Concursos Rio de Janeiro: confira os editais previstos em prefeituras

Somente no Estado do Rio de Janeiro, mais de 20 editais estão previstos e devem ser publicados em breve em diversas prefeituras. Confira!

O desejo de viver novas experiências e deixar o agito da capital um pouco de lado é uma oportunidade também para quem sonha com um cargo público. E com os concursos do Rio de Janeiro não tem sido diferente. Atualmente, diversas prefeituras do estado confirmaram novos editais. 

Desta forma, quem deseja se tornar um servidor pode encontrar oportunidades tanto perto quanto longe da capital. Com salários atrativos e oportunidades de crescimento, estas seleções têm atraído cada vez mais candidatos.

Para ajudar quem busca essa oportunidade, FOLHA DIRIGIDA preparou um guia com os principais concursos previstos nas prefeituras do Estado Rio de Janeiro. São mais de 20 editais já confirmados. Confira!

16 municípios do Rio têm concursos previstos

Angra dos Reis

Atualmente Angra dos Reis realiza concurso com 228 vagas mais formação para cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. No entanto, no dia 5 de novembro, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o prefeito Fernando Jordão confirmou uma nova seleção.

Segundo ele, o próximo edital do concurso Angra dos Reis-RJ será para a área da Saúde, contemplando cargos como médico, psiquiatra, psicólogo, entre outros.

"A ideia é realizar o concurso este ano ainda, senão no ano que vem. Nós estamos estudando as vagas, os cargos, e devemos em breve começar o processo", disse o prefeito. 

Areal

Assim como Angra dos Reis, a Prefeitura de Areal também realiza um concurso que conta com 120 vagas mais cadastro de reserva, em cargos dos níveis fundamental e superior, além do magistério. No entanto, um segundo edital já está confirmado

A confirmação foi dada à FOLHA DIRIGIDA, em outubro, pelo secretário de governo, Marcos André Lima Nogueira. Segundo ele, o edital deve ser publicado em breve, com provas no final de janeiro ou em fevereiro de 2020.

A previsão é que sejam oferecidas as vagas divulgadas no projeto básico e que não foram publicadas no primeiro edital

Como o projeto tinha a previsão de 340 vagas e somente 120 foram abertas, o próximo concurso Areal-RJ deve oferecer 220 oportunidades. Confira aqui os cargos previstas!

Barra do Piraí

Este ano, a Prefeitura de Barra do Piraí-RJ ofereceu 250 vagas mais cadastro de reserva, em diversos cargos. No entanto, a cidade tem uma nova seleção confirmada. Em setembro, o presidente da Câmara Municipal, Luis Roberto Coutinho, confirmou um novo edital.

Segundo o presidente, a realização do concurso da Câmara de Barra do Piraí-RJ é um compromisso com o Ministério Público. Por conta disso, a intenção é que o edital seja lançado ainda este ano. A seleção contará com vagas para diversos cargos, que ainda não foram revelados, assim como seus salários.

Búzios

O concurso Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, também está previsto. Em julho deste ano, em conversa com FOLHA DIRIGIDA, o secretário de Administração, Messias Carvalho da Silva, falou sobre os preparativos para a nova seleção e a chamada dos aprovados de 2012

De acordo com o secretário, a prefeitura quer publicar um novo edital ainda em 2019 para as carreiras que não foram contempladas no último concurso ou que já tiveram o cadastro de reserva esgotado.

Isso, contudo, ainda depende de uma série de trâmites internos. Por isso, todas as medidas administrativas necessárias estão sendo encaminhadas para que essa previsão se concretize.

Cabo Frio

Ainda na Região dos Lagos e bem pertinho de Búzios, o município de Cabo Frio também tem concurso previsto. Segundo o sindicato dos profissionais da Educação, em reunião com o subsecretário de Gestão de Ensino, Alan Figueiredo Marques, o edital está previsto para este ano.

Por meio de nota, o sindicato informou ainda que, para a Educação, deverão ser oferecidas vagas somente para docentes. Inicialmente, o projeto básico previa também oportunidades para auxiliares, inspetores, cuidadores e supervisores, no entanto, a prefeitura ainda não se manifestou a respeito.

Em junho deste ano a reportagem da FOLHA DIRIGIDA teve acesso ao projeto básico do concurso para a Prefeitura de Cabo Frio-RJ. No documento, estavam previstas 1.114 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.

No início de setembro a Secretaria Municipal de Educação (Seme) havia informado que o concurso ocorreria no próximo ano. Até o momento, contudo, a Assessoria de Comunicação não esclareceu se a previsão era referente à publicação do edital ou à aplicação das provas.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Cachoeiras de Macacu

A Prefeitura de Cachoeiras de Macacu tem um novo concurso previsto para 2020. O município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado, que prevê a reestruturação administrativa e de pessoal.

De acordo com o TAC, a prefeitura terá que contratar, até 29 de novembro, uma entidade para realizar o levantamento das vagas e analisar o estatuto dos servidores públicos.

A apresentação dos resultados desses estudos tem prazo até 28 de fevereiro de 2020. Deste modo, o edital de abertura será divulgado somente no próximo ano. A reestruturação do quadro deverá priorizar a Procuradoria do Município.

Campos dos Goytacazes

Um novo concurso Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, está previsto. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, em outubro, o setor de Comunicação da Secretaria de Educação confirmou as recentes declarações do secretário da pasta, Brand Arenari, sobre a futura seleção.

Segundo a secretaria, o concurso Campos dos Goytacazes está confirmado, mas a equipe ainda realiza um levantamento sobre quantas vagas serão oferecidas e para quais cargos e áreas. Ainda de acordo com a pasta, não há uma data definida para a divulgação do edital.

Conceição de Macabu

O município de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, também tem concurso público previsto. O processo de escolha da banca organizadora já foi concluído. O nome da empresa deverá ser divulgado nos próximos dias.

O projeto básico do concurso já foi divulgado e traz o número de vagas e cargos. Para a Prefeitura serão oferecidas 284 oportunidades. Somando as vagas para a Câmara Municipal e o Instituto de Previdência serão 292 vagas.

Para o quadro da Câmara Municipal estão previstas cinco vagas, nos cargos de auxiliar legislativo e auxiliar de serviços gerais. Já para o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais (Ipascon) serão três oportunidades para auxiliar administrativo, servente e agente administrativo.

As demais 284 vagas são para a Prefeitura de Conceição de Macabu e contemplam todos os níveis de escolaridade, nas áreas de Saúde, Educação, Administrativa e outras. Confira aqui a lista completa de cargos!

Itaperuna

Diferente das demais seleções, o concurso Itaperuna será retomado, após ter sido suspenso em agosto. Em um comunicado, em setembro, o Instituto Consulplan, organizador da seleção, informou que o processo seletivo será reaberto, com uma nova distribuição de vagas.

Com 374 vagas temporárias, a seleção chegou a ter mais de 9 mil inscritos. Os candidatos que se inscreveram e efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, mas que não tinham mais o interesse em continuar na seleção, após a suspensão, tiveram direito ao reembolso do valor.

Além da retomada do concurso e da devolução da taxa, a banca informou que dois cargos serão excluídos no novo edital. São eles: agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias, ambos de nível médio.

Maricá

A Prefeitura de Maricá tem dois concursos em andamento. O primeiro conta com 69 vagas para a Defesa Civil, enquanto o segundo oferece 200 oportunidades para a Guarda de Maricá-RJ. Neste último caso, as inscrições seguem abertas até as 12h do dia 12 de novembro, no site da Coseac-UFF, organizadora.

Além das duas seleções, o município tem mais um concurso previsto, na Câmara Municipal. Segundo informações da diretoria da Casa, em agosto, os trâmites para elaboração do Plano de Cargos, Salários e Carreiras estão em fase final.

A estruturação das carreiras é um dos passos que antecede a publicação do edital. Assim que for concluído, o órgão vai formar uma comissão organizadora e realizar licitação para escolher a banca. 

O número de vagas e cargos que serão contemplados também depende do Plano de Carreiras. A expectativa é que a oferta seja atrativa, tendo em vista que não há concurso público vigente para o Legislativo do município.

Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, tem concurso previsto. Em setembro deste ano, no entanto, o município adiou, por tempo indeterminado, a realização da licitação para a escolha da banca organizadora

A prefeitura informou ainda que anunciará uma nova data para a licitação. Até então, a escolha da banca deverá ocorrer por meio da modalidade de pregão presencial. Segundo Nilópolis, o novo concurso será para provimento de cargos efetivos.

enlightenedPrepare-se para concursos com materiais exclusivos!enlightened

Niterói

Em outubro, a Prefeitura de Niterói concluiu mais uma etapa para a realização do concurso da Fundação Municipal de Saúde. Isso porque, na ocasião, foram divulgados os nomes dos 27 servidores que irão compor a comissão técnica da seleção.

O grupo ficará responsável por acompanhar e fiscalizar todas as etapas do concurso FMS, até sua homologação. A banca organizadora também já está definida e será a Coseac/UFF. A contratação foi anunciada no meado de setembro.

O concurso oferecerá 385 vagas imediatas, para cargos de todos os níveis de escolaridade. Também haverá chances para formação de cadastro de reservas em todas as funções. Confira aqui os cargos previstos!

Nova Iguaçu

Até o dia 6 de novembro, foi possível se inscrever no primeiro concurso PGM Nova Iguaçu para a área de Apoio. No entanto, a Prefeitura, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tem mais dois concursos previstos.

Ao todo, são esperadas mais 1.576 vagas, sendo 1.176 para a área da Educação e 400 para a Guarda Municipal. A comissão organizadora para o concurso da Educação já está formada e trabalha no projeto básico do edital.

Já o concurso da Guarda Municipal foi autorizado em setembro. Ao todo, 400 vagas para guardas municipais estão previstas. Para ingressar na instituição será necessário ter concluído o nível médio, ter pelo menos 18 anos de idade e, no mínimo, CNH na categoria "B".

Paracambi

O concurso da Câmara de Paracambi, no Estado do Rio de Janeiro, está em fase de estudos. A afirmação foi feita pelo presidente da Casa, Dário Braga, em outubro.

Segundo ele, como a Câmara de Paracambi nunca realizou um concurso, no momento estão sendo feitos os estudos para o novo processo. Em julho, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) determinou a realização de uma nova seleção, após constatar uma política abusiva de contratação de comissionados.

Como a Câmara de Paracambi possui 48 servidores, sendo 45 em comissão, para que os trabalhos continuem sendo realizados e a determinação seja cumprida, a Casa Legislativa terá que demitir e preparar uma nova seleção ou concurso público.

Rio das Ostras

A Prefeitura de Rio das Ostras, também na Região dos Lagos, realiza concursos públicos e oferece 822 vagas. Ao todo, são cinco editais, em seleções para o município, a Fundação de Cultura (FROC) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). 

No entanto, além destas seleções, em setembro, a Prefeitura de Rio das Ostras-RJ confirmou que publicará, em breve, mais editais de concurso público. Os cargos a serem contemplados não foram revelados, mas já se sabe que não serão os mesmos que constam nos outros cinco editais.

Além disso, ainda não há uma data definida para que os próximos editais do concurso Rio das Ostras-RJ sejam divulgados. Mas, ao que tudo indica, isso deverá acontecer em breve, já que foi uma opção da prefeitura dividir a publicação em três fases.

A informação foi confirmada, em nota oficial. Segundo a administração, dividir a publicação por "editais específicos tem como objetivo garantir maior transparência e celeridade ao processo."

São Gonçalo

Por fim, o município com o maior número de editais previstos é São Gonçalo. A cidade, a cerca de 27 km da capital (Rio de Janeiro), tem cinco editais previstos, em diversas áreas e instituições. Sendo:

  • Funasg

A Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) está com os preparativos adiantados para realizar seu próximo concurso público. Segundo as últimas informações transmitidas pelo órgão, o processo para escolha de uma banca organizadora já foi iniciado. 

A seleção vai contemplar os níveis médio, médio/técnico e superior, assim como no concurso anterior. As vagas imediatas serão para o quadro médico, nas seguintes especialidades: ginecologista, ortopedista, cardiologista, gastroenterologista, pneumologista, otorrinolaringologista, proctologista, geriatra e mastologista.

  • Educação

O concurso São Gonçalo pode ter um maior número de vagas para a Educação. O pedido foi feito, no dia 29 de outubro, pelo secretário da pasta, Marcelo Azeredo, durante a primeira audiência pública, na Câmara Municipal, para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual.

De acordo com o Marcelo Azeredo, as vagas para professor no concurso São Gonçalo-RJ para a Educação precisam aumentar, já que há um déficit desses servidores no município.

"Vamos ampliar o número de vagas, que esta defasado no município, também com a parceria do governo do estado, com o compartilhamento e depois municipalização das escolas", disse o secretário.

Em setembro, foi formada a nova comissão organizadora. O concurso deverá contar com vagas para as carreiras de professor I e II, inspetor de disciplinas e auxiliar de creche. No entanto, há um projeto em análise para a criação e inclusão do cargo de bibliotecário no próximo edital.

  • Guarda Municipal

Outro concurso muito aguardado é o da Guarda Municipal de São Gonçalo. Em agosto deste ano, o prefeito José Luiz Nanci autorizou os estudos para a nova seleção.

Na ocasião, a prefeitura também informou que a previsão é que o edital seja publicado até o final do ano. No momento, o município trabalha para compor a comissão organizadora, entre outros trâmites administrativos.

  • Câmara Municipal

O concurso da Câmara Municipal de São Gonçalo pode ter edital nos próximos meses. O novo prazo foi dado pelo presidente da Casa Legislativa, Diney Marins, em agosto. Segundo ele, a seleção será realizada neste semestre.

Apesar da confirmação do presidente, até o momento não há informações sobre a comissão que ficará responsável pela seleção, assim como os cargos a serem oferecidos e o início do processo de escolha da banca organizadora. Vale lembrar ainda que o concurso é esperado desde 2018

  • Ipasg

A presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo (Ipasg), Marcelle Cipriani, confirmou um novo concurso para 2020. A declaração foi dada no dia 31 de outubro, durante a última audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual do município.

Na ocasião, a presidente afirmou que, para o ano de 2020, há a necessidade de um novo concurso Ipasg. O motivo: o déficit de servidores no órgão

"Temos poucos servidores para o trabalho e vamos realizar um concurso público para o próximo ano", explicou Marcelle Cipriani.

Comentários