Concurso Detran-RN: saiba como foram as provas anteriores

Realizado em 2010, o último concurso do Detran-RN teve apenas duas etapas de avaliação.

O próximo concurso público para o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) já tem comissão organizadora formada e os preparativos iniciados. Por isso, os interessados na seleção já podem começar os estudos, tendo como referência o edital e as provas anteriores. 

(Foto: Divulgação/ Detran-RN)
Concurso Detran-RN terá vagas nos níveis
médio e superior (Foto: Divulgação/ Detran-RN)

O setor de Recursos Humanos informou à FOLHA DIRIGIDA que a oferta vai abranger os níveis médio e superior. A instituição espera ofertar vagas de assistente técnico (nível médio) e assessor técnico (superior), com oportunidades para várias áreas, podendo haver ainda inclusão de outros cargos. 

Realizado em 2010, o último concurso público teve oferta de 285 vagas nestas mesmas carreiras, além de analista de suporte, eletricista/programador, programador e vistoriador/ emplacador. Na época, os salários variavam de R$799,30 a R$2.337. Os valores atuais ainda não foram divulgados. 

Concurso teve duas etapas de avaliação

O concurso Detran-RN de 2010 submeteu os candidatos a duas etapas de avaliação, sendo elas: prova objetiva, eliminatória e classificatória; e investigação social documental, eliminatória. A primeira era destinada aos concorrentes de todos os cargos. Já a investigação era apenas aos candidatos a assessor técnico da área de Informática, analista de suporte, programador e vistoriador/ emplacador. 

► Prova objetiva

No exame de múltipla escolha os candidatos de todos os níveis de escolaridade tiveram até quatro horas para responder a 60 questões. A aplicação aconteceu nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Nova Cruz. 

Cada questão valia um ponto, somando o total de 60 pontos na prova. Para ser considerado aprovado era preciso obter, pelo menos, 40% de aproveitamento. 

Acesse as provas objetivas do concurso de 2010 e prepare-se para o concurso praticando!

► Investigação social documental

A investigação social – para os candidatos a assessor técnico da área de Informática, analista de suporte, programador e vistoriador/ emplacador – foi realizada para os candidatos que foram classificados no exame de múltipla escolha. A etapa tinha o objetivo de verificar a conduta considerada necessária para exercer as funções. 

⇒ Seu concurso tem investigação social? Entenda!

Os selecionados para a investigação tiveram que comparecer a um local designado pela banca e preencher uma folha de informações e entregar os documentos que foram solicitados, que serviriam para análise de conduta e antecedentes. 

Material de preparação para o concurso Detran-RN

wink Como estudar Português para concursos públicos? Baixe o e-book!

Quer saber como estudar quando o edital do concurso ainda não foi publicado? Assista ao vídeo com dicas da coach de concursos públicos Deborah Call: