Como ingressar na Marinha do Brasil? Veja a lista de concursos!

A Marinha do Brasil realiza anualmente concursos para ingresso. Confira as seleções, as escolaridades e as previsões de editais.

Já pensou em ter a chance de viajar a serviço dentro e fora do território nacional, ter um plano de carreira bem definido, salário competitivo e tudo isso sem a exigência de experiência? Pois essas e outras vantagens são oferecidas pela Marinha do Brasil. 

A instuituição, que integra junto com o Exército e a Aeronáutica as Forças Armadas brasileiras, oferece diversas possibilidades de carreira, para pessoas de vários perfis. São vagas do nível fundamental ao superior, distribuídas por todo o Brasil. 

As oportunidades são preenchidas através de concursos públicos que acontecem, em sua maioria, todo ano. Procurada pela FOLHA DIRIGIDA, a Marinha informou que os processos seletivos são revistos anualmente e até o momento não é possivel divulgar as previsões para os editais. 

Mas, para te auxiliar nos preparativos, montamos uma lista com as possibilidades, suas respectivas escolaridades e quando costumam sair os editais:

Concurso Escolaridade Previsão de edital*
Colégio Naval (CN) Ensino Fundamental Janeiro
Escola Naval (EN) Ensino Médio Abril
Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAM) Ensino Médio Janeiro
Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) Ensino médio Fevereiro
Corpo de Praças da Marinha (CAP) Ensino Médio Técnico Agosto
Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) Ensino Médio Técnico Abril
Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM) Ensino Superior Março
Corpo de Saúde da Marinha (CSM) Ensino Superior Abril
Quadro Técnico (QT) Ensino Superior Abril
Quadro Complementar da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes  (QC) Ensino Superior Abril
Quadro de Capelães Navais (CAPNAV) Ensino Superior Abril
Serviço Militar Voluntário para Praças Temporárias Ensinos Fundamental e Médio Técnico Outubro
Serviço Militar Voluntário para Oficiais Temporários  Ensino Superior  Novembro

*Baseado nas datas das publicações dos editais em 2018


Essas carreiras estão distribuídas entre oficiais, voltada para o nível superior, ou praças, para quem tem o nível médio. Também há diferença nos quantitativos de vagas para homens e mulheres e alguns concursos exclusivos para o sexo masculino. 

Os concursos para a carreira militar fazem também exigênciais de idade, que no geral vão dos 15 aos 36 anos, para o ingresso. No entanto, há concursos que aceitam candidatos até os 45 anos de idade, como no caso do SMV.

Para militares, a tabela de remuneração segue o posto ou graduação e costuma ser reajustada anualmente. Os maiores postos são de oficiais-generais, almirante-de-esquadra, general-de- exército e tenente-brigadeiro, com soldo de R$13.471, a partir de janeiro deste ano.

Concursos Marinha (Foto: Divulgação)
Marinha abre anualmente concursos para diversas carreiras
(Foto: Divulgação)


Já os postos mais baixos são, por exemplo, os de marinheiro-recruta, recruta, soldado, soldado-recruta, soldado de 2a Classe (não engajado) e soldado-clarim ou corneteiro de 3a classe, que terão soldo por volta de R$980, em 2019. 

Os valores podem subir conforme o recebimento de adicionais como adicional de habilitação e adicional militar. Se interressou por algum? As inscrições são realizadas no site de Ingresso da Marinha!

Leia também:

 Concurso Marinha: 15 motivos para ser um oficial temporário
 Concurso Marinha para enfermeiros: conheça as formas de ingresso
 Dia do Marinheiro: confira os desafios e como ingressar na Marinha

As chances de crescimento na Marinha

Dentro da Marinha, as possibilidades de progressões são altas. Existe um plano de carreira que proporciona ao militar um crescimento profissional baseado na meritocracia.

A carreira de Oficiais: compreende os seguintes postos e progressões: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata e Capitão de Mar e Guerra.

A carreira de Praças inicia-se na graduação de Marinheiro, seguida por Cabo, Terceiro-Sargento, Segundo-Sargento, Primeiro-Sargento e Suboficial. Tanto para praças, como para oficiais, a passagem de um posto ao outro ou de uma graduação à outra se dá pelas promoções e, com isso, aumentam também os rendimentos. 

O Serviço Militar Voluntário: O Serviço Militar Voluntário (SMV) é a opção de concurso da Marinha para quem deseja ingressar na corporação de forma temporária. Esses profissionais têm um vínculo com a instituição naval renovado anualmente. Porém, o prazo máximo de permanência é de oito anos, sem possibilidade de estabilidade. Os temporários são conhecidos como RM2, pois fazem parte da Reserva de 2° classe da MB.

• Concursos da Marinha aceitam mulheres? Veja a lista!

Os benefícios oferecidos pela Marinha

Outro atrativo dos concursos da Marinha são a série de benefícios oferecidos pela corporação. Os militares contam com:

  •  Transferências remuneradas:  caso o militar seja transferido para outro estado ou cidade, por interesse de serviço, a Marinha o ajuda com despesas e custos da viagem. A instituição poderá também oferecer um local de moradia.
     
  •  Assistência médico-hospitalar: o militar pode cuidar da sua saúde nas dependências hospitalares da Marinha, como em policlínicas, hospitais, entre outros. Ele também poderá colocar familiares como seus dependentes, de acordo com às normas internas da corporação.
     
  •  Instalações sociorrecreativas: a Marinha oferece opções de clubes para os militares e seus dependentes familiares, mediante uma pequena mensalidade.
     
  • Aposentadoria com proventos similares aos da ativa: o militar que se aposentar receberá os rendimentos semelhantes quando ainda era da ativa.
     
  • Alimentação: são oferecidas aos militares  refeições no local de trabalho.
     
  • 180 dias de licença maternidade: as mulheres militares podem desfrutar desse período de licença maternidade a partir do parto ou do nono mês de gestação, conforme a preferência.

    O benefício serve também para as mães adotantes, no qual a licença será de 90 dias quando os bebês tiverem menos de um ano e 30 dias caso a criança for mais velha.

Baixe e-book gratuito e conheça mais
 sobre as carreiras da Marinha

E-book: Carreiras da Marinha

 

Concurso público e carreira militar: dá pra conciliar?



Comentários