Versão nova do site ativada

Retomada pós pandemia: veja concursos que terão provas em setembro

Centenas de concursos públicos em todo o Brasil foram suspensos ou adiados por causa do Coronavírus. Mas provas já começam a ser remarcadas.

20/05/2020 12:40 | Atualizado: 04/06/2020 13:49

20/05/2020 12:40 | Atualizado: 04/06/2020 13:49

Desde que a crise do novo Coronavírus desencadeou no Brasil, em março, centenas de concursos públicos em todo o país foram suspensos. Mas a boa notícia é que algumas provas já começam a ser remarcadas. 

Setembro, por exemplo, tem alguns exames importantes previstos. Entre as seleções estão Depen, PCDF e outras. 

Isso quer dizer que até lá a quarentena terá acabado? Todos esperam que sim, embora isso dependa de uma série de fatores, incluindo o distanciamento social neste momento. 

Mas os candidatos desses concursos devem se manter atualizados e de olho nos cronogramas, que estão suscetíveis a mudanças. 

Até lá, os inscritos terão mais meses para se preparem, o que é uma grande vantagem. Confira a seguir algumas das principais provas de concurso que já estão marcadas para depois da pandemia.

Mês de setembro tem provas nacionais marcadas

Concurso Depen

O concurso para o Departamento Penitenciário Nacional terá seis etapas de avaliação: prova objetiva; prova discursiva; exame de aptidão física; avaliação médica; avaliação psicológica; investigação social.

Os dois primeiros, exames objetivo e discursivo, estão ambos previstos para o dia 6 de setembro. A seleção oferece 309 vagas, sendo 294 de nível médio e 15 de nível superior.

Data da prova objetiva: 6 de setembro
Status: inscrições até 5 de junho pelo site do Cebraspe
Banca: Cebraspe

Concurso PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal ainda nem divulgou o edital de seu concurso para agente, mas já tem previsão de cronograma. A abertura das inscrições será no segundo semestre e as provas vão ocorrer entre agosto e meados de setembro

O contrato com a banca organizadora, Cebraspe, já foi assinado e a publicação do edital está próxima. Serão concorridas 1.800 de agente de polícia, sendo 600 imediatas e 1.200 em cadastro de reserva.

Data da prova objetiva: meados de setembro
Status: aguardando publicação do edital
Banca: Cebraspe

Além do cargo de agente, há o concurso PC DF para escrivão que já teve edital publicado. As avaliações estavam marcadas para o dia 15 de março e acabaram suspensas devido à pandemia. 

O novo cronograma do concurso não foi revelado, porém pode seguir os mesmos passos da seleção para agente, e marcar as avaliações para o mês de setembo. 

Concurso Espcex

O edital do novo concurso EsPCEx, com 440 vagas de nível médio para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, foi publicado no final de abril. E desde o início a previsão já era de aplicar provas a partir de setembro. 

Serão duas etapas: um exame intelectual com 40 questões que está marcado para os dias 26 e 27 de setembro. E a inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica, esses previstos para a partir de janeiro de 2021. 

Data da prova objetiva: 26 e 27 de setembro
Status: inscrições abertas até 3 de junho, pelo próprio site .

7 motivos para você se inscrever no concurso EsPCEx com 440 vagas

Concurso Câmara de Guará

A Câmara Municipal de Guará, em São Paulo, foi mais uma que adiou a aplicação das provas objetivas de seu concurso por causa da pandemia. O exame da seleção, que oferece vagas de procurador, agora está marcado para 20 de setembro. 

Inicialmente a prova seria realizada em 10 de maio. O concurso Câmara de Guará SP, organizado pela Empresa de Apoio e Gestão de Projetos e Concursos Públicos (EAPC), registrou 218 inscrições.

Data da prova objetiva: 20 de setembro 
Status: inscrições encerradas
Banca: EAPC

Concurso Eusébio CE

A Prefeitura de Eusébio, localizada no Ceará, também adiou a aplicação das provas objetivas de seu concurso com 352 vagas para diversos cargos. As avaliações, que estavam agendadas para maio, agora ocorrerão em 6 e 13 de setembro. 

Os dois editais da prefeitura foram publicados em março deste ano com oportunidades em cargos de todos os níveis de escolaridade. 

Datas da prova objetiva: 6 e 13 de setembro
Status: inscrições encerradas
Banca: Consulpam

Sala de provas
Concursos marcam provas para depois da pandemia
(Foto: Reprodução)

Outros concursos que podem ter provas no segundo semestre

Concurso TJ RJ 

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares, confirmou que o concurso TJ RJ tem previsão para ser retomado no próximo semestre. O prazo para realizar inscrição será reaberto. 

A seleção foi aberta em fevereiro, mas suspensa no mês seguinte por conta da pandemia do novo Coronavírus. Ainda não há data confirmada para a prova, mas a expectativa é que o exame seja aplicado ainda este ano. 

+ Concurso TJ RJ está garantido no segundo semestre, diz desembargador

Status: aguardando reabertura das inscrições
Banca: Cebraspe

Concurso Cabo Frio RJ

Na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro a Prefeitura de Cabo Frio já tem os preparativos avançados para seu concurso. O edital estava previsto para sair no primeiro semestre, mas a pandemia acabou impedindo a abertura. 

Como a banca já está escolhida e o contrato assinado, a expectativa é que a seleção seja aberta assim que a situação de crise na saúde melhorar. E tendo em vista a proximidade do período eleitoral, as provas poderão ocorrer logo em seguida, ainda neste ano.

Status: aguardando publicação do edital
Banca: IBAM (e não IBFC, como informado anteriormente)

Concurso PC RJ

De acordo com o secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marcus Vinicius Braga, a publicação de seis editais do concurso PC RJ estão previstas para junho. A exceção, segundo ele, é o edital do cargo de delegado. Se isso ocorrer, as provas podem ser aplicadas a partir de julho ou agosto, mas a data ainda não está definida.

Os primeiros editais têm previsão de contemplar as carreiras de auxiliar de necropsia (12 vagas de nível fundamental), técnico de necropsia (16 vagas de nível médio), investigador (118 vagas de nível médio).

Também inspetor (597 vagas de superior em qualquer área), perito legista (54 vagas de nível superior em áreas específicas) e perito criminal (20 vagas para graduados em diferentes especialidades). 

Status: aguardando publicação dos editais
Banca: Instituto Acesso (delegado) e Instituto AOCP (demais cargos)

Concurso MPU

Também por causa da pandemia da Covid-19, o Ministério Público da União prorrogou os preparativos de seu novo concurso MPU, de modo que o edital ficou previsto para sair no segundo semestre. 

Ainda não foi divulgada uma informação oficial sobre a aplicação das provas. Se o edital sair ainda no início do semestre, os exames terão grandes chances de ocorrer este ano. As vagas serão para a área de apoio. 

Por que a criação do TRF6 é favorável ao concurso MPU? Entenda!

Status: aguardando publicação do edital
Banca: a definir

Concurso Senado

Assim como os demais, o Senado Federal aguarda a normalização da pandemia para abrir seu concurso. Mas os preparativos para a escolha da banca estão em andamento e nome da empresa pode ser revelado em breve. 

Serão concorridas 40 vagas em carreiras de níveis médio e superior. O cronograma de provas e outras etapas será divulgado no edital, após o fim das medidas de distanciamento social. 

Status: aguardando publicação do edital
Banca: a definir

Concurso Senado Federal: bancas devem apresentar propostas até dia 28

Concurso PC PA

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a Polícia Civil do Estado do Pará  manteve os preparativos para o seu concurso. Em fevereiro, o diretor-geral da PC PA divulgou que a previsão de publicação do edital é para o segundo semestre, o que está mantido. 

Serão concorridas 1.495 vagas distribuídas entre as carreiras de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. Dependendo de qual o edital for publicado, as primeiras etapas de avaliação têm chances de ocorrer ainda este ano.

Status: aguardando publicação do edital
Banca: a definir

Concuro Detran RN

O edital do concurso para o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte tinha previsão, antes da chegada do Coronavírus ao Brasil, de ser divulgado até agosto. Até o momento, a comissão não informou se a publicação pode ser adiada po causa da pandemia.

Mas se a previsão for mantida, esta será mais uma prova que pode ocorrer este ano. Inicialmente, eram esperadas 130 oportunidades, mas este não é o número final. Segundo informações do Detran, a expectativa é que as vagas sejam de assistente técnico (níveis médio e técnico) e assessor técnico (superior).

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Noticiário

Especial - Noticiário

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação