Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso DPE-RS: candidatos são convocados para a prova de tribuna

Saiu o resultado da prova oral do concurso para defensor da DPE-RS e os aprovados nesta etapa estão convocados para a prova de tribuna.

Os candidatos do concurso para defensores da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) já podem conferir o resultado final da terceira etapa da seleção (prova oral). Além disso, a lista dos convocados para prova de tribuna também já está disponível para consulta. 

O resultado e o edital de convocação estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora. A prova de tribuna corresponderá à quarta fase do concurso DPE-RS e será realizada na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de maio

DPE-RS realiza concurso para defensores (Foto: Ascom)
Concurso DPE-RS oferece 50 vagas para defensor
(Foto: Ascom)

Conforme o edital de convocação, a prova de tribuna será realizada em sessão pública e registrada em gravação de áudio e vídeo. O exame consistirá na explanação do candidato sobre ponto sorteado e pelo tempo de 15 minutos.

Na correção e julgamento da prova, a banca examinadora atribuirá nota de zero a dez. Na avaliação, serão considerados os seguintes critérios e percentuais:

  • Postura (10%);
  • Oratória (20%);
  • Clareza na Exposição (20%);
  • Adequação ao Tema (40%).

Serão considerados aprovados na quarta fase os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a seis, considerando a nota final atribuída por cada examinador.

Os candidatos habilitados nesta etapa serão convocados para a última fase, a prova de títulos.

Concurso DPE-RS oferece iniciais de R$22 mil

O concurso para defensores da DPE-RS oferece 50 vagas. A carreira tem remuneração inicial de R$22.213,43. Para concorrer, foi preciso apresentar bacharel em Direito e experiência de, pelo menos, três anos na atividade jurídica.

Das oportunidades do edital, cinco são reservadas para candidatos com deficiência, dez para negros e duas para a população indígena. Também há formação para cadastro de reserva, desta forma, mais aprovados poderão ser chamados durante a validade da seleção.

Até o momento, o concurso DPE-RS teve três exames, sendo eles: objetivos; escritos; e oral. Agora, os aprovados realizarão as provas de tribuna e de títulos. Com o resultado final, a seleção ficará válido por dois anos, contados a partir da homologação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Prepare-se para concursos em 2019!

Como pontuar na prova de títulos

Uma das próximas etapas do concurso DPE-RS será a prova de títulos. Para saber como pontuar neste exame, FOLHA DIRIGIDA traz algumas dicas abaixo. Confira! 

Fique por dentro de concursos jurídicos





Comentários