Folha Dirigida Entrar Assine

Detran-PA nova data da prova do concurso para agente de educação

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) divulgou a nova data da prova para agentes de educação de trânsito.

Atenção candidatos do concurso para o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA): a Fadesp, organizadora da seleção, divulgou neste dia 14 o novo calendário para o cargo de agente de educação de trânsito. A prova objetiva está marcada para o dia 28 de abril. Já os cartões de inscrição, com os locais de prova, serão liberados no dia 2 do mesmo mês.

A prova será realizada no turno da manhã, das 8h às 12h. O exame trará 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos (seis de Língua Portuguesa, quatro de Matemática e Raciocínio Lógico, quatro de Legislação Aplicável ao Detran-PA, três de Ética e Qualidade no Serviço Público e três de Noções de Microinformática) e 30 de Conhecimentos Específicos. 

Invista na sua preparação para o concurso

Os candidatos também deverão elaborar uma redação de 20 a 30 linhas. A avaliação terá valor de dez pontos. Serão analisados os seguintes aspectos: tema, argumentação, coerência argumentativa e elaboração crítica. Serão corrigidas as redações dos que alcançarem pelo menos 50% do total de pontos da prova objetiva e não zerarem a prova de Língua Portuguesa.

Agente Detran-PA
Provas objetivas para agente de educação será aplicadas em abril 
(Foto: Divulgação)

Provas do concurso Detran foram canceladas

Os candidatos aos cargos de agente de educação de trânsito do concurso Detran-PA já haviam feito provas no último dia 10. No entanto, estas foram canceladas pois os envelopes com as avaliações foram abertas sem a presença de testemunhas. Tal ação viola uma das regras estabelecidas no edital do concurso.

A Secretaria de Administração do Estado determinou que os candidatos refizessem o exame em uma nova data. A decisão foi acatada pela organizadora da seleção, a Fadesp. De acordo com o novo cronograma, o resultado final do concurso para este cargo deverá ser publicado em julho.

O concurso oferta, ao todo, 100 vagas. Destas, 34 são para agente de educação de trânsito e 66 para agente de fiscalização de trânsito. O cronograma para essa última função se manteve inalterado. Ou seja, é o mesmo divulgado no edital de abertura do concurso.

Os concorrentes ao cargo de agente de fiscalização passarão, ainda, por outras etapas de avaliação: avaliação de saúde, teste de capacidade física, avaliação psicológica e entrega de certidão negativa da vara de execução criminal. Por fim, será realizado um curso de formação. 

O concurso Detran-PA atraiu 79.392 candidatos para as 100 vagas ofertadas. Foram 53.060 inscrições para o cargo de agente de educação de trânsito e 26.332 para agente de fiscalização de trânsito. 

A remuneração para os cargos é composta pelo vencimento básico de R$2.191,52, mais uma gratificação de trânsito. A carga horária é de 30 horas semanais. Os servidores serão regidos pelo regime de contratação estatutário, que garante estabilidade ao servidor.

Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio 



Comentários