Folha Dirigida Entrar Assine

Plataforma propõe estudo personalizado para concursos públicos

Plataforma propõe estudo personalizado para concursos. Um dos atrativos é otimização do tempo dos candidatos.

Como estudar certo para concursos públicos? Você já se fez esta pergunta? A resposta é simples e objetiva: não existe uma fórmula pronta. Cada indivíduo é único e, por isso, o que funciona com você pode não dar certo com o seu colega concurseiro. E de nada adiantam as dezenas de livros, apostilas e exercícios se você não souber aproveitá-los da melhor forma possível.

Ou seja, o segredo não está na quantidade de material de estudo e sim na forma como você os utiliza. Afinal de contas, do que adianta estudar muito, mas não estudar certo?

Foi pensando nisso que a LS Concursos foi criada. A ideia da plataforma é atender as necessidades dos concurseiros, considerando a enorme quantidade de disciplinas, materiais, cursos e métodos de estudo disponíveis no mercado.

A LS Concursos nada mais é do que uma consultoria (a primeira do país) especializada em concursos públicos, que consiste no desenvolvimento de metas individuais de estudos fundamentadas na seleção criteriosa dos melhores materiais do mercado voltado a seleções públicas.

"Identificamos as melhores práticas na preparação para concursos públicos e as inserimos em nossos planejamentos. Além disso, oferecemos acompanhamento diário feito por um consultor aprovado em concurso público e treinado pela equipe da LS. Tudo isso desde o primeiro dia de estudo até o dia da prova", explica Leandro Souza, idealizador da LS Concursos. 

Leandro Souza, idealizador da LS Concurso
Leandro Souza, idealizador da
LS Concursos (Foto: Acervo pessoal)

Personalização de ensino de acordo com o perfil do estudante

Para início de conversa, ter um planejamento é de extrema importância para quem deseja se tornar um servidor público. E esse é um dos pilares do método de ensino da LS Concursos.

Lá, todos os alunos são acompanhados por um consultor-orientador. E a metodologia é toda baseada em planejamento e acompanhamento.

Todos os novos alunos passam por uma entrevista por videoconferência. Nesse momento a metodologia da LS Concursos é apresentada e são coletados dados específicos de cada aluno. São eles:

• Objetivo com os estudos;

• Experiência na área;

• Conhecimento das diversas disciplinas que compõem o programa;

• Disponibilidade horária semanal para estudar.

Após essa etapa, o aluno passa a ter acesso à plataforma de gerenciamento de estudos, onde pode preencher detalhadamente o seu perfil, especialmente, em relação ao seu nível de conhecimento de cada disciplina.

Só depois de coletar todas as informações necessárias é que a LS Concursos elabora um planejamento de estudo personalizado, onde os consultores participam de forma ativa na análise de materiais, elaboração de roteiros e planejamentos.

"Entendemos que um aluno se sente mais seguro ao estudar a partir de um planejamento realizado por uma pessoa que já vivenciou o processo de preparação para concursos e obteve sucesso. Ademais, esse mesmo profissional já orientou de forma bem sucedida dezenas de concurseiros", destaca Leandro. 

Como você pode estudar com qualidade?

É importante que o aluno entenda que a qualidade das horas que ele dedica ao estudo é tão importante quanto o tempo que ele reserva para estudar. 

Ficar muito tempo em frente ao computador é cansativo e, algumas vezes, prejudicial para a saúde. Leandro Souza conta que, para evitar situações como essa, a LS Concursos dá a opção para o aluno imprimir materiais disponibilizados em PDF.

Desta forma, ele poderá estudar em qualquer lugar e horário. Além disso, o concurseiro pode participar de aulas telepresenciais ou até mesmo presenciais.

"Para termos qualidade nos estudos, não devemos apenas pensar em quantas horas vamos estudar. Você, aluno, deve pensar em como vai estudá-las, quais cuidados terá com seu planejamento, com sua alimentação, sua saúde e o mais importante, como irá dedicar parte do seu tempo para sua família, sua vida social e para você mesmo."

Segundo Leandro, a regularidade no cronograma deve ser priorizada no momento em que começar a estudar. Não vale a pena tentar ser muito detalhista ou perfeccionista quando inicia os estudos, pois o que faz o aluno guardar as informações na memória a longo prazo são as revisões e exercícios que aparecem de forma intercalada no seu planejamento.

Leandro argumenta dizendo que se o aluno tentar ser muito detalhista ou perfeccionista, a chance de demorar muito nos assuntos é grande. Além disso, o aluno ainda não tem a percepção das características da banca, as "pegadinhas" e os pontos-chave que devem ser reforçados. Isso pode levar a um esforço desnecessário nessa etapa inicial dos estudos.

Como Leandro diz: "Apenas com a resolução de milhares de exercícios, conhecimento da banca e orientação específica é que o aluno vai focar no que interessa". Nessa fase do estudo, que é posterior, vale a pena ser detalhista.

"O ideal é que o aluno pegue a ideia central dos assuntos e mesmo que não entenda um ponto ou outro, siga em frente".

Plataforma propõe estudo personalizado para concursos (Foto: Pixabay)
Plataforma propõe estudo personalizado para concursos (Foto: Pixabay)

Atenção aos métodos e às práticas na hora do estudo

Além de oferecer um aprendizado personalizado de acordo com o perfil do estudante, a LS Concursos realiza um estudo com todos os alunos que obtiveram sucesso nos concursos. O objetivo dessa análise é fazer uma estimativa de quantas horas de carga horária líquida foram realizadas por eles.

A partir daí, é calculada uma média do quanto seria necessário estudar diariamente, semanalmente, mensalmente ou até anualmente, para obter um bom resultado no dia da prova.

E por entender que nenhum aluno é igual ao outro, a LS Concursos leva a sério o ritmo de cada pessoa e dá dicas de como aproveitar da melhor forma a carga horária disponível para estudo.

De acordo com Leandro outro fator importante para estudar de uma maneira satisfatória é ter os melhores materiais de estudo e ser um estudante ativo. Ou seja, se desafiar para ver se memorizou os principais tópicos que acabou de estudar.

Essa aprendizagem ativa, que difere de tentar decorar tudo que foi estudado, é extremamente importante e foi muito utilizada durante sua formação no Instituto Militar de Engenharia.

Como Leandro Souza diz, o método de ensino da LS está baseado em um arcabouço de técnicas de estudo e estratégias implementadas ao longo de anos de experiência em processos seletivos.

"Assim que terminar seus estudos, pense o que acabou de ler e veja se lembra os dados importantes. os pontos centrais do assunto estudado. Isso ajudará você na fixação do conteúdo estudado", aconselha Leandro Souza.

O idealizador da LS Concursos reforça que é de extrema importância que o concurseiro conheça suas características pessoais antes mesmo de criar um plano de estudo e de saber quantas horas irá estudar. 

"Este é um ponto muito trabalhado na LS Concursos, nossa equipe preza para que o aluno conheça a si mesmo, conheça seus limites, estando então preparado para iniciar sua jornada rumo a aprovação", finaliza Leandro Souza. 

Comentários