Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concursos Ceará: governador fala sobre novos editais e convocações

Concursos Ceará: governador fala sobre novos editais e convocações

O governador do Ceará, Camilo Santana, voltou a falar sobre os concursos que estão previstos no estado e o prazo para as convocações.

O governador do Ceará, Camilo Santana, voltou a falar sobre a realização de novos concursos e convocações dos aprovados em seleções já homologadas. Esta é a primeira vez que o chefe do Executivo fala sobre novos editais, após anunciar, em maio deste ano, a suspensão temporária de concursos e chamamentos no estado

Na última sexta-feira, 5, o governador confirmou que realizará os concursos públicos da Polícia Militar e Civil do Ceará. Segundo ele, os novos editais para as corporações serão publicados ainda este ano. 

"Vamos fazer novos concursos, que é importante, da Polícia Militar. Todo ano policiais militares vão pra reserva, então preciso repor esses policiais, vou ter que ter novos policiais. Vou ter que fazer concurso novo para a Polícia Civil. Estamos planejando, tudo depende do momento da economia brasileira", disse o governador.

Sobre os aprovados em concursos já homologados e que aguardam por suas convocações, o governador falou que vai convocar todos os candidatos habilitados, dentro do prazo de validade das seleções. 

"O que eu posso garantir é que todos os concursos que eu fiz, eu vou chamar, tenho quatro anos pra isso. Se o estado consegue arrecadar mais, ele tem capacidade de contratar mais servidores, ampliar os seus serviços. Esse é o nosso objetivo", disse Camilo Santana.

Governador Camilo Santana confirma concursos (Foto: Divulgação)
Governador Camilo Santana confirma concursos
e convocações (Foto: Divulgação)

 

Entenda a suspensão de concursos no Ceará

Em maio deste ano, o governador Camilo Santana confirmou a suspensão temporária de novos concursos públicos e convocações. Na ocasião, ele informou que era preciso acompanhar os gastos e a economia brasileira.

"Eu tenho trabalhado com todo o planejamento. Estamos apenas suspendendo os concursos, até o segundo semestre. O estado tem um limite de gastos com pessoal. Até setembro, que já está chegando, vamos aguardar para avaliar o comportamento da economia do Brasil", disse o governador.

O anúncio do governador ocorreu no dia 28 de maio, um dia após o secretário de Planejamento, Mauro Benevides Filho, afirmar que o Governo do Ceará deveria voltar ao "patamar de gastos previstos". Para isso, os concursos seriam suspensos temporariamente. 

"Nós vamos ter que segurar, como eu disse, concursos, chamamentos e homologações. Feita esta readequação, obviamente nós vamos analisar e conversar com as categorias para, quando for lá em setembro, analisarmos de novo os números", afirmou o secretário. 

Confira os concursos afetados no Ceará

Desde o fim de 2018, o governador do Ceará, Camilo Santana, tem prometido diversos concursos públicos. Seleções para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Secretaria de Cultura e de Educação foram realizadas. Já outras seguem previstas. 

Com a suspensão de novos concursos públicos e convocações, os aprovados nas seleções do EmaterceSecult-CE  e Seduc-CE vão precisar aguardar mais um pouco até as primeiras nomeações. 

Já outros concursos para a área de Segurança do estado deverão sofrer com atrasos na publicação do edital, são eles: Perícia Forense do Estado (Pefoce), Polícia Militar e Polícia Civil do Ceará. 

grupo no Telegram

Em fevereiro deste ano, Camilo Santana confirmou que o edital do concurso Pefoce seria divulgado em 2019. O concurso para Pefoce foi anunciado, pela primeira vez, em abril de 2018.

Sobre a Polícia Militar, em abril deste ano, o chefe do executivo confirmou o reforço no quadro de policiais durante o seu mandato. "O certo é que contratarei nos próximos quatro anos de governo novos policiais militares para melhorar e ampliar o efetivo", disse ele na ocasião.

Previsto para 2018, após a autorização e confirmação das vagas, o concurso da Polícia Civil do Ceará deverá ter seu edital publicado em 2019. A confirmação do prazo foi passada pelo Gabinete do Governador, em janeiro, à FOLHA DIRIGIDA. 

No que depender do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o edital do concurso Polícia Civil-CE será publicado o mais rápido possível. Foi o que afirmou o representante do estado ao ser questionado por um de seus seguidores no Instagram sobre os concursos previstos terem sido cancelados.

"Sei que a ansiedade é grande, mas o processo para lançar um edital é trabalhoso e estamos empenhados para que aconteça o quanto antes", disse o secretário no início de maio.

Confira preparação completa para concursos!
Acesse curso preparatório

Outra seleção que poderá ter seu edital adiado é o da Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme). No dia 28 de junho, o órgão contratou a banca organizadora do seu próximo concurso.

"O novo concurso visa ao preenchimento de vagas que não tiverem candidatos habilitados e, consequentemente, não formaram cadastro de reserva. A intenção é que o concurso seja realizado ainda este ano", afirmou o setor de Comunicação da Funceme.

Prepare-se para concursos!

Com novos concursos previstos, mesmo com a suspensão temporária até setembro, quem sonha com uma vaga no serviço público do Ceará não pode desanimar. Para isso, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas para não deixar os estudos de lado. Confira! 




Comentários