Folha Dirigida Entrar Assine

Governador do Ceará confirma suspensão de concursos e convocações

O governador do Ceará, Camilo Santana, confirmou que irá suspender, temporariamente, novos concursos e convocações de aprovados.

*Matéria atualizada em 28/05/2019, às 13h10

O governador do Ceará, Camilo Santana, confirmou na tarde desta terça-feira, 28, durante transmissão ao vivo, em sua página no Facebook, que novos concursos públicos e convocações estão suspensos temporariamente. Segundo ele, é preciso acompanhar os gastos e a economia brasileira.

"Eu tenho trabalhado com todo o planejamento. Estamos apenas suspendendo os concursos, até o segundo semestre. O estado tem um limite de gastos com pessoal. Até setembro, que já está chegando, vamos aguardar para avaliar o comportamento da economia do Brasil", disse o governador.

O anúncio ocorre um dia após a declaração dada pelo secretário do Planejamento, Mauro Benevides Filho, durante o lançamento do Observatório do Federalismo, na última segunda, 27.

Em resposta à imprensa, após o evento, o secretário afirmou que o Governo do Ceará deverá voltar ao "patamar de gastos previstos". Para isso, os concursos deverão ser suspensos, temporariamente. 

"Nós vamos ter que segurar, como eu disse, concursos, chamamentos e homologações. Feita esta readequação, obviamente nós vamos analisar e conversar com as categorias para, quando for lá em setembro, analisarmos de novo os números", afirmou o secretário. 

Ainda na segunda-feira, 27, o secretário esteve em reunião com o governador Camilo Santana, que encontrou com deputados estaduais da base e outros secretários de estado, no Palácio da Abolição, em Fortaleza-CE.

No encontro, o governador apresentou a situação fiscal do governo e falou sobre os investimentos prioritários que serão realizados ao longo do ano no Ceará. Já o secretário Mauro Filho apresentou a composição de gastos em 2018, e a sequência de execução de 2015 a 2018. 

O secretário aproveitou para falar sobre os investimentos na área de segurança e os concursos realizados, que renderam ao Estado do Ceará 42% dos gastos com pessoal, um limite prudencial. "Muita cautela pela incerteza que beira a economia brasileira. Há perspectiva de redução ainda mais acentuada do Produto Interno Bruto no Brasil”, destacou.

 

Governador Camilo Santana pode suspender concursos temporariamente (Foto: Divulgação)
Governador Camilo Santana pode suspender
concursos temporariamente (Foto: Divulgação)

Confira os concursos que podem ser afetados no Ceará

Desde o fim de 2018, o governador do Ceará, Camilo Santana, tem prometido diversos concursos públicos. Seleções para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Secretaria de Cultura e de Educação foram realizadas. Já outras seguem previstas. 

Com a suspensão de novos concursos públicos e convocações, os aprovados nas seleções do Ematerce, Secult-CE  e Seduc-CE vão precisar aguardar mais um pouco até as primeiras nomeações. 

Já outros concursos para a área de Segurança do estado deverão sofrer com atrasos na publicação do edital, são eles: Perícia Forense do Estado (Pefoce), Polícia Militar e Polícia Civil do Ceará. 

grupo no Telegram

Em fevereiro deste ano, Camilo Santana confirmou que o edital do concurso Pefoce será divulgado em 2019. O concurso para Pefoce foi anunciado, pela primeira vez, em abril de 2018.

Sobre a Polícia Militar, em abril deste ano, o chefe do executivo confirmou o reforço no quadro de policiais durante o seu mandato. "O certo é que contratarei nos próximos quatro anos de governo novos policiais militares para melhorar e ampliar o efetivo", disse ele na ocasião.

Previsto para 2018, após a autorização e confirmação das vagas, o concurso da Polícia Civil do Ceará deverá ter seu edital publicado em 2019. A confirmação do prazo foi passada pelo Gabinete do Governador, em janeiro, à FOLHA DIRIGIDA. 

No que depender do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o edital do concurso Polícia Civil-CE será publicado o mais rápido possível. Foi o que afirmou o representante do estado ao ser questionado por um de seus seguidores no Instagram sobre os concursos previstos terem sido cancelados.

"Claro que não. Sei que a ansiedade é grande, mas o processo para lançar um edital é trabalhoso e estamos empenhados para que aconteça o quanto antes", disse o secretário no íncio de maio.

Confira preparação completa para concursos!
Acesse curso preparatório

Outra seleção que poderá ter seu edital adiado é o da Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme). Na última segunda, 27, o órgão confirmou que realizará um novo concurso público

"O novo concurso visa ao preenchimento de vagas que não tiverem candidatos habilitados e, consequentemente, não formaram cadastro de reserva. A intenção é que o concurso seja realizado ainda este ano", afirmou o setor de Comunicação da Funceme.

Prepare-se para concursos!

Mesmo com a suspensão de novos concursos públicos, até setembro, quem sonha com uma vaga no serviço público não pode desanimar. Confira abaixo algumas dicas para não desistir dos estudos!



Comentários