Detran-PA divulga edital de concurso com oferta de 100 vagas

Saiu o edital para o concurso do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), com oferta é de 100 vagas imediatas.

Matéria atualizada em 07/12/2018, às 14h33

Saiu o edital para o concurso do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA). A oferta é de 100 vagas imediatas, sendo 66 para agente de fiscalização de trânsito e 34 para agente de educação de transito. 

A exigência para ambos os cargos é o ensino médio completo. Para se candidatar a agente de fiscalização é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo A e B, efetiva há dois anos. 

A remuneração é a mesma nos dois casos: vencimento básico de R$2.191,52, mais gratificação de trânsito. A carga horária é de 30 horas de trabalho semanais. Os servidores serão regidos pelo regime de contratação estatutário, que garante estabilidade ao servidor.

As inscrições estarão abertas a partir das 10 horas do dia 27 de novembro e seguirão até o dia 20 de dezembro. Os interessados poderão se candidatar no site da Fadesp, organizadora. A taxa de inscrição está no valor de R$35. 

Membros de famílias de baixa renda e pessoas com deficiência poderão solicitar isenção do pagamento da taxa. O pedido deve ser feito a partir das 10 horas do dia 27 e às 17 horas do dia 30 de novembro. A listagem preliminar com o resultado das solicitações deve ser no dia 12 de dezembro.

A Fadesp receberá até o dia 20 de dezembro as solicitações para atendimento especial para a realização das provas do concurso. O pedido poderá ser feito por candidatos com deficiência.

Agente de trânsito Detran-PA
Concurso oferta 100 vagas para nível médio (Foto: Divulgação/Detran-PA)

Provas estão marcadas para fevereiro

As provas objetivas e discursivas compõem a primeira etapa de seleção no concurso. As avaliações serão aplicadas no dia 10 de fevereiro, em dois turnos: manhã para agente de educação de trânsito e tarde para agente de fiscalização de trânsito.

Os locais e horários de realização da prova serão divulgados a partir do dia 22 de janeiro. No dia do exame, os candidatos terão quatro horas para responder a 50 questões de Conhecimentos Básicos (20) e Conhecimentos Específicos (30). Serão exigidas as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa (seis), Matemática e Raciocínio Lógico (quatro), Legislação Aplicável ao DETRAN-PA (quatro), Ética e Qualidade no Serviço Público (três) e Noções de Microinformática (três)
  • Conhecimentos Específicos: de acordo com o conteúdo programático específico para cada cargo no edital de abertura do concurso

Invista na sua preparação para o concurso

Atualização: O edital do concurso foi retificado nesta sexta-feira, 7 de dezembro, e está disponível no Diário Oficial do Estado. A retificação diz respeito ao número de questões que o candidato precisa acertar para ser classificado na prova objetiva. De acordo com o documento, o participante deverá obter 50% ou mais do total de pontos no exame — e não mais 60%, como estava determinado no edital de abertura. Há mudanças também referentes à avaliação médica.

A prova discursiva deverá ser realizada no mesmo dia e consistirá na elaboração de um texto dissertativo e ou argumentativo de 20 a 30 linhas. Essa avaliação valerá dez pontos. Serão avaliados os itens:

  • Adequação ao tema
  • Capacidade de argumentação
  • Coerência argumentativa
  • Elaboração crítica

Os aprovados na primeira etapa serão convocados para a fase de avaliação de saúde. Haverá, ainda, a realização de um teste de capacidade física, avaliação psicológica, entrega de certidão negativa da vara de execução criminal e, por fim, um curso de formação para os candidatos ao cargo de agente de fiscalização de trânsito. 

Comentários