Detran-RN: estudo para novo concurso deve ser concluído até maio

A comissão do concurso Detran-RN voltou a se reunir e deve finalizar relatório com levantamento de vagas até maio.

Os preparativos do concurso Detran-RN já foram retomados. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a comissão do concurso voltou a se reunir e definiu um calendário de atividades.

O departamento explicou que nesta fase os trabalhos se concentram em fazer o levantamento de cargos em todas as cidades onde o órgão possui unidades de atendimento. A previsão é de que seja preparado um relatório até maio deste ano.

Só depois da finalização desses estudos, que as necessidades de vagas serão apresentadas à Direção do Detran-RN e à Secretaria de Planejamento. Desse modo, ainda é cedo para estipular uma data para publicação do edital.

A comissão do concurso para o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte foi formada em setembro de 2018. O documento não mencionava o prazo para conclusão dos trabalhos pelo grupo.

No entanto, os trâmites para a realização do concurso estão paralisados desde então. Em abril de 2019, a assessoria de imprensa justificou que o motivo da lentidão nos preparativos da seleção estava relacionado a questões orçamentárias.

Sindicato cobra concurso Detran-RN, mas edital pode ficar para 2020

Concurso Detran-RN é pauta de greve e governo propõe edital em 2020

Detran-RN
Concurso Detran-RN é aguardado desde 2018 (Foto: Divulgação)

Último concurso Detran-RN foi realizado há 10 anos

O Detran-RN só poderá nomear novos servidores para suprir o déficit atual após homologação de um novo concurso público. O último foi realizado em 2010 e já teve validade expirada, de modo que seu cadastro de reserva não pode mais ser utilizado.

Em setembro do ano passado a assessoria de imprensa do órgão informou à FOLHA DIRIGIDA que o governo propõe a chamada de aprovados havia proposto a chamada de aprovados em 2021, sendo o edital publicado no decorrer de 2020.

Até então, o intuito era oferecer vagas para as carreiras de assistente técnico (médio) e assessor técnico (superior). Na época a assessoria de imprensa do Detran-RN disse que o quantitativo de vagas deveria girar em torno de 130 oportunidade.

Lembrando que até a publicação do edital esse quantitativo pode ser alterado. Após os estudos realizados pela comissão do concurso, por exemplo, podem ser identificadas vacâncias decorridas de aposentadorias, mortes, exonerações ou saídas em geral, acarretando em um aumento do quantitativo anunciado.

Botão com link para assinatura

Concurso deve oferece vagas de níveis médio e superior

A expectativa é que o novo concurso Detran-RN ofereça oportunidades semelhantes as que foram ofertadas em 2010. Na ocasião, a seleção contemplou 285 vagas nos níveis médio, médio/técnico e superior.

Além das carreiras de assistente e assessor, havia chances para os cargos de analista de suporte, eletricista/programador, programador e vistoriador/ emplacador.

Os vencimentos iniciais, na época, variavam de R$799,30 a R$2.337. Os candidatos foram avaliados por meio de: prova objetiva, para todos os cargos; e investigação social documental, apenas para algumas áreas de assessor técnico.

Não há dúvidas quanto a necessidade do concurso. Uma das pautas reivindicadas durante uma greve realizada em setembro do último ano era, justamente, a realização de um novo concurso, para preenchimento de vacâncias no órgão.

Os servidores também solicitavam reajuste salarial e pagamento das três folhas em atraso devidas aos aposentados e pensionistas da autarquia. Assim como a revogação do decreto 29007, que retira a autonomia do departamento.