Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Detran-RN é pauta de greve e governo propõe edital em 2020

Diante da greve dos profissionais do Detran-RN, o governo do Rio Grande do Norte propôs abertura do concurso em 2020.

Nesta segunda-feira, 9, os profissionais do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte entraram em greve por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria está a abertura de novo concurso Detran-RN para reposição de pessoal.

Além disso, os servidores solicitam o reajuste salarial e pagamento das três folhas em atraso devidas aos aposentados e pensionistas da autarquia. Assim como a revogação do decreto 29007, que retira a autonomia do departamento.

Para o diretor de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado (Sinai-RN), Alexandre Guedes, “fica difícil, nestas condições, a categoria suportar as adversidades que está enfrentando”.

Em contato com FOLHA DIRIGIDA nesta segunda, 9, a Assessoria de Imprensa do Detran-RN explicou que o governo propõe a chamada de aprovados em um novo concurso em 2021. Para isso, o edital seria publicado no decorrer do próximo ano.

Essas propostas foram apresentadas em uma reunião na sexta-feira, 6, com o sindicato. Uma assembleia, porém, está marcada para o dia 10 de setembro para verificar se a categoria acatará os projetos e terminará a greve dos serviços. Nos dias 23 e 24 de julho, os funcionários já tinham suspendido as atividades.

Detran-RN pode ter novo concurso a partir de 2020
(Foto: Divulgação)​​​​​

 

A Assessoria de Imprensa do Detran-RN ainda identificou que os trâmites para abertura do concurso são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Administração. Ao departamento cabe informar o número de cargos vagos a serem preenchidos.

O que, de acordo com o setor de imprensa, gira em torno de 130 profissionais. Até a divulgação do edital, esse quantitativo pode aumentar em função de aposentadorias, mortes, exonerações ou saídas em geral.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação
+ Concurso Detran-RN está entre as reivindicações da categoria

Concurso Detran-RN consta no plano Plurianual do governo

O concurso Detran-RN consta no Plano Plurianual do governo do Rio Grande do Norte. A previsão é que o edital para contratação de novos profissionais seja publicado em 2020. Porém, para o sindicato, isso não dá garantias suficientes.

A categoria não descarta a possibilidade de novas greves, caso o governo do Estado não dê respostas satisfatórias diante da pauta. Quanto ao concurso, desde setembro de 2018, há uma comissão formada para dar andamento aos preparativos internos.

Quase um ano depois, porém, não foi aberto um processo de licitação para contratação de uma banca organizadora. Essa instituição será a responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como provas objetivas.

Em geral, os editais de concursos públicos só são publicados após a contratação da banca. O setor de Recursos Humanos do Detran-RN, por sua vez, já adiantou que a seleção deverá contemplar cargos de níveis médio e superior.

A intenção é que as vagas sejam para as carreiras de assistente técnico (médio) e assessor técnico (superior). O novo concurso Detran-RN deverá seguir os moldes da última seleção, que ocorreu em 2010.

Na época, foram ofertadas 285 vagas nos níveis médio, médio/técnico e superior. Assim como as carreiras de assistente e assessor, também foram contemplados os cargos de analista de suporte, eletricista/programador, programador e vistoriador/emplacador.

Os vencimentos iniciais variavam de R$799,30 a R$2.337. Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, para todos os cargos; e investigação social documental, apenas para algumas áreas de assessor técnico.

Comentários