Folha Dirigida Entrar Assine

Conheça a "jornada de uma pessoa organizada" na aprovação de 14 concursos

Alexandre Bento, coach renomado que já auxiliou na aprovação de centenas de candidatos por meio de suas palestras que unem simplicidade e praticidade, foi o segundo palestrante do dia que esteve presente no coaching day da FOLHA DIRIGIDA.

Alexandre Bento, renomado coach que já treinou centenas de candidatos por meio de suas palestras que unem simplicidade e praticidade, foi o segundo palestrante presente no coaching day da FOLHA DIRIGIDA. Com foco em planejamento estratégico, Bento apresentou diversos mecanismos para auxiliar na aprovação dos concurseiros, contando também sobre sua própria trajetória de sucesso, premiada com 14 aprovações em concursos de alta concorrência. Hoje analista da Agência Nacional de Aviação Civil, o coach disse que sempre teve problemas com a procrastinação e que, para superá-la, teve que iniciar uma jornada, que mantém até os dias de hoje: a "'jornada de uma pessoa organizada."
 
 

Metodologias 

Durante sua palestra, o coach apresentou diversos planejamentos estratégicos para os concurseiros presentes. Em cada uma delas, a questão do equilíbrio, do foco, e do tempo estiveram muito presentes. 
 
Bloco de Tempo 
A primeira estratégia passada por Alexandre foi o chamado Bloco de Tempo, metodologia que consiste na divisão das atribuições por meio de sistematizações do que precisa ser feito. "Faça uma lista diária, a principio bem simples, e cumpra tudo que você se comprometeu a fazer. Sabe por que vocês falham miseravelmente? Porque vocês querem agir com a força da vontade. Agora quero entrar na academia, agora quero estudar, agora quero passar no concurso. Força de vontade não é algo muito confiável. A questão é o treino! Porque força de vontade passa. Então, a grande sacada é a criação de hábitos."
 
Essencialismo 
Outra estratégia apresentada pelo coach é o "Essencialismo". Essa metodologia diz respeito à energia aplicada em uma meta na obtenção de um resultado, que deve ser sempre a mais simples possível. "Meu grande diferencial é o foco. As pessoas querem ser excepcionais em tudo.. Melhor mãe, melhor estudante, melhor pessoa. Não é assim, tem que ter foco e buscar sempre o essencial!"
 
 
GTD (Getting Things Done)
Outra metodologia apresentada pelo coach foi a chamada Metolodia GTD, que se baseia em cinco passos para alcançar os objetivos. De acordo com o coach Alexandre, a maioria das pessoas procrastina por não saber qual será o próximo passo e pelas distrações que ocasionam a perda do foco na hora dos estudos. "Aconteceu algo? Preciso fazer alguma coisa? Se não, esqueço, se sim, anoto em algum lugar, para que eu não seja interrompido na hora dos estudos com a lembrança desse algo na mente. Cada interrupção que você tenha são 10 minutos perdidos  eu contei!"
 
 
 
Equilíbrio
Uma questão muito centrada durante toda a palestra de Alexandre Bentos foi a importância do equilíbrio, que, de acordo com ele, tem que ser visto como algo indiscutível. "Você não é uma máquina! Não tem como não ter descanso. Estudar todos os dias é tão errado quanto não estudar, porque não tem o chamado "prêmio", que te ajuda a manter motivado. Por isso, tem que ter o balanço entre o lazer e os estudos." Além dessas técnicas, o coach ainda falou sobre a Técnica Pomodoro, que consiste na divisão por intervalos entre estudos e descanso, e da importância do uso da música para "criar um estado mental associado ao prazer."
 

A importância do planejamento

De acordo com Alexandre Bentos, um passo essencial para todo concurseiro que deseja aprovação é o planejamento, que é composto pelas metas, prazos e planos de ação. "É mais simples do que parece. Quando você já sabe quais são seus objetivos e metas, precisa analisar, parar um pouquinho, buscar um auto conhecimento e se planejar. Estipular prazos para suas metas é algo simples, mas muito importante, porque quando você cria prazos, cria-se também um senso de urgência para isso."
 
Mas para que seu planejamento não seja frustrado pelas investidas da procrastinação, é preciso ter atenção. O coach listou várias circunstâncias que levam o concurseiro à procrastinação, como o perfeccionismo, a falta de clareza no próximo passo, a falta de suporte, o medo do fracasso e as tão comuns distrações na hora dos estudos. Sobre essas, o professor comentou sobre o chamado "fomo", que é o medo de ficar por fora, e a "information overload", que é a sobrecarga de informação.
 
"A questão muito presente hoje é a questão do celular. Vocês ficam olhando para ele mesmo que não tenha nada lá, não conseguem parar de ver. Outro problema é que hoje têm informação demais, tem que ser muito seletivo. Vou dar um exemplo: tem gente que fala que para estudar Atualidades tem que ver telejornal. Não é assim! O contúdo tem que ser pontual, para não ter distrações."
 
Livros sugeridos pelo coach Alexandre Bento:
 
"O poder do hábito", de Charles Duhigg e "O Essencialismo", de Gregf McKeown
 

Comentários