritmada, inspirando e soltando o ar pelo nariz.
5- Após,com as mãos em forma de concha,cubra os olhos sem tocar neles, dedos apoiados na direção do nariz, continue com os olhos abertos piscando normalmente,apoie os cotovelos na mesa ou bancada, cervical relaxada e coluna apoiada no encosto da cadeira. Apague a luz se puder e fique no mínimo 3 minutos. Faça várias vezes durante o período de estudos ou sempre que sentir os olhos cansados.

Benefícios: este exercício faz parte do Método Bates. Promove relaxamento dos nervos sensoriais, alivia a tensão física e mental.

Por fim, Cíntia, que também atua no meio corporativo trabalhando com atividades como alongamentos, ginástica laboral clássica e variações ,quick massage, dinâmicas, entre outras atividades, deixou uma mensagem aos concurseiros: "Cuide do seu corpo, mente e emoções antes de qualquer coisa! #menteecorposaos".

Comentários