Concentração, tempo, sono e alimentação. Veja as dicas!

A coach da quinta palestra, Gabriela Melo, é exemplo de sucesso: concorreu com mais de 31 mil pessoas para estar em sua carreira atual como agente administrativo da Polícia Federal.

08/04/2017 15:19 | Atualizado: 01/10/2017 02:30

08/04/2017 15:19 | Atualizado: 01/10/2017 02:30
A coach da quinta palestra, Gabriela Melo, é exemplo de sucesso: concorreu com mais de 31 mil pessoas para estar em sua carreira atual como agente administrativo da Polícia Federal, instituição na qual sempre sonhou em trabalhar, além de ter sido militar de carreira e ser co-autora do livro Coaches que Fazem a Diferença. Estudante de colégio público, cresceu em uma familia humilde e tem história de luta desde os 14 anos e mesmo com barreiras, como quando acabava a luz em sua casa, ela continuava estudando.
 
Gabriela conta que se alegra por ser uma influência positiva na vida de muitas pessoas e que se orgulha ao receber os depoimentos de candidatos que passaram no concurso que tanto desejavam.
 
Gabriela comenta sobre pontos importantes para a produtividade com montagem de cronogramas para concursos públicos, com o gancho motivacional necessário para mudança na rotina, citando Michael Jordan ao dizer "os limites, assim como os medos, são apenas ilusão" e dando dicas para exceder tais limites.
 

Pontos principais para atingir produtividade

Concentração 
O concurseiro deve almejar atingir o Estado de Flow, um estado de total imersão onde o estudante está completamente concentrado. Um cantor em um show, por exemplo, está sendo pago para pessoas irem assistí-lo em estado de flow. A coach indica música como uma das melhores ferramentas para se concentrar. Há diversos sites com playlists de estudo, porém ela indica o site brain.fm. A indicação para escolha ideal de músicas são as que possuem duração de meia hora, por ter maior tempo para imersão, aconselhando ainda a utilizar este recurso por pelo menos uma semana e testar se funciona com o método de estudo já usado.
 
O concurseiro deve ter um estilo de vida produtivo, organizando o cronograma do dia seguinte para já iniciar o próximo dia agindo. Os que conciliam o estudo para o concurso com outras atividades, como faculdade ou tempo com os filhos, devem buscar ser ainda mais produtivos, afirma Gabriela, e pensar em padrões para gerenciar melhor seu tempo, até mesmo as atividades pequenas. Beber água enquanto estuda também ajuda a se concentrar na atividade, impedindo que se levante para ficar bebendo água todo o tempo e assim se distraindo. 
 
Tempo
Gabriela aconselha o uso da Técnica Pomodoro, em que se estuda 25 minutos e descansa cinco para em seguida repetir esse mesmo processo, de forma a dividir o tempo de aprendizagem em fatias para melhorar a dedicação mental, e ao mesmo tempo condicionar sua mente a pensar que está estudando por menos tempo enquanto estuda mais. Porém, ela diz que o estudante não deve se prender a esta técnica, pesquisar outras para analisar se estas se adaptam melhor à sua rotina. Ela indica os aplicativos Aprovado App, mas declina a contagem de tempo assistido em videoaula como tempo de estudo, pois o concurseiro está como aluno passivo quando somente assiste. 
 
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"Concurso público te dá o conteúdo que ele vai perguntar, te dá tempo para estudar e depois pergunta sobre o que ele te passou", explica Gabriela. Ela recomenda ter também um mapa da semana, não só um plano de estudo como também uma organização da sua vida. "Concurseiro nao faz equilíbrio, faz malabarismo: passa muitos dias estudando e alguns dias de lazer. Lembre-se que o concurso é apenas uma fase, então você deve gerenciar o tempo de forma a preencher o dia todo e não estudar demais, pois qualidade é melhor que quantidade."
 
Sono
Segundo a coach, é necessário fazer um bom gerenciamento do ciclo do sono, pois o sono tem quatro fases com ciclos de 90-110 minutos, e se o sono de alguém está sem qualidade, essa pessoa acorda com sensação de estar "destruída", querendo apenas dormir mais. Caso não consiga um bom tempo de dencanso durante a noite, é recomendável dormir, por exemplo, três horas com, no mínimo, dois intervalos de 30 minutos durante o dia. Algumas dicas para dormir bem: crie hábitos de dormir no mesmo horário; opte por roupa de cama confortáveis; evite dormir com computador e tv ligados; e reduza o uso de estimulantes, como o café, na parte da noite.
 
O sono ajuda na memorização do que estudou e regula o humor, por isso deve ser tratado como prioridade. Há aplicativos que facilitam o gerenciamento da noite de sono, como o Sleep Cycle, que calcula em quais horários você deve acordar em relação ao horário que for dormir, programando o despertador; e Analyzer Sono, que mede as vibrações da cama para calcular a qualidade do seu sono, podendo usar a pulseira mi band para mehorar o nível de medição.
 
Alimentação
Na parte da alimentação, Gabriela recomenda o uso de água com limão em jejum e o café à prova de balas (bulletproof) para aumento do foco e energia, além de diminuir a fome. 
 
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Para finalizar, ela aconselha a não estudar em excesso antes do tempo e lembrar que há um grande período para ir treinando. Sobre cronogramas, não aceitar rotinas prontas entregues por consultorias públicas, pois não existe rotina fixa e é preciso levar em conta seu próprio cotidiano, sendo melhor ter tendência a organizar no cronograma a disciplina que menos gosta primeiro para depois colocar a que mais gosta.,
 
"Se você tem medo de nunca passar, lembre que seus concorrentes têm o mesmo medo e as pessoas que hoje em dia são servidores públicos já tiveram esse medo também."
 

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