Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Embasa 2019: edital deve sair este ano, diz governador

O governador da Bahia, Rui Costa, disse que o edital do concurso Embasa deve sair este ano junto com os demais da segurança pública.

Mesmo com os entraves e na demora na escolha da banca, o edital do concurso Embasa deve ser divulgado ainda este ano. A previsão foi passada pelo governador da Bahia, Rui Costa, na última terça-feira, 16, durante o programa papo correria, no Facebook.

Em resposta a uma internauta que perguntou sobre os concursos do estado, Rui confirmou que haverá um novo concurso para a Empresa Baiana de Água e Saneamento. O edital pode ser publicado este ano, junto com os da segurança pública.

"Devemos ter concurso também da Embasa, que em breve nós publicaremos o edital", disse Rui sobre os concursos previstos para 2019.

O concurso da Embasa foi autorizado em abril com oferta de 854 vagas. Os cargos que serão oferecidos na seleção ainda não foram confirmados, tampouco as escolaridades e salários.

Confira o trecho da resolução:

A Embasa torna público que o Conselho de Administração, no uso de suas atribuições estatutárias e tendo em vista o deliberado na reunião ordinária realizada em 27 de novembro de 2018, resolveu autorizar a realização de Concurso Público para provimento de 854 vagas.

O concurso da Embasa já estava previsto no orçamento de 2019 e tinha grandes chances de ser realizado. O documento foi sancionado e publicado em dezembro de 2018, informando que o quantitativo seria de 879 vagas, especificadas como "concurso a realizar". A portaria, no entanto, trouxe um número um pouco menor.

Embasa prepara concurso com mais de 800 vagas (Foto: Divulgação)
Embasa prepara concurso com mais de 800 vagas (Foto: Divulgação)

Comissão é formada e trabalha para escolher banca

Outra boa notícia para os interessados no concurso da Embasa é que a comissão organizadora já está formada. Em maio, a empresa informou à FOLHA DIRIGIDA que  "a comissão organizadora está trabalhando para definir a banca que ficará responsável pelo concurso".

Até o momento, a banca que cuidará da seleção não foi definida. A Embasa ainda não tinha definido a modalidade para o processo de escolha da banca. a expectativa era para que fosse feita uma dispensa de licitação, modo mais rápido, o que agilizaria a publicação do edital.

No último mês, a Embasa comunicou à FOLHA DIRIGIDA que algumas decisões externas têm travado esse processo. A Assessoria não confirmou os impedimentos, mas que os trabalhos haviam sido paralisados e sem previsão para serem concluídos.

+ Como manter a concentração nos estudos para concursos?

Último concurso expirou a validade

Outro fator que deve acelerar a publicação do edital é a falta de um cadastro de reserva válido. A Embasa não pode mais convocar remanescentes, pois o prazo do último edital expirou em 2018, sendo assim necessário um novo concurso para suprir tal necessidade.

Os cargos ainda não foram confirmados, mas espera-se que o próximo edital mantenha o mesmo padrão do anterior e possa oferecer chances nos mesmos cargos. O que reforça essa informação é que nenhum deles agora possui lista de aprovados.

último concurso contou com vagas em diversos cargos dos níveis médio, técnico e superior, com 600 vagas para as carreiras de assistente e analista de saneamento em diversas áreas. Os cargos foram:

  • agente operacional;
  • operador de processos de água e de esgoto;
  • agente administrativo;
  • assistente de laboratório;
  • técnico operacional - Edificações;
  • técnico em eletromecânica;
  • analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
  • contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
  • engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).

A seleção foi organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com prazo de validade de seis meses, sendo contados a partir da data da homologação do resultado final, prorrogável por mais seis meses. As carreiras tinham salários admissionais de R$1.122,84 a R$6.793,31.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas 



Comentários