Concurso Detran-RN para níveis médio e superior forma nova comissão

Ainda não há data para publicação do edital.

concurso Detran-RN está cada vez mais próximo de acontecer. Uma nova comissão para a seleção foi constituída e publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte do dia 18 de fevereiro. Há também a informação dos cargos que serão contemplados.

A seleção proverá vagas para nível médio, técnico e superior. Até o momento, as vagas são para: assessor técnico - várias áreas e para assistente técnico. Em 2019, a Assessoria de Imprensa do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte chegou a informar que o número de vagas girava em torno de 130. 

Veja abaixo quem fará parte da comissão do processo seletivo:

  1. Milton Gomes Barreto - Assistente Técnico - Matrícula, 176.550 -7, (Presidente);
  2. Aline Kelly Costa da Silva - Assistente Técnico - Matrícula, 215.147-2, (Membro);
  3.  Eduardo Luciano de Lucena - Analista de Suporte - Matrícula, 214.668-1, (Membro);
  4.  Antonino Melo dos Santos - Assessor Técnico - Matrícula, 199.473-5, (Membro);
  5.  Mércia da Silva Pereira - Assessor Técnico - Matrícula, 215.070-0, (Membro).

Os membros da comissão devem realizar agora o estudo do quantitativo de vagas e levantar as informações necessárias para a realização do concurso. Normalmente, depois desse passo o próximo é a elaboração do projeto básico.

O documento, também chamado de termo de referência, reúne as informações essenciais do concurso, como vagas, cargos e etapas e é utilizado para a a contratação da banca que ficará responsável pela organização da seleção. 

A comissão do concurso para o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte havia sido formada em setembro de 2018. O documento não mencionava o prazo para conclusão dos trabalhos pelo grupo. Porém, com este novo documento publicado, a antiga Portaria nº 1330/2018-GADIR, publicada no DOE 14253, de 20 de setembro daquele ano, foi revogada.

Os trâmites para a realização do concurso estavam paralisados. Em abril de 2019, a assessoria de imprensa justificou que o motivo da lentidão nos preparativos da seleção estava relacionado a questões orçamentárias.

Detran-RN
Concurso Detran-RN é aguardado desde 2018 (Foto: Divulgação)

Apesar de ter retomado os processos, o concurso Detran-RN ainda não tem uma data definida para a publicação do edital. 

Em setembro do ano passado a assessoria do órgão informou à FOLHA DIRIGIDA que o governo havia proposto a chamada de aprovados em 2021, sendo o edital publicado no decorrer de 2020.

Até então, o intuito era oferecer vagas para as carreiras de assistente técnico (médio) e assessor técnico (superior).

Último concurso Detran-RN foi realizado há 10 anos

O Detran-RN só poderá nomear novos servidores para suprir o déficit atual após homologação de um novo concurso público. O último foi realizado em 2010 e já teve validade expirada, de modo que seu cadastro de reserva não pode mais ser utilizado.

Na última seleção, foram ofertadas 285 vagas nos níveis médio, médio/técnico e superior. Além das carreiras de assistente e assessor, também havia os cargos de analista de suporte, eletricista/programador, programador e vistoriador/ emplacador. 

Os vencimentos iniciais, na época, variavam de R$799,30 a R$2.337 (os valores devem ser reajustados na nova seleção). Os candidatos foram avaliados por meio de até duas etapas: prova objetiva, eliminatória e classificatória, para todos os cargos; e investigação social documental, eliminatória, apenas para algumas áreas de assessor técnico.

Concurso Detran-RN: saiba como foram as provas anteriores

Botão com link para assinatura

Lembrando que até a publicação do novo edital Detran RN esse quantitativo previsto de vagas pode ser alterado. Após os estudos realizados pela comissão do concurso, por exemplo, podem ser identificadas vacâncias decorridas de aposentadorias, mortes, exonerações ou saídas em geral, acarretando em um aumento do quantitativo anunciado.