Folha Dirigida Entrar Assine

Concursos 2019: confira editais previstos para área de Educação

Para dar continuidade a lista de concursos públicos para 2019, FOLHA DIRIGIDA separou seleções previstas para a área de Educação.

Matéria atualizada em 28/01/2019, às 13h45

A vida de quem se dedica aos estudos e se prepara para conseguir uma vaga no serviço público não é fácil. Além de lidar com os obstáculos do dia a dia, como trabalho, desafios financeiros, cobranças e até mesmo outros afazeres, o concurseiro ainda se depara com um cenário nem sempre favorável para quem deseja uma vaga na Administração Pública.

Bons tempos, no entanto, sopram a favor para o próximo ano. E para dar continuidade ao guia de concursos para o ano de 2019, FOLHA DIRIGIDA separou todas as seleções para a área de Educação que estão previstas.

Veja também:

Concursos 2019 para o nível superior
Concursos 2019 para a área de Segurança
Guia completo dos principais editais previstos para 2019
Editais da área fiscal vão somar mais de 3 mil vagas
Como iniciar já os estudos para os concursos 2019

ATENÇÃO: esta é uma matéria dinâmica. Será atualizada conforme novos concursos da área de Educação forem confirmados para 2019. Fique atento às novas atualizações na data que aparece no topo do texto.

Concursos de 2019 para a Educação

Ifam
Atualização: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) publicou seus editais no dia 25 de janeiro. São 113 vagas, sendo 49 em cargos técnico-administrativos e 64 para professores. As oportunidades contemplam os níveis médio e superior. As inscrições estarão abertas até 24 de fevereiro no site do Idecan.

♦ Colégio Pedro II
O Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, começa a planejar o seu próximo concurso. De acordo com o diretor de Administração Funcional do Colégio Pedro II, João Rodolpho Cabral de Souza, a comissão para a seleção deve ser formada em breve. As vagas serão para a carreira de técnicos administrativos em Educação, incluindo o cargo de assistente em administração. Essa função tem como exigência nível médio ou médio profissionalizante.

♦ UERJ
Previsto desde 2015, o concurso para técnicos administrativos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) deverá ficar para o próximo ano. A previsão é que sejam ofertadas 219 vagas, que serão distribuídas por diversos cargos de níveis médio e superior.

♦ Ceeteps
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), em São Paulo, está com três editais autorizados. Juntos, eles somam mais de mil vagas. O primeiro edital traz 540 vagas para área de apoio. As chances serão para agente técnico e administração, com exigência de nível médio; e analista de suporte e gestão, além de especialista em planejamento educacional, obras e gestão.

Já o segundo concurso, autorizado em setembro deste ano, tem previsão de ofertar 399 vagas. Todas as oportunidades são para área operacional de suporte (trabalhador braçal e reparador geral). Por fim, o último edital da Ceeteps terá 827 vagas para a carreira de professor e auxiliar docente.

Há, ainda, concursos previstos para Secretarias de Educação e também prefeituras de todo o Brasil. Quer saber quais são? Continue lendo este texto e confira! 



Concursos para Secretarias de Educação 2019

♦ Sedu-ES
A Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) poderá realizar uma nova seleção com 1.200 vagas para os cargos de professor e agente de suporte educacional.

♦ Seed-RR
Com vagas para a carreira de professor de séries finais do ensino médio e fundamental, o concurso para a Secretaria de Educação de Roraima (Seed-RR) deverá ficar para 2019. É que apesar de ser anunciado, os procedimentos licitatórios para escolha da banca organizadora ainda estão sendo definidos. O número de vagas também continua sendo estudado.

♦ Seeduc-RJ
A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc) abrirá 1.720 vagas para professores, sendo 370 para início imediato e 1.350 para formação de cadastro reserva. A maior parte das chances serão para turmas de ensino médio e para unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Desage).

♦ SME Rio

Após a criação dos oito mil cargos de professor adjunto para a Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ), a Prefeitura do Rio de Janeiro vai abrir concurso para a carreira, que exige nível médio. As vagas serão preenchidas aos poucos. A previsão para publicar o edital ainda não foi definida pelo órgão. A expectativa é que seja ainda em 2019. Os iniciais variam de acordo com o tempo de serviço e a titulação, com valores de R$2.455,35 a R$4.364,83.

♦ Seeduc-MA
O concurso para área de Educação do Maranhão está previsto desde 2017, e foi anunciado pelo governador Flávio Dino. Com a reeleição de Dino, é possível que a seleção — que tem previsão de 400 vagas — seja realizada em 2019. A expectativa é que sejam ofertadas vagas para escolas da zona rural, de comunidades quilombolas e indígenas.

♦ SME-SP
Com dois editais autorizados, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) traz 628 vagas para o cargo de coordenador pedagógico, da classe dos gestores educacionais. Esta seleção será interna e destinada aos professores da rede de ensino.

O outro concurso para a SME-SP terá oferta de 1.109 vagas para o cargo de auxiliar técnico de educação. Tendo como referência a última seleção, realizada em 2013, a exigência para concorrer a uma das vagas é ter ensino médio completo.

Prefeituras também planejam concursos para Educação em 2019

♦ Belo Horizonte-MG
O concurso para a Prefeitura de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, foi autorizado para preenchimento de 225 vagas. Do total, 194 são para professores de Educação Infantil, 12 para disciplinas de Inglês e 19 para Geografia. O processo de escolha da banca organizadora, que será responsável pela seleção, ainda será aberto.

♦ Vitória-ES
Com vagas imediatas e formação de cadastro reserva, a Prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, divulgou a comissão que ficará responsável pela organização do novo concurso para o Magistério. Ainda não se sabe quantas vagas serão ofertadas.

♦ Guarapari-ES
A Prefeitura de Guarapari, a 50km de Vitória-ES, quer preencher 74 vagas para a área de Educação. A escolha da empresa responsável pelo concurso está sendo finalizada. As vagas serão para diversos cargos, entre eles, orientador escolar, supervisor, bibliotecário e professor de ensino fundamental.

♦ Serra-ES
As prefeituras do Espírito Santo estão a todo vapor! Além das duas citadas acima, a Prefeitura de Serra também abrirá concurso público. A previsão é que sejam ofertadas 650 vagas em diversos cargos.

♦ Salvador-BA
A previsão é que a Prefeitura de Salvador, capital baiana, faça um concurso público com 150 vagas professores e coordenadores pedagógicos. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o secretário municipal Bruno Barral informou o que edital será publicado ainda no início de 2019.

♦ São Gonçalo-RJ
Com seleção prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, poderá realizar concurso para algumas carreiras da área de Educação. As oportunidades deverão contemplar cargos do magistério, inspetor de disciplinas e auxiliar de creche. Também estão previstas vagas para a área administrativa.

♦ Mogi das Cruzes-SP
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, em São Paulo, está preparando um novo concurso. A seleção já tem banca definida e será a Fundação Vunesp. Os cargos e demais informações, no entanto, ainda não foram divulgados pela prefeitura.

Palmas-TO
Outra prefeitura que prepara concurso para Educação em 2019 é a da capital do Tocantins. Após a divulgação, em 19 de novembro, da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019, cinco áreas do município serão contempladas com concursos: Guarda Metropolitana; Quadro da Educação; Quadro da Saúde; Agência de Regulação de Palmas; Instituto de Previdência Social (PreviPalmas).





Comentários