Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Como voltar a estudar para concursos?

Como voltar a estudar para concursos?

Como voltar a estudar para concursos se você está parado há muito tempo? Calma, que o professor Leonardo Murga explica como!

Passar em um concurso é um grande desafio. Assim como voltar a estudar depois de muito tempo. Será que é possível?

Tudo começa com uma dica: PLANEJAMENTO

Se você está com aquelas dúvidas de quando começar, se o seu momento é agora ou se vale a pena recomeçar, esse texto é para você.

O que motiva uma pessoa a voltar a estudar?

Professor Leonardo Murga
Professor Leonardo Murga

Você se lembra do professor Leonardo Murga? Ele atualmente é servidor do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Atuando como auditor de controle externo, ele não chegou lá de primeira. 

Segundo o Leonardo Murga, se você carrega aquela latência de vontade de estudo, porém ainda não começou, coloque na sua cabeça que é preciso dar o primeiro passo. Vamos começar agora! 

Um fato é, precisamos começar de algum ponto, correto? Então, não se atenha àquelas notícias sobre "Será que vai ter concurso?" "É o fim dos concursos?". Você deve estar pronto para o momento e não esperar que esse momento chegue para então tentar ficar pronto.

Caso você não tenha definido ainda o concurso que você deseja, esse é o momento de parar para avaliar a sua área de interesse! Como escolher a sua área em concurso?

Dica 1: comece pelo básico ao voltar a estudar

Você não sabe qual conteúdo deve começar a estudar? Comece pelo básico. Comece estudando pelas matérias que são comuns a quase todos os concursos. Português, Direito Constitucional e Direito Administrativo.

E, lembre-se da famosa frase de Willian Douglas:

“Concurseiro estuda não para passar, mas sim até passar”.

Você deve começar a construir a sua bagagem de conhecimento. Essa disciplinas comuns têm bastante conteúdo. Mesmo que você não tenha batido o martelo na sua área, dê a largada nos estudos! 

Nesse e-book, Leonardo Murga te ajuda a escolher sua área:

Como escolher a sua área?

Dica 2: não feche o seu leque de opções

Caso você tenha decidido sua área de interesse, seu sonho como cargo público, não fique restrito somente a ele. É extremamente válido você dedicar os seus esforços ao seu cargo de interesse. Entretanto, você deve ter em mente outras opções parelhas ou com conteúdos em comum.

Assim, suas chances de aprovação certamente aumentarão com mais opções e aproveitamento de seus estudos com cargos conexos.

Dica 3: áreas dos concursos públicos

Como uma forma de ajudar você a escolher a sua área, um primeiro passo é conhecer a distribuição por atuação similares. As opções estão entre área de Segurança Pública, esta a que engloba basicamente as carreiras policiais.

Área administrativa: essa é a maior área, mais conhecida e com concursos frequentes. Nesse sentido, a oferta de cargos e vagas é bem maior do que comparado às outras áreas de concurso.  

Área de Controle: essa área possui poucas vagas e muitas matérias para estudar. Porém, com a grande demanda de matérias, permite mesclar áreas de Administração e Fiscal durante a preparação.

Área Jurídica: está área concentra os melhores cargos da iniciativa pública, como juiz, membro do Ministério Público, advocacia pública, Defensoria.

Área Fiscal: você gosta de Matemática? Se sim, está optando por uma boa escolha. 

Dica 4: Você é formado em alguma área? 

Aplicar para vagas que exigem alguma formação específica diminuem consideravelmente o número de concorrentes e trazem uma grande vantagem para você! 

Afinal, mesmo que o cargo seja nível médio, se dentro os conteúdos exigidos, algum for correlacionado a sua formação você poderá aproveitar isso!

enlightenedVocê sabe como diminuir a concorrência em um concurso?




Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações