Concurso DPE-RJ: sai convocação de classificados para área de apoio

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro publicou a lista de convocados classificados no concurso DPE-RJ para área de apoio.

O concurso DPE-RJ 2018 para a área de apoio publicou a lista de convocação dos candidatos classificados. Com homologação divulgada em setembro deste ano, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro ofereceu 27 vagas para cargos de técnico médio, técnico superior jurídico e superior especializado da Defensoria.

Agora, os classificados relacionados nas listagem devem comparecer à Sede da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 314, Castelo, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 3º andar).

Na ocasião, deverão estar munidos dos seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • PIS / PASEP (cartão do PIS, carteira de trabalho ou demais comprovantes), Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  • Declaração de União Estável;
  • Certidão de Nascimento do(s) Filho(s);
  • CPF do cônjuge ou companheiro(a) (apenas cópia);
  • CPF do(s) filho(s), se cadastrado(s) (apenas cópia); Título de eleitor;
  • Comprovante da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral (site do TRE);
  • Certificado de Reservista;
  • Declaração de Imposto de Renda relativa ao último exercício fiscal, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal, e, se casado(a), a do cônjuge;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Escolaridade exigida para o cargo;
  • desejável que o candidato portador de diploma de graduação, especialização ou extensão (inferior a 360 horas) apresente a comprovação no ato da entrega das documentações, uma foto 3x4 colorida e recente;
  • Consulta qualificação cadastral – Ambiente Nacional do eSocial; e
  • Certidões dos setores de distribuição dos fóruns criminais dos locais em que tenha residido nos últimos cinco anos, das Justiças Federal e Estadual, expedidas, no máximo, há seis meses, respeitado o prazo de validade descrito na própria certidão, quando houver.

Do total de 105 convocados, 48 são para o cargo de técnico médio, 50 para o de técnico superior jurídico e sete para o de superior especializado. O último, teve o seu quantitativo distribuído entre as especialidades de Estatística (dois); Psicologia (um); e Tecnologia da Informação (quatro).

O concurso DPE-RJ tem dois anos de prazo de validade, sendo contados a partir da homologação, com possibilidade de prorrogação por mesmo período. Durante este tempo os aprovados poderão ser chamados, conforme a necessidade do órgão e disposições orçamentárias. 

Prepare-se para concursos

Concurso para área de apoio reuniu mais de 54 mil candidatos

O concurso DPE-RJ ofereceu 27 vagas efetivas, que foram distribuídas pelos três cargos. Segundo informações da Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora, 54.874 inscrições foram homologadas.

Contudo, mais 11 mil candidatos faltaram à aplicação das provas objetivas, no dia 14 de abril. Neste caso, cerca de 43 mil pessoas realizaram os exames. Os inscritos tiveram até quatro horas para responder de 70 a 90 questões, dependendo do cargo escolhido.

Concurso DPE-RJ realiza convocação para área de apoio
(Foto: Pixabay)

As provas foram realizadas nos municípios do Rio de Janeiro e em Niterói, além de Duque de Caxias, Cabo Frio, Volta Redonda, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaperuna, Macaé, Angra dos Reis e Valença, no Estado do Rio.

Para ser aprovado nas provas de técnico médio e técnico superior jurídico foi preciso acertar, no mínimo, 40% das questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, além de não zerar nenhuma disciplina. 

Já no caso de técnico superior especializado foi preciso acertar 40% em Conhecimentos Específicos, 50% do total de questões da prova e não zerar nenhuma disciplina.

As vagas do concurso DPE-RJ estão divididas entre 12 regiões de lotação. A maior parte das inscrições, mais de 30 mil, foram para o município do Rio de Janeiro. Confira os requisitos e oportunidades oferecidas para cada cargo:

Cargo Requisito Nº de vagas
Técnico médio Nível médio 12 + CR
Técnico superior Jurídico Nível superior em Direito 12 + CR
Técnico superior especializado Nível superior em várias áreas três + CR

Comentários