Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Ebserh terá editais em novembro e provas em fevereiro

Editais dos concursos Ebserh serão publicados em novembro com mais de 2 mil vagas. Provas serão em dois finais de semana de fevereiro.

Após divulgar as bancas de seus próximos concursos, a Ebserh informou que os editais nacionais – que preveem vagas para 40 unidades nas cinco regiões do país – e para o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia deverão ser publicados no dia 4 de novembro. 

Já as provas, antes previstas para o mês de março, ocorrerão em 2 de fevereiro de 2020 no caso do concurso nacional e em 9 de fevereiro para as vagas de Uberlândia. As datas foram divulgadas pela própria estatal na tarde desta terça-feira, 8

A seleção com 1.363 vagas em nível nacional será organizada pelo IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação). Já para o Hospital de Uberlândia, com 887 vagas, a organização vai ficar por conta da Fundação Vunesp.

Ao todo serão publicados seis editais, três de cada concurso público. Os candidatos passarão por duas etapas de seleção: prova objetiva e análise de títulos e de experiência profissional.

O diretor de gestão de pessoas da estatal, Rodrigo Barbosa, salientou que a publicação dos candidatos aprovados também já tem previsão. “A homologação deve se dar em abril, no caso do nacional, e em maio, no caso do hospital de Uberlândia”, destacou.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Concurso Ebserh terá 2,2 mil vagas nos níveis médio e superior

O concurso Ebserh nacional contará com um total de 1.363 vagas, distribuídas entre as áreas Médica (448 vagas), Assistencial (800) e Administrativa (115), cada uma com um edital. As lotações são para unidades em vários estados:

► Rio de Janeiro/ RJ, Niterói/RJ, Brasília/DF, São Carlos/SP, Belo Horizonte/MG, Uberaba/MG, São Luiz/MA, Teresina/PI, Fortaleza/CE, Araguaína/TO, Santa Cruz/RN, Natal/RN, Recife/PE, João Pessoa/PB, Petrolina/PE, Campina Grande/PB e Cajazeiras/PB.

Também Aracaju/SE, Lagarto/SE, Salvador/BA, Maceió/AL, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Vitória/ES, Dourados/MS, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Santa Maria/RS, Pelotas/RS, Rio Grande/RS, Manaus/AM e Belém/PA.

Já para o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) serão oferecidas 887 vagas, sendo 173 na área Médica, 614 na Assistencial e 100 na Administrativa. As chances serão distribuídas por 131 carreiras nos níveis médio, técnico e superior.

(Foto: Ebserh)
Concursos Ebserh terão 2,2 mil vagas nos níveis médio, técnico e superior
(Foto: Ebserh)

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o diretor de Gestão de Pessoas informou que a distribuição das vagas entre os cargos já foi elaborada. Contudo, ela ainda pode sofrer variação por conta de novas vacâncias, originando mais vagas. A oferta ainda poderá variar em 25% para mais ou para menos até a abertura dos concursos. 

Já se sabe, contudo, que só para técnicos de enfermagem em Uberlândia são esperadas, pelo menos, 319 vagas. Em ambos os concursos - o nacional e o da UFU - essa categoria vai representar de 35% a 40% do total de vagas.

A distribuição das vagas pelas unidades vai atender a demanda de cada hospital, conforme sua necessidade e seu porte. Unidades de hospitais com maior porte, como os do Maranhão, do Paraná e os do Sudeste deverão contar com mais oportunidades.

Concurso Ebserh, com previsão de 2,2 mil vagas, consta no PLOA 2020 

Além da oferta imediata, será formado cadastro de reserva. Com isso, mais pessoas aprovadas poderão ser convocadas durante os prazos de validade das seleções, que deverão ser de dois anos prorrogáveis por mais dois.

O edital do último concurso da estatal, por exemplo, tinha oferta inicial de 1.196 vagas. Porém muito mais pessoas foram chamadas. Só este ano foram mais de 4.700 profissionais convocados para atuarem em 39 hospitais da Rede.

Os salários do concurso anterior chegavam a R$9 mil, dependendo do cargo. Além disso, os empregados da Ebserh possuem vários benefícios, básicos e legais, como o auxílio-alimentação, até outras vantagens concedidas.

Alguns dos benefícios são:

  • auxílio-alimentação (R$527,10 segundo dados de 2018);
  • auxílio pré-escolar para quem tem dependentes de até seis anos;
  • auxílio pessoa com deficiência, para quem tem dependentes com necessidades especiais;
  • assistência médica e odontológica.

A Ebserh também conta com outras vantagens e políticas de valorização como acompanhamento de parentes em consultas; abono; banco de horas; canal de relações de trabalho; etc. Há também o incentivo à capacitação, com mestrado e especializações. 

Último concurso teve provas objetivas e de títulos

Os interessados nos concursos Ebserh podem ter como base de preparação dos editais anteriores da empresa. No último concurso, que ofertou 1.196 vagas nas áreas Médica, Assistencial e Administrativa, a organização foi do Cebraspe (antigo Cespe/ UnB).

♦ Provas para Download ♦

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos. A primeira compreendeu questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Sendo que a primeira parte abrangeu as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Legislação Aplicada à Ebserh; e
  • Legislação Aplicada ao SUS.

Em Conhecimentos Específicos, as disciplinas variavam de acordo com o cargo. 

Comentários