Concurso Embasa: edital com 854 vagas pode ficar para 2020

Previsto para este ano, o edital do concurso Embasa ainda está no ritmo de preparativos e pode ficar para 2020. Entenda!

Previsto para ser divulgado este ano, mais precisamente no mês novembro, o edital do concurso Embasa atrasará e pode, inclusive, ficar para o ano que vem. De acordo com a própria Empresa Baiana de Água e Saneamento, não há uma data prevista para a publicação do documento.

Nesta quinta-feira, 28, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA questionou à Gerência de Comunicação Social da Embasa sobre a publicação do edital. Isso porque, em outubro, a empresa estimava que a publicação ocorreria em novembro.

Em resposta aos questionamentos, a Embasa afirma:

"Ainda não há previsão para lançamento do edital neste ano."

A previsão de edital em 2019 não havia sido dada somente pela Embasa, mas também pelo governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Durante um programa papo correria, no Facebook, no mês de julho, ele respondeu sobre os concursos previstos para este ano e disse:

"Devemos ter concurso também da Embasa, que em breve nós publicaremos o edital"

A Embasa, porém, não deu mais detalhes sobre o motivo do atraso na previsão de publicação do edital. Ao que tudo indica, os preparativos finais ainda não foram concluídos e atrasaram os prazos previstos pela empresa e toda a organização.

Ainda não se sabe, também, se o contrato com a banca organizadora já foi assinado. Esse é um importante avanço rumo a publicação do documento. Assim que isso ocorre, geralmente, o extrato é publicado no Diário Oficial contendo a data da assinatura e período de vigência.

A empresa escolhida para organizar o concurso Embasa foi o Instituto AOCP, que foi definida por meio de dispensa de licitação. FOLHA DIRIGIDA teve acesso ao documento de resolução que homologou a escolha da banca, sendo assinado pelo presidente do conselho de administração, Cícero de Carvalho Monteiro.

(Foto: Divulgação)
Concurso Embasa foi autorizado com mais de 800 vagas
(Foto: Divulgação)

Concurso Embasa foi autorizado com 854 vagas

O concurso público da Embasa foi autorizado em abril desse ano. O aval prevê uma oferta de 854 vagas, mas não antecipa os cargos, tampouco escolaridades, requisitos, carga horária e salários das funções.

O concurso Embasa estava previsto no orçamento de 2019, cujo documento foi sancionado e publicado em dezembro de 2018, com o quantitativo de 879 vagas. A portaria, no entanto, trouxe uma oferta um pouco menor.

A Empresa também já tem comissão organizadora formada. O grupo foi responsável pela elaboração do projeto básico e administrou o processo licitatório.

A Embasa precisa publicar um novo edital de concurso público se quiser realizar novas convocações. Isso porque a última seleção já expirou e não está mais em validade, o que não permite chamar aprovados que estivessem no cadastro de reserva.

+ Descomplique seus estudos e seja aprovado no concurso!

O prazo de validade foi de apenas seis meses, esgotado em novembro de 2018. O edital anterior trouxe 600 vagas para as carreiras de assistente e analista de saneamento em diversas áreas, sendo elas para os níveis médio, técnico e superior. As carreiras tinham salários admissionais de R$1.122,84 a R$6.793,31, sendo elas: 

  • agente operacional;
  • operador de processos de água e de esgoto;
  • agente administrativo;
  • assistente de laboratório;
  • técnico operacional - Edificações;
  • técnico em eletromecânica;
  • analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
  • contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
  • engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas 

Comentários