Como o Flamengo de 2019 pode inspirar no estudo para concursos

Como algumas características do atual elenco do Flamengo podem ajudar os candidatos na busca por uma vaga no serviço público.

No último fim de semana, o Clube de Regatas do Flamengo sagrou-se bicampeão da Copa Libertadores da América e conquistou o sétimo título do Campeonato Brasileiro. O detalhe: ambas as conquistas em 24 horas, feito apenas do Santos de Pelé, em 1963.

E esse histórico momento do time da Gávea tem recordes memoráveis para o torcedor. Na competição nacional, o rubro-negro está sem perder há 21 jogos e lidera o campeonato com 13 pontos de diferença para o segundo colocado, sagrando-se campeão com quatro rodadas de antecedência.

Já na Libertadores, a equipe chegou à finalíssima contra o River Plate, da Argentina, no último sábado, 23, badalada. Venceu Emelec, Internacional e Grêmio nas fases anteriores, este último por um placar elástico - o histórico 5 x 0.

Mas quem pensou que o título da América viria fácil se enganou. O Fla precisou reverter um placar que para muitos já estava decretado (até os 43 minutos do segundo tempo, o River vencia o jogo por 1 a 0) .

A virada rubro-negra veio nos últimos sete minutos de jogo, mostrando a capacidade de recuperação do elenco e consagrando o Flamengo bicampeão da Copa Libertadores da América. 

O que o Fla tem a mostrar a quem estuda para concursos?

No entanto, quais recados o badalado time do técnico português, Jorge Jesus, pode deixar a quem estuda para concursos públicos?

Quatro palavras que adjetivam o elenco campeão da América de 2019 servem para quem se dedica a conquistar uma vaga no serviço público: planejamento, persistência, dedicação e foco. Ficou curioso para entender a relação do Flamengo de 2019 com o seu estudo para concursos? Então confira a seguir!

 

Como as conquistas do Flamengo podem inspirar os concurseiros
Como as conquistas do Flamengo podem inspirar os concurseiros
(Foto: Marcelo Cortes/Paula Reis Facebook Flamengo)

 

Planejamento

Planejar os estudos não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessário para ter sucesso em qualquer situação. O Clube de Regatas do Flamengo planejava há anos voltar ao topo do Brasil e da América.

No final de 2012, iniciou-se um processo de restruturação do clube. A principal mudança foi na 'saúde financeira' da instituição. Assim, o Flamengo conseguiu equilibrar as contas para fazer contratações pontuais e montar uma equipe forte para disputar as competições.

Para o concurseiro, o planejamento envolve listar os materias pedagógicos que serão utilizados como apoio, organizar os horários de estudo e dividir o tempo dedicado em cada disciplina.

É importante também definir a área do concurso (Segurança, Justiça, Saúde, etc) que pretende atuar, pois assim é possível participar de mais seleções que cobram conteúdos semelhantes nas provas. 

Persistência

O caminho do Flamengo até as conquistas atuais não foi nem um pouco fácil. Com os altos investimentos vieram as expectativas e cobranças por vitórias.

Com a demora em conseguir títulos de expressão, o modelo de gestão do clube chegou a ser questionado diversas vezes na imprensa e nas arquibancadas.

Com boas equipes, chegando nas finais e disputando títulos, o clube não conseguia as conquistas mais importantes do futebol brasileiro (Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores ou Copa SulAmericana). Assim, o Flamengo foi apelidado pelos rivais de 'time do cheirinho'.

As dificuldades do Flamengo se assemelham com os problemas que o concurseiro precisa enfrentar para chegar ao sucesso. A sequência de resultados negativos nas provas não significa que os candidatos devem desistir do sonho da vaga. É importante manter o planejamento atualizado e persistir, assim como o Flamengo, que em 2019 chegou onde tanto sonhava.

O roteiro na decisão da Libertadores também serve como inspiração. O Fla perdia o jogo até os 43 minutos do segundo tempo. Mas com fé e desempenho, o rubro-negro virou o jogo. 

Aqui a lição que fica é não desistir. Se o Flamengo não desistiu do seu objetivo a dois minutos do fim, porque você vai desistir do seu sonho da carreira pública? Siga em frente! O destino pode estar reservando algo especial para você. Não esqueça: para o Fla veio o bi da América com um gol praticamente no último minuto. 

Dedicação

Ser aprovado em concurso público requer dedicação máxima no objetivo. Após algumas derrotas dolorosas em 2016, 2017 e 2018, o time do Flamengo entrou em 2019 mais obstinado e dedicado a ter grandes triunfos.

O investimento foi pesado com contratações de jogadores e comissão técnica de nível internacional. Mas uma característica do atual elenco, campeão da América e do Brasil, é a intensidade nos treinamentos e nas partidas. Esta comandada sobretudo, pelo treinador Jorge Jesus.

Após cinco meses de trabalho do portugûes, o Fla assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro (chegou a estar oito pontos atrás do então líder Palmeiras) e conquistou vitórias marcantes na Libertadores.

E a sequência de boas atuações só serviram para motivar mais ainda o time que estava sempre dedicado a melhorar seu desempenho.

Com você deve ser igual, concurseiro. Quem estuda para concurso precisa buscar melhorar sempre o seu desempenho nas provas, independentemente do quão alto nível você está tendo.

É importante ainda cumprir as metas do planejamento de estudos e, principalmente, abrir mão de algumas atividades que não estão ligadas à preparação dos concursos.

Foco

Manter o foco nos estudos é primordial para conseguir a vaga no serviço público. O foco dá ao concurseiro uma direção, um objetivo a ser alcançado. E, acredite: este é um dos principais problemas de quem estuda para concursos em todo o país.

Até o concurso ter o edital publicado existe todo um processo burocrático que precisa tramitar como, por exemplo, a escolha da banca organizadora. Além disso, há o tempo até a data da realização das provas, que pode trazer distrações e até mexer com a confiança dos candidatos.

O sucesso rubro-negro em 2019 deve-se muito ao foco dos jogadores e comissão técnica na busca por títulos. A espera por resultados positivos foi usada como fator motivador e não desanimador. Ansiedade não se viu no plantel, o que foi fundamental na conquista dos objetivos.

Neste ponto vale frisar também que os comentários negativos das torcidas rivais ou até da imprensa não esmoreceram o Flamengo. 

No seu caso, candidato, aquele parente ou amigo, que não acredita no seu potencial e vive te deixando para baixo, não deve ter espaço na sua rotina. Seja superior a tudo isso. Ignore-os. Quando o sucesso chegar, eles precisarão aplaudir a sua vitória, querendo ou não.

Portanto, independentemente do seu time de coração, concurseiro, o Flamengo de 2019 é um case inspirador na busca por uma vaga no serviço público. 

Trazendo as glórias do Fla de 2019 para a sua realidade nos estudos, olhe para o rubro-negro e inspire-se em um trecho do seu hino: 'Vencer, vencer, vencer'. Afinal de contas, uma vez servidor, servidor até morrer.

Comentários