Versão nova do site ativada

Concursos Sudeste: FOLHA DIRIGIDA traz relação atualizada

Os concursos Sudeste prometem boas oportunidades no 2º semestre. Somadas, são mais de 23 mil vagas em vários cargos. Veja lista atualizada

29/04/2020 16:00 | Atualizado: 06/08/2020 14:14

29/04/2020 16:00 | Atualizado: 06/08/2020 14:14

O segundo semestre de 2020 promete ser marcado com a retomada das atividades no país após a pandemia. Com isso, vários órgãos devem intensificar os preparativos de seus concursos públicos e divulgar os editais. Uma região que deve ter a maior demanda será a Região Sudeste.

Veja também o que está previsto nas demais regiões:

Concursos Região Sul 2º semestre
Concursos Região Centro-Oeste 2º semestre
Concursos Região Norte 2º semestre
Concursos Região Nordeste 2º semestre


Os concursos sudeste 2ª semestre terão diversas oportunidades, para todos os gostos, em várias áreas. Tem Saúde, Educação, Segurança e outros. Juntos, os quatro estados poderão oferecer 23.389 vagas

Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com mais demanda. No entanto, Minas e Espírito Santo não ficam atrás e proporcionaram ótimas ofertas.

Os destaques do segundo semestre na Região Sudeste serão os concursos das polícias civis e polícias militares do Rio e São Paulo, que estão com preparativos avançados. Muitos dos concursos, inclusive, já tem banca definida.

Tabela de vagas por estado
EstadoVagas
Rio de Janeiro 9.986
São Paulo 9.509
Minas Gerais 1.961
Espírito Santo 1.933


Quer saber mais sobre os concursos da região sudeste? FOLHA DIRIGIDA traz o resumo ATUALIZADO, confira!

Rio de Janeiro

Polícia Civil

O concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro é um dos mais aguardados da Região Sudeste para este ano. Os editais estão previstos para serem divulgados após a pandemia. O concurso PC RJ a princípio teria 864 vagas para auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado.

Após o bloqueio de cargos anunciado pelo governo, porém, a corporação precisará fazer o replanejamento dos editais. A seleção, contudo, está mantida. A dúvida é sobre a previsão dos editais. Há grande expectativa que após a pandemia a seleção volte a esquentar.

Polícia Militar

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro prepara duas seleções. A primeira, o concurso PMERJ para a Saúde, que está na fase de escolha da banca. O edital terá 67 vagas e está em finalização.

A corporação também tem concurso previsto para soldados. O governador Wilson Witzel já anunciou que o edital com 2 mil vagas tem estimativa de sair este ano. A carreira exige o nível médio como requisito de escolaridade.

TCM Rio

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro tem edital previsto para este ano, que deve ficar para o segundo semestre. Isso porque os preparativos do concurso TCM Rio foram suspensos em virtude da pandemia do novo Coronavírus.  Serão 28 vagas para auditor de controle externo (sem especialidade e TI). O Cebraspe poderá ser a banca.

Seap RJ

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro prepara editais de seleção. O concurso Seap RJ será para 93 vagas para contratações temporárias em cargos de nível superior, das áreas de Saúde e Administração. A Consulplan será a organizadora.

Cabo Frio

O concurso Cabo Frio está com os preparativos avançados e deve ficar para o segundo semestre, ou logo após o término da pandemia. Serão 1.114 vagas em várias áreas e a banca será o Ibam.

Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, realizará um novo concurso público e terá os preparativos retomados após a pandemia. Estão previstas 3.256 vagas e a seleção já tem a RBO como banca organizadora definida.

São João de Meriti

Também na Baixada Fluminense, Região Metropolitana, a Prefeitura de São João de Meriti voltará os preparativos do concurso após a pandemia. Estão previstas 288 vagas em vários cargos. A próxima etapa será definir a banca organizadora.

Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, também prepara um novo concurso público. Ainda não há muitas informações, pois o número de vagas e os cargos que serão concorridos estão em fase final de estudos. O edital deve ficar para o segundo semestre.

Concursos segundo semestre 2020

Teresópolis

Também na Região Serrana, a Prefeitura de Teresópolis prepara um novo concurso com oferta de 301 vagas para professores. Esse edital está pronto, mas foi adiado devido ao Coronavírus e deve ficar para o segundo semestre.

Magé

Em novembro, o MP ajuizou uma ação que exige um novo edital de concurso Magé em até seis meses. Até o momento não há novidades dos preparativos, dessa forma, podendo o edital ficar para depois da pandemia, no segundo semestre.

Nilópolis

Na Baixada Fluminense, a Prefeitura de Nilópolis prepara um novo edital de concurso. A banca estava prevista para ser anunciada em março, mas ainda não foi definida. Quatro empresas estão na disputa e a previsão é de 527 vagas em vários cargos.

Mendes

A Prefeitura de Mendes também está com preparativos bem avançados. O Instituto Nacional de Concurso Público (INCP) já foi definido como o organizador e o edital deve ser divulgado após a pandemia. A oferta será de 316 vagas.

PGE RJ

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro tem preparativos para realizar um novo concurso PGE RJ para níveis médio e superior. O edital estava previsto para este semestre, mas sem previsão, pode atrasar e ficar para os próximos meses. As carreiras são técnico e analista.

Câmara de Porto Real

A Câmara de Porto Real  prepara um novo concurso público. A banca organizadora já foi definida e será o Instituto IBDO. Estão previstas 22 vagas mais cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade.

Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa tem previsão de realizar um novo concurso público com oferta de 1.081 vagas, quantitativo esse que depende de disponibilidade orçamentária. A banca organizadora será o Instituto Acesso.

(Foto: Divulgação)
Polícia Civil do Rio de Janeiro prepara editais para oferta de 864 vagas
(Foto: Divulgação)

São Paulo

Polícia Militar

A Polícia Militar do Estado de São Paulo recebeu autorização do governador João Doria para realizar mais de um concurso PM SP. A oferta total é de 5.605 vagas em vários cargos, entre eles soldado e tenente, com chances na área da saúde.

Polícia Civil

O concurso da Polícia Civil do Estado de São Paulo também poderá ter edital no segundo semestre. Os preparativos foram mantidos mesmo em meio ao Coronavírus. Estão previstas 2.939 vagas para delegado, investigador, médico legista e escrivão

MP SP

Com histórico de muitos editais nos últimos anos, o Ministério Público paulista deve realizar um novo concurso MP SP em 2020. Está prevista e já autorizada uma nova seleção para promotor de Justiça substituto, de nível superior. A expectativa é de 157 vagas.

Além desse, o Ministério Público ainda prepara edital para agente de promotoria, com três vagas mais cadastro de reserva. A demanda é para graduados, de nível superior.

Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo poderá abrir ainda este ano um novo concurso com oferta de 570 vagas. O projeto de lei que prevê a nova seleção teve avanços na Câmara dos Vereadores. A previsão é preencher chances nos níveis médio e superior.

Sorocaba

Um novo concurso para a Educação de Sorocaba, em São Paulo, poderá ser realizado no segundo semestre. Isso porque foi anunciado o edital para 2020, mas ainda não há previsão.

Os cargos anunciados foram diretor, vice-diretor, orientador pedagógico, supervisor de ensino, secretário de escola, professor de Educação Básica (PEB) I, professor de Educação Básica (PEB) II na disciplina de Educação Física, auxiliar administrativo, auxiliar de educação e inspetor de alunos.

Araçoiaba da Serra

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra também anunciou novo concurso em 2019, no último mês do ano. De lá para cá, a administração segue com os preparativos, mas ainda não divulgou previsões. As taxas estão definida, bem como a banca, que será a Publiconsult Assessoria e Consultoria Pública

Câmara de Campos do Jordão

O concurso Campos do Jordão SP já tem banca organizadora escolhida e será a GL Consultoria. Ainda não há cargos e vagas definidos. O edital pode sair no segundo semestre, mas ainda não tem prazo.

SAP SP

O concurso SAP SP com 109 vagas chegou a ter o extrato do edital divulgado, mas não teve o documento publicado na íntegra. O órgão espera definir a banca para poder tocar a seleção, que terá oferta para a área da Saúde e Operacional.

CRP

O Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo prepara um novo concurso e pode ter edital no segundo semestre. A banca já foi definida e será o Instituto Quadrix. O concurso CRP SP será para o nível médio.

Jahu

A Prefeitura de Jahu, em São Paulo, prepara um novo concurso público com oferta de 34 vagas. Os cargos já estão confirmados e serão de nível médio e superior. A banca será a Consalter & Camargo Assessoria e Consultoria

Macaubal 

A Prefeitura de Macaubal, também em São Paulo, prepara um concurso com oferta de 126 vagas em diversos cargos. A escolha da banca está em andamento e o edital pode sair no segundo semestre.

Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto, em São Paulo, já definiu a Fundação Vunesp como banca de seu próximo concurso. Os cargos serão agente de combate às endemias, auxiliar de farmacêutico, biólogo, contador, especialista em ciências ambientais, médico clínico geral, técnico em laboratório de Análises Clínicas e engenheiro de segurança do trabalho.

Minas Gerais

Três Corações

A Prefeitura de Três Corações teve concurso anunciado, mas ainda não publicou seu edital. Não há previsão, mas com a pandemia do Coronavírus, os preparativos podem ter sido paralisados e talvez sejam retomados ainda este ano. A oferta deverá ser de 96 vagas.

Câmara de Sete Lagoas

A Câmara de Sete Lagoas anunciou concurso no final de 2019 e está com preparativos em andamento. Ainda não há previsão de edital, mas pode ser que saia no segundo semestre. Também não foram definidos cargos e vagas que serão oferecidos.

Guarda de Betim 

A Guarda Municipal de Betim, em Minas, prepara um novo concurso público para o cargo de guarda civil. O IBGP venceu a licitação e será o organizador da seleção. Serão ofertadas até 120 vagas.

Bombeiros

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) confirmou à FOLHA DIRIGIDA a previsão de realizar um novo concurso Bombeiros MG para o cargo de soldado. A previsão é de 500 vagas.

Belo Horizonte

Um novo concurso Belo Horizonte está previsto para 2020 e pode ser divulgado no segundo semestre. A RBO foi definida como organizadora e a seleção terá 558 vagas para a Saúde.

Belo Horizonte também tem concurso previsto para a Educação, cuja oferta será de 213 vagas. A comissão já foi formada e a escolha da banca está em andamento, com o Cebraspe como cotado.

Core

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais de Minas Gerais realizará um novo concurso Core MG e poderá ter edital em 2020, no segundo semestre. A banca será o Iuds, que não divulgou quantitativo de vagas, mas informa que serão cinco cargos ofertados.

Tapira

O concurso Tapira prevê uma oferta de 89 vagas em diversos cargos dos níveis médio/técnico e superior. A atual fase é a de escolha da banca e o edital pode sair no segundo semestre.

Matipó

O novo concurso Matipó MG será para uma oferta de 286 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. A MB Gestão Pública já foi contratada como banca.

Monte Carmelo

A Prefeitura de Monte Carmelo, em Minas Gerais, se prepara para realizar um novo concurso público com oferta inicial de 99 vagas mais cadastro de reserva. A demanda será em cargos de todos os níveis de escolaridade.

Espírito Santo

Guarapari

Na região capixaba, um novo concurso Guarapari ES é esperado para este ano. A oferta será de 75 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. O INCP é a banca mais cotada para organizar a seleção.

Barra de São Francisco

O concurso Barra de São Francisco ES para 158 vagas já tem banca organizadora definida, que será o Ibade. Os cargos ainda não foram confirmados.

iNova Capixaba 

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNova Capixaba) se prepara para realizar um novo concurso este ano. A oferta será de 1.700 vagas e o primeiro edital deve ser divulgado logo após a pandemia.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Noticiário

Especial - Noticiário

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação