Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

5 passos fundamentais para guiar seus estudos. Confira!

5 passos fundamentais para guiar seus estudos. Confira!

Em uma palestra altamente reflexiva e imersiva, a coach Lízia Medina apresentou cinco passos fundamentais que não só servem como um guia na hora dos estudos, mas servem também como um auxílio na descoberta dos sonhos e na busca pelos objetivos finais dos concurseiros.

Em uma palestra altamente reflexiva e imersiva, a coach Lízia Medina apresentou 5 passos fundamentais que não só servem como um guia na hora dos estudos, mas servem também como um auxílio na descoberta dos sonhos e na busca pelos objetivos dos concurseiros. Foi com a maternidade que a coach identificou a necessidade de passar a estipular métodos para maximizar o aprendizado dos estudos, o que não tardou em fazer e transmitir a outras pessoas, auxiliando hoje mais de centenas de estudantes em busca de aprovação, o que, garante ela, "é possível, mas com organização".

1) Olhar além dos estudos para ver o seu destino

Qual é o papel de um coach? Lízia explicou que o coach é a figura capaz de acender uma luz, por meio de perguntas simples, mas poderosas, nas mentes dos concurseiros, tornando seus objetivos mais claros e bem definidos.
 
"Você tem que saber porque é importante para você ser aprovado em um concúrso público. Isso tem que ficar muito claro. É para ter estabilidade, independência financeira, é para poder se casar, para comprar uma casa, para dar uma melhor condição a seus filhos? Todas essas perguntas servem para auxiliar na pergunta final: onde vocë quer chegar? Só sabendo onde você quer chegar você vai ter forças para enfrentar a falta de tempo, dinheiro, a rotina maluca..."
 

2) Parar de ser aluno e começar a progredir

À primeira vista, a diferença entre o que é ser um aluno e o que é ser um estudante pode não estar muito visível. Contudo, a diferença é enorme, explicou a coach, na medida em que um realiza os chamados "estudos ativos", enquanto que o outro se contenta com os "estudos passivos".  

"O aluno estuda no sofá, relaxa, enquanto assiste a uma videoaula de forma passiva, sem ter sequer um caderno ao lado. Já o estudante, esse sim mantêm um estudo ativo, fazendo esquemas, mapas mentais, infográficos, quadros comparativos. Ele produz seu próprio material."

O que você precisa fazer para realizar um estudo ativo?

Lízia explicou que o estudo ativo sofre influência do local onde você optou por estudar. Com isso, a melhor forma é sempre buscar locais sem distrações, atentando para o ambiente, os sons externos e tudo que possa tirar seu foco. A palestrante ainda citou o exemplo de Zico, jogador de futebol do time do Flamengo, que, segundo ela, alcançou sua posição graças a sua dedicação e por buscar diferenciar-se dos demais. 


"Todos os dias o time do Flamengo ia embora e o Zico permanecia lá, chutando e cobrando faltas mais de 200 vezes por dia. Isso foi crucial para atingir o patamar que ele atingiu. A pergunta que te faço agora é: o que você pode fazer para se diferenciar dos outros candidatos?".
 

3) Seguir diariamente o Ciclo do Aprendizado

Você se dedica, estuda regradamente, faz os exercícios, comparece diariamente ao cursinho preparatório. É o suficiente? Não, não é. De acordo com a coach Lízia Medina, seu esforço terá sido em vão se você não conseguir fixar esse conteúdo, e para isso o Ciclo do Aprendizado é fundamental. 
 
 
 
 
"De nada adianta você ter um estudo ativo se você não observa como assimilar o conteúdo da matéria. Você tem que trabalhar em favor de seu cérebro, e para isso é importante observar o Ciclo do Aprendizado. O primeiro passo é o entender, que é aquele primeiro contato com o material. Mas não basta só entender, tem que aprender, e isso se faz por meio do estudo ativo. A terceira etapa é a fixação do conteúdo, feita por meio de revisão, que você tem que aprender a utilizar a seu favor, com pelo menos trinta minutos antes de dormir."

Sono é fundamental

"Quem pensa em virar a noite estudando, está errado." Isso porque é no período do sono profundo que o cérebro é capaz de fixar o conteúdo aprendido durante o dia, dessa forma, ter uma boa noite de sono é fundamental.  

4) Dizer não com mais frequência

Quem aí tem dificuldade em dizer não? Segundo Lízia, aprender a dizer é fundamental. "Diga não no momento do estudo, que tem que ser um momento sagrado, uma prioridade em sua vida. Diga não para sua namorada, para família, para a esposa.. Porque certamente sua aprovação também vai trazer felicidade para essas pessoas. Quando você diz não para elas, você está dizendo sim para você."

 "A liberdade pertence àqueles que dominam o seu dia."

Brendon Buchard 

5) Separar tarefas importantes com aquelas que são apenas ocupação

Nessa etapa, a coach falou da importância da produção para alcançar os seus sonhos, uma vez que só quem produz, vencendo a barreira da procrastinação, da preguiça e do desânimo, é capaz de alcançá-los. "Como conciliar aquilo que é importante com aquilo que é mera distração? Quer ver um exemplo? Você quer estudar, mas resolve arrumar a mesa antes. Quando vê, passou a manhã toda arrumando a mesa. Isso é a ocupação. Ocupação é diferente de uma tarefa que é realmente importante, que é aquilo que vai te levar para o seu objetivo final, sua meta, que é o que realmente importa." 

"Produzir é você fazer o que é necessário na direção da realização dos seus sonhos. O resto é se ocupar."

Geronimo Themi 

 

Ter constância em suas escolhas e ser sincero consigo mesmo é fundamental, explicou Medina. Então, se você optou por seguir determinado caminho, siga-o, sem distrações e sem argumentos que te sabotem.
 
"Você pode reclamar, pode continuar achando que concurso público não é para você, pode até escolher nunca mais fazer um. Mas você tem que decidir e decidir fazer o que decidiu fazer. Tem que colocar em prática as técnicas, os ciclos do estudo, o saber dizer não, e todas as técnicas que aprendeu." 
 
 

 


Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações