Concurso Detran RN: comissão estuda vagas e edital sai até agosto

Comissão do concurso Detran RN realiza levantamento de vagas e edital deve ser publicado no segundo semestre.

Os preparativos para o concurso Detran RN já foram iniciados pela nova comissão e o edital poderá ser divulgado até agosto. A expectativa de vagas nos níveis médio, técnico e superior estão mantidas, mas ainda não foi concluído o estudo que vai determinar a quantidade.

As informações foram transmitidas por fontes de FOLHA DIRIGIDA nesta terça-feira, 3. Também há um planejamento que prevê a conclusão desse levantamento entre final de abril e início de maio. 

Saiba mais sobre o concurso Detran RN

Até o final de maio, quando esse estudo da comissão for concluído, será entregue à direção do Departamento e apresentado à Secretaria de Administração do Rio Grande do Norte o projeto básico da seleção. 

O documento trará as informações iniciais do concurso, como cargos e número de vagas, e será a base para a próxima etapa, que é a escolha da banca. Com o estudo concluído, a secretaria de Administração iniciará os trâmites para contratar a organizadora.

Vale lembrar que os preparativos do concurso foram iniciados em setembro de 2018, mas paralisados no ano passado devido a questões de orçamento. Este ano os trâmites foram retomados com a publicação de uma nova comissão organizadora.

 

Edital do concurso Detran RN sai no segundo semestre

O objetivo do Departamento Estadual de Trânsito é publicar o edital no segundo semestre e aplicar as provas ainda este ano. Para dar tempo de homologar e contratar os aprovados em 2021, a previsão é abrir o concurso até agosto. 

É importante destacar que esses prazos não são definitivos e os trâmites dependem de uma série de procedimentos e análises internas. Por isso podem haver atrasos ou mesmo adiantamentos. 

Vale lembrar também que o Governo Estadual tem um acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte (Sinai-RN). Firmado em outubro do ano passado, ele estipulava o início do concurso ainda neste semestre. 

Porém, fontes de FOLHA DIRIGIDA esclarecem que os trâmites só permitirão a publicação do edital no segundo semestre. O Sinai pede a realização de concurso público para recrutar novos profissionais e desafogar a demanda até 2021.

► Confira: acesso a mais de 650 mil questões e simulados inéditos para concursos!

Seleção deverá ter vagas nos níveis médio, técnico e superior

Como já mencionado, a expectativa para que o concurso Detran RN tenha vagas nos níveis médio, técnico e superior está mantida. Porém, o número a ser oferecido ainda não é definitivo.

Segundo últimas informações prestadas pela instituição, eram esperadas 130 oportunidades no novo edital. Esse quantitativo pode se manter ou ser alterado (para mais ou para menos). 

As carreiras esperadas são de assistente técnico (níveis médio e técnico) e assessor técnico (superior), segundo informações transmitidas anteriormente pelo setor de Recursos Humanos.

As oportunidades serão distribuídas entre várias áreas que compõem essas carreiras. A seleção deverá seguir moldes semelhantes ao do concurso anterior. 

Detran-RN (Foto: Divulgação/ Detran-RN)
Detran RN não realiza concurso concurso há dez anos
(Foto: Divulgação/ Detran-RN)

Último concurso Detran RN teve 285 vagas

O Detran RN só poderá nomear novos servidores para suprir o déficit de pessoal após homologar um novo concurso público. Acontece que o último, realizado em 2010, já teve validade expirada e seu cadastro de reserva não pode mais ser utilizado.

Na seleção anterior, a oferta foi de 285 vagas nos níveis médio, técnico e superior. Além das carreiras de assistente e assessor, também havia os cargos de analista de suporte, eletricista/programador, programador e vistoriador/ emplacador. 

Confira o edital do concurso Detran RN 2010

Os vencimentos iniciais, na época, variavam de R$799,30 a R$2.337. Os candidatos foram avaliados por meio de até duas etapas: prova objetiva, eliminatória e classificatória, para todos os cargos; e investigação social documental, eliminatória, apenas para algumas áreas de assessor técnico.

Resumo do concurso Detran RN 2020

  • Previsão de vagas: 130 (níveis médio, técnico e superior)
  • Remuneração: não divulgado
  • Banca: não definida
  • Edital: até agosto
  • Provas: até dezembro