Folha Dirigida Entrar Assine

Começando a estudar para concurso, e agora? Confira as dicas!

Começando a estudar para concurso e não sabe o que fazer? Confira passo a passo para iniciar sua preparação.

Uma das maiores dúvidas de quem está começar a estudar para concurso é saber o primeiro passo. São muitas opções, muitas carreiras e áreas, sem falar de disciplinas, etapas e termos para entender.

Para ajudar com essa dúvida, fizemos um glossário com o que é concurso público e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Agora, queremos ajudar com o ponta pé inicial nos seus estudos. Se você tem dificuldades de concentração na hora de estudar, falta de tempo ou não sabe como conciliar trabalho e faculdade, esse guia é para você.

Acompanhe os capítulos com dicas do Especialista da FOLHA DIRIGIDA, professor Alexandre Prado, da coach Deborah Cal, apresentadora do quadro Tira-Dúvidas.

O que você vai encontrar neste guia?

CAPÍTULO 1 Por onde começar a estudar para concurso?
CAPÍTULO 2 Como conciliar trabalho, faculdade e concurso? 
CAPÍTULO 3 Como fazer para estudar à noite? 
CAPÍTULO 4 Técnicas de concentração para estudar

CAPÍTULO 1 – Por onde começar a estudar para concurso?

É uma decisão importante, afinal, a escolha por uma carreira pública demanda tempo e esforço para sua conquista. Porém, como toda jornada, essa tem uma recompensa: qualidade de vida.

 A carreira pública possibilita a estabilidade, além de uma carga horária reduzida e salários atraentes. Para começar, você deve priorizar os seguintes passos.

Passo 1 - Escolher o concurso público (área)

Leve em consideração se você gosta de lidar com o público e conheça as atividades do cargo que você escolher para sua preparação. Lembre-se, não leve apenas em consideração o salário, esse é um ponto destacado por Deborah Cal.

Passo 2 - Organizar o tempo que você terá para estudar

Conheça sua rotina. O importante é mapear sua rotina, horários e conseguir estabelecer um ritmo de estudo.

Passo 3 - Separar o edital atual publicado ou editais antigos se não tiver um ainda

Não dependa da publicação do edital para começar seus estudos. Segundo Alexandre Prado, os editais antigos podem servir de norte para você iniciar sua preparação, mesmo com alteração de banca ou proposta de conteúdo programático em um novo edital.

Assim, você já terá consolidado uma base de conhecimento, o que permitirá um grande passo na concorrência pela sua aprovação. Sabia que na FOLHA DIRIGIDA você encontra um banco de editais para ajudar na sua preparação?

Passo 4 - Definir as matérias que são cobradas para você estudar

Após a análise do edital, você deverá separar as matérias que serão cobradas no concurso de seu interesse. Lembre-se, divida também os pesos de cada matéria na sua prova.

Esse conceito permitirá que você dedique mais tempo às matérias de maior valor. Alguns cursos online oferecem todo esse planejamento pronto para você, incluindo videoaulas e materiais de apoio.

Passo 5 - Buscar provas antigas e exercícios para seu estudo

Pratique. Esse deve ser o seu lema. É extremamente importante refazer provas e exercícios. Assim, você consegue fixar a matéria e saber onde estão suas dúvidas. 

Passo 6 - Possuir um material rico e confiável para estudar

Certifique-se de ter tudo que precisa para estudar. Você pode assinar algum curso ou buscar materiais de acordo com o indicado no edital, o importante é ter o planejamento montado e todas as ferramentas para realizá-lo.

Passo 7 - Seguir seu planejamento até a data da prova

Faça acontecer! Claro, imprevistos podem aparecer pelo caminho, mas sempre mantenha o seu ritmo de estudo! Evolua a cada dia para quando estiver no dia da prova, estar pronto para seu desafio. 



CAPÍTULO 2 – Como conciliar trabalho, faculdade e concurso?

Estudar para concurso público e trabalhar ao mesmo tempo é a realiadade de muita gente. Mais ainda, trabalhar, estudar e fazer faculdade. A boa notícia é que há formas de administrar tudo isso.

Faço faculdade e quero estudar para concurso:

Isso pode ser bem desafiador, não é mesmo? Afinal, estudar dois conteúdos com segmentos diferentes não é uma tarefa simples. Mas sempre tem uma forma de conciliar.

Primeiro, você deve ter os dois horários bem estabelecidos, ou seja, hora de se dedicar à faculdade e hora de pensar no concurso. Lembre-se também, a faculdade demanda tempo além dos horários de aula. Certifique-se de incluir isso na divisão de horários. 

Um ponto muito importante: a faculdade tem semana de provas. Logo, não deixe a matéria acumular, pois poderá ter que abrir mão do estudo de concursos para conseguir se dedicar a essa semana. 

E já imaginou se a prova do seu concurso cai exatamente na semana de provas da sua faculdade? Então, mantenha o seu planejamento!

Outra dica é procurar fazer concursos que tenham ligação com a área que você está estudando na faculdade. Isso pode ajudar a otimizar os estudos e conquistar uma vantagem considerável na preparação.

Download do e-book Técnicas de Estudo para Concursos

Trabalho e quero fazer concurso:

O esquema não é diferente de estar na faculdade, é preciso ter um planejamento de estudo. Você não precisa focar em querer ver todo o edital em um mês.

A melhor forma é separar um horário de acordo com a sua rotina para conseguir estudar. E manter sempre o ritmo de estudo.

Tudo junto e misturado:

Se você trabalha, faz faculdade e ainda quer se preparar para concurso, com certeza deve querer um dia com mais de 24 horas. Será que é possível conciliar tudo isso? 

Bem, não tem uma fórmula secreta do sucesso, você deve ter um planejamento sólido e lembrar que deve pensar que seu tempo de preparo para concurso será menor. Entretanto, com um ritmo constante, conseguirá avançar aos poucos no edital. A dica é começar a estudar o quanto antes. 



CAPÍTULO 3 – Como fazer para estudar à noite? 

Quem estuda à noite normalmente tem alguma atividade durante o dia, pode ser trabalho, faculdade, família ou até hobbies. O grande desafio é chegar em casa cansado e ter que começar a estudar.

Uma dica muito boa para lidar com essa situação é não trocar de roupa! Isso mesmo: ao chegar em casa, já vá direto para o seu momento de estudo. 

Se colocar uma roupa muito confortável, o sono pode acabar vindo e atrapalhando seu ritmo. O recomendável é deixar para depois do tempo de estudo à noite, tomar banho e colocar a roupa de dormir. Assim, seu corpo entenderá que esse sim é o momento de descansar.

Outro ponto importante é ter definido o que será estudado naquele momento. Não deixe para resolver quando sentar para estudar. Isso pode atrapalhar demais o seu rendimento e fazer com que você perca tempo de estudo.

Assim, aos poucos e com disciplina, você perceberá como ficará mais fácil de manter esse ritmo de estudos e evoluir a sua preparação para provas de concurso público.



CAPÍTULO 4 – Técnicas de concentração para estudar

Esse problema é uma unanimidade entre os estudantes: como lidar com a falta de concentração e foco na hora que sentar para estudar. 

Em cinco minutos, você acaba por desviar seu pensamento para uma notificação no celular, ou algum pagamento que precisa ser feito, ou até mesmo para alguma ocorrência no dia ou evento futuro.

Você pensa em tudo, menos no material que está na sua frente. Para todos esses problemas há solução, conforme explica O Especialista a seguir.

Ambiente de estudo:

Deve conter apenas o necessário, sem distrações. A luminosidade também deve ser adequada para não forçar a vista ou causar sono. Mesa de estudo é para estudo. Leve para o seu espaço apenas o material que for usar naquele momento.

Como não desvirtuar o seu pensamento na hora do estudo:

Normalmente, resgatamos obrigações no pensamento durante o estudo, como pagar uma conta ou fazer uma compra. Uma forma de impedir que isso atrapalhe é anotar tudo que precisa ser feito em uma lista de “Distrações”.

Enumere tudo que precisa que não tem ligação com o estudo e, após completar o ciclo do dia, você avança para resolver essa lista da “distração.” Essa é uma forma de manter o foco e manter-se disciplinado.

Evite a multitarefa:

Na hora de estudar, concentre-se em apenas estudar

Dicas para aumentar a concentração:

Procure atividades além das obrigações, como meditar, academia, natação... Encontre uma que mais tenha ligação com você e mantenha a prática! Essa quebra de rotina para cuidar da mente e do corpo permitirá que você consiga obter uma maior concentração na hora de estudar.

Técnica de Pomodoro:

Atualmente já existem inúmeros aplicativos que contém essa funcionabilidade. Essa técnica se resume em estudar por 25 minutos e parar por cinco minutos para dispersão. Procure experimentá-la. Atualmente, com tanto fluxo de informações, é uma forma de conquistar um maior poder de concentração.

Então, não se esqueça dessas dicas aqui do especialista Alexandre Prado:

#Busque o motivacional
#Tenha um ambiente adequado
#Mantenha a prioridade na hora dos estudos
#Faça atividade física
#Crie sua lista de distrações
 





Comentários