Concurso Ebserh nacional tem três cargos suspensos

Justiça determina suspensão do concurso Ebserh nacional para três cargos das áreas de Radiologia e Enfermagem.

O concurso Ebserh nacional teve três cargos suspensos após uma decisão liminar da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal. São eles: tecnólogo em radiologia, tecnólogo em radiologia - Radioterapia - e enfermeiro - Perfusionista. Todos da área Assistencial. 

Ao contrário do que havia sido informado anteriormente, os cargos de técnico em radiologia não estão suspensos. Somente os de tecnólogo nas áreas mencionadas, que exigem formação de nível superior.

As vagas não estão excluídas do concurso, mas o andamento da seleção para essas carreiras ficará temporariamente pausado, até que o questionamento da Justiça seja resolvido. O comunicado foi divulgado no site da banca:


Segundo consta no processo que tramita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), os impetrantes da Ação questionam regra do edital publicado no dia 4 de novembro. 

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para esclarecer o motivo, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. 

Concurso Ebserh nacional tem 42,9 mil pedidos de isenção deferidos

Os cargos de tecnólogo em radiologia e tecnólogo em radiologia - Radioterapia - exigem curso de graduação Tecnológica na área, além do registro profissional no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia. Para as vagas na especialidade de Radioterapia também é preciso o título de especialista.

Já para enfermeiro perfusionista é exigida a graduação e a residência em Enfermagem nas áreas de Cardiologia ou Perfusionista. São exigidos também curso de pós graduação em Enfermagem na área e o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem. 

Vale lembrar que o Tribunal de Contas da União também questionou o edital do concurso anterior da Ebserh, publicado em 2018, no que diz respeito aos requisitos para ingresso na carreira de engenheiro clínico. Os dois processos, contudo, não possuem relação e esse questionamento do TCU não afeta o concurso Ebserh 2019.

(Foto: Ebserh)
Concursos Ebserh 2019 somam mais de 2 mil vagas
(Foto: Ebserh)

Provas do concurso Ebserh estão marcadas para fevereiro

Organizado pelo IBFC, o concurso Ebserh nacional tem provas objetivas marcadas para o dia 2 de fevereiro de 2020. Dependendo do desenrolar do processo dos cargos suspensos na justiça, os candidatos a essas vagas poderão ou não fazer o exame neste mesmo dia. 

Os concorrentes terão até quatro horas para responder a 50 (nível médio) ou 60 questões (nível superior) de múltipla escolha abrangendo as seguintes disciplinas:

  • Português
  • Raciocínio Lógico (exceto para médicos)
  • Noções de Informática (apenas para a área administrativa)
  • Legislação do SUS
  • Legislação da Ebserh
  • Conhecimentos Específicos

Além do exame objetivo, também há análise de títulos para cargos de nível superior e de experiência profissional para os de nível médio. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

O concurso Ebserh nacional oferta 1.660 vagas distribuídas por mais de 30 unidades hospitalares ao redor do Brasil. As oportunidades abrangem cargos de níveis médio, técnico e superior com iniciais de até R$14 mil. 

Também está em andamento outro concurso da Ebserh, com 884 vagas destinadas ao Hospital da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Neste caso, as provas serão aplicadas pela Fundação Vunesp no dia 9 de fevereiro.

Juntos, os concursos da estatal somam 2.464 nas áreas Médica, Assistencial e Administrativa. As inscrições foram encerradas no dia 10 de dezembro e a lista de cadastros homologados está prevista para sair em janeiro. 

Em ambos os concursos um dos destaques é a carreira de assistente administrativo, da área administrativa, que exige o nível médio. São 180 vagas mais formação de cadastro de reserva, com vencimento inicial de R$2.451,14 para trabalhar 40 horas por semana. 

Os selecionados serão contratados pelo regime celetista. Além dos salários, a Ebserh concede benefícios como auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar para dependentes de até seis anos, auxílio pessoa com deficiência e assistência médica e odontológica.

A empresa possui políticas de valorização como acompanhamento de parentes em consultas; abono; banco de horas; canal de relações de trabalho; etc. Há também o incentivo à capacitação, com mestrado e especializações.

Além da oferta imediata de vagas, os concursos vão formar cadastro de reserva. Desta forma, mais pessoas aprovadas poderão ser convocadas durante o prazo de validade das seleções.

No último concurso, por exemplo, a oferta inicial era de 1.196 vagas, mas só este ano mais de 4.700 profissionais foram chamados para atuar em 39 hospitais da Rede.

Comentários