Concurso Ebserh: estatal segue com trâmites para escolher a banca

Ebserh realiza processo licitatório para escolher a banca organizadora de seu próximo concurso público. Serão mais de 2 mil vagas.

O concurso Ebserh, que vai ofertar mais de 2 mil vagas, depende somente da definição de uma organizadora. Segundo informações transmitidas à reportagem da FOLHA DIRIGIDA nesta quinta-feira, 3, o processo segue avançando e previsão para publicar o edital este ano está mantida.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares divulgou a chamada pública para escolher a banca em agosto deste ano. A expectativa, tendo em vista o tempo transcorrido, é que a organizadora seja definida em breve.

Assim que contratada, as partes deverão ajustar os últimos detalhes do edital, como o cronograma estrutura de provas. A previsão é que as inscrição sejam abertas ainda em 2019 e que as provas ocorram até março do próximo ano.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Foram publicadas duas chamadas públicas, uma visando os quadros de hospitais universitários em nível nacional (são mais de 30 unidades em vários estados) e outro para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), em Minas Gerais.

Apesar de serem documentos separados, é provável que a mesma banca fique responsável por organizar as duas seleções. Os prazos e etapas dos concursos também deverão transcorrer simultaneamente. 

Concurso Ebserh: editais este ano e provas até março, diz diretor

Concurso Ebserh terá 2,2 mil vagas nos níveis médio e superior

O concurso Ebserh nacional contará com um total de 1.363 vagas, distribuídas entre as áreas Médica (448 vagas), Assistencial (800) e Administrativa (115), cada uma com um edital. As lotações são para unidades em vários estados:

► Rio de Janeiro/ RJ, Niterói/RJ, Brasília/DF, São Carlos/SP, Belo Horizonte/MG, Uberaba/MG, São Luiz/MA, Teresina/PI, Fortaleza/CE, Araguaína/TO, Santa Cruz/RN, Natal/RN, Recife/PE, João Pessoa/PB, Petrolina/PE, Campina Grande/PB, Cajazeiras/PB, Aracaju/SE, Lagarto/SE, Salvador/BA, Maceió/AL, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Vitória/ES, Dourados/MS, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Santa Maria/RS, Pelotas/RS, Rio Grande/RS, Manaus/AM e Belém/PA.

Já para o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia serão oferecidas 887 vagas, sendo 173 na área Médica, 614 na Assistencial e 100 na Administrativa. As chances serão distribuídas por 131 carreiras nos níveis médio, técnico e superior.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o diretor de Gestão de Pessoas da empresa, Rodrigo Barbosa, informou que a distribuição das vagas entre os cargos já foi elaborada. Contudo, ela ainda pode sofrer variação por conta de novas vacâncias, originando mais vagas.

Por isso a relação completa dos cargos não foi divulgada. A estimativa é o que o número de oportunidades aumente em até 25% até a publicação do edital. 

(Foto: Ebserh)
Concurso Ebserh 2019 é anunciado, com mais de 2 mil vagas 
(Foto: Ebserh)

Área de Enfermagem terá número de vagas atrativo

Só para técnicos de enfermagem em Uberlândia são previstas, pelo menos, 319 vagas. A necessidade de contratações é grande em todas as áreas, mas a maior é de técnicos dessa área.

Ainda segundo o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, em ambos os concursos - o nacional e o da UFU - as vagas para essa carreira deverá representar de 35% a 40% do total de oportunidades.

Ambas as seleções da Ebserh têm o objetivo de contratar profissionais efetivos, além de formar cadastro reserva. Deste modo, mais pessoas poderão ser convocadas durante o prazo de validade da seleção. 

Concurso Ebserh gerou 4 mil admissões em 2019 e deve manter tradição

O número de convocações costuma exceder a oferta de vagas imediata, como ocorreu no concurso anterior. Inicialmente seriam preenchidas 1.196 vagas, mas só este ano mais de 4.700 profissionais já foram chamados para atuar em 39 hospitais da Rede.

Os selecionados no concurso Ebserh terão direito a uma série de benefícios e vantagens. Alguns dos benefícios são: auxílio-alimentação (R$527,10); auxílio pré-escola para dependentes de até seis anos; auxílio pessoa com deficiência; e assistência médica e odontológica.

A Rede também possui outras vantagens e políticas de valorização como acompanhamento de parentes em consultas; abono; banco de horas; canal de relações de trabalho; etc. Barbosa também destaca o incentivo à capacitação, com mestrado e especializações.

Último concurso Ebserh pode ser referência de preparação

Os interessados em uma das vagas do concurso podem se preparar tendo como referência o edital do concurso anterior, publicado em 2018. A organização ficou por conta do Cebraspe. 

A seleção também abrangeu as áreas Administrativa, Assistencial e Médica, em cargos de níveis médio e superior, totalizando 1.196 vagas mais formação de cadastro. Os salários iniciais chegavam a R$8 mil.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e de títulos. A primeira compreendeu 100 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos.

Apenas o médicos a estrutura foi diferente: 30 questões de Conhecimentos Básicos, 30 de Conhecimentos Complementares e 40 de Conhecimentos Específicos.

Comentários