Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso DPE-RS para defensor: sai resultado da prova discursiva

Candidatos ao cargo de defensor do concurso DPE-RS já podem consultar o resultado da prova discursiva.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul divulgou o resultado das provas discursivas do concurso DPE-RS, que oferece vagas para a carreira de defensor. O documento com a lista dos aprovados foi divulgado no site da Fundação Carlos Chagas, a organizadora.

A prova discursiva é a segunda fase da seleção, com caráter eliminatório e classificatório. A etapa conduzirá os aprovados para as próximas fases de seleção. O resultado divulgado ainda cabe recurso, sendo aceitos pelo portal da banca até esta terça-feira, 30.

resultado DPE-RS

No concurso DPE-RS para defensor, foram aplicadas duas provas discursivas, com cinco horas cada e cobrando diversas disciplinas. A primeira prova foi composta por uma peça processual e quatro questões e a segunda prova no memso formato, com variações nas matérias a serem cobradas.

As provas foram realizadas em dois momentos: a primeira no dia 15 de setembro, sábado, e a segunda avaliação no dia 16, domingo, ambas com início às 14h e os candidatos deveriam permanecer por, pelo menos, três horas no local da avaliação.

DPE-RS divulga resultado das provas discursivas (Foto: Ascom)
DPE-RS divulga resultado das provas discursivas
(Foto: Ascom)

Prova objetiva aconteceu em junho

A primeira etapa do concurso público para defensor foi realizada no dia 10 de junho, sendo uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 100 questões. Os candidatos tiveram no máximo cinco horas para completar toda a avaliação.

Confira a distribuição das questões:

Bloco 1 - 20 questões
Língua Portuguesa

Bloco 2 - 20 questões
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Tributário

Bloco 3 - 20 questões
Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito do Consumidor

Bloco 4 - 20 questões
Direito Penal
Direito Processual Penal
Direito das Execuções Penais
Criminologia

Bloco 5 - 20 questões
Direitos Humanos
Direito da Criança e do Adolescente
Direito Institucional

Os gabaritos das provas objetivas foram divulgados dois dias após, no site da FCC. O caderno de questões também ficou disponível para consulta individual. O concurso contará ainda com outras etapas, sendo convocados apenas os aprovados nas fases anteriores.

⇒ Terceira Fase: sindicância sobre a vida pregressa do candidato, dos exames de sanidade física, psiquiátrica e aptidão psicológica para o exercício do cargo de Defensor Público e da entrevista, de caráter eliminatório, e das Provas Orais, de caráter eliminatório e classificatório.
⇒ Quarta Fase: prova de tribuna, de caráter eliminatório e classificatório.
⇒ Quinta Fase: prova de títulos, de caráter classificatório. 

Cargo de defensor tem ganhos iniciais de R$22,2 mil

O edital para a carreira de defensor público da DPE-RS foi divulgado em março deste ano, com oferta de 50 vagas. Os servidores receberão remuneração de R$22.213,43 e para concorrer é preciso ser bacharel em Direito e ter experiência de três anos na atividade jurídica, contados até a data da posse.

Do total, cinco vagas ficam reservadas para candidatos deficientes, enquanto outras dez para negros e duas para a população indígena. Com possibilidade de cadastro de reserva, o edital prevê que mais vagas poderão surgir durante o prazo de validade do concurso. 



Comentários