Folha Dirigida Entrar Assine

Como diminuir a concorrência em concurso público?

Passar em concurso público não é uma tarefa fácil. E se você tivesse como diminuir a grande concorrência por essas vagas? Já pensou nisso?

Todos sabem que passar em concurso público não é uma tarefa fácil. Quem opta por seguir uma carreira pública precisa dedicar tempo, concentração e montar um planejamento para conseguir a tão sonhada aprovação!

Agora, e se você tivesse como diminuir a grande concorrência por essas vagas? Já pensou nisso?

Se você ainda não sabe qual área escolher - o primeiro passo que você precisa dar antes de montar seu planejamento -, pode conferir neste e-book.

download guia rápido para escolher sua área

Bem, é isso que o professor Leonardo Murga, que também é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal, falou em um vídeo exclusivo gravado para você que acompanha a FOLHA DIRIGIDA.

Como diminuir a sua concorrência?
Como diminuir a sua concorrência em um concurso público?
(Imagem: Pexels)

Como tangenciar a concorrência? 

- Formação específica:

Você é formado em alguma área? Aplicar para vagas que exigem alguma formação específica diminuem consideravelmente o número de concorrentes. 

Exemplo: Abriu um concurso para Tribunal, um concurso administrativo onde todo mundo vai correr para a vaga de analista administrativo (genérico) ou para vaga de técnico administrativo (também genérico). 

Se você for formado em Contabilidade poderá aplicar para a vaga de contador, limitando a sua concorrência. 

- Cargos especializados:

Nesse caso é diferente de você precisar ter uma formação. Então, o que seria uma vaga de cargo especializado? Bem, existem algumas vagas que são muito específicas e esse pode ser um caminho para diminuir a grande concorrência. 

Interessante é procurar essa opção caso você tenha o apetite para aprender novos conhecimentos específicos.

Exemplo: cargo de taquígrafo. Para conseguir a aprovação nessa vaga você precisa saber taquigrafar. 

- Cargos com conhecimento de legislação específica:

Esses cargos não tem um nome como as dicas anteriores, porém ajudam bastante na hora de tangenciar a concorrência. 

Alguns órgãos exigem para certa função o conhecimento de uma legislação específica sem precisar de uma formação. Nesse sentido, conhecer e estudar esse “algo a mais” pode realmente ajudar a diminuir a disputa pelas vagas mais genéricas.

Exemplo: agência reguladora abre um concurso com vagas para analistas e técnicos administrativos e também para analista e técnicos reguladores.

A maioria das pessoas de nível médio aplica para a vaga de técnico administrativo, até por provavelmente estar estudando já para essa área. 

Logo, se você estudar aquela legislação específica no edital, poderá aplicar para vaga de técnico regulador e ter mais chances de conquistar a sua aprovação! 



Gostou das dicas do Professor Leonardo Murga? Fique atento para mais novidades!

Está em dúvida em como escolher a sua grande área de atuação? Veja essa matéria de como escolher a sua área em concurso público?

Comentários