Concurso Detran-PA: gabarito para agente de fiscalização é divulgado

Divulgados os gabaritos definitivos e as respostas aos recursos das provas do concurso Detran-PA para o cargo de agente de fiscalização.

Os candidatos do concurso para o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) podem consultar os gabaritos definitivos e as respostas aos recursos das provas do cargo de agente de fiscalização. Os exames foram aplicados no dia 10 de fevereiro.

Em comunicado, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), banca organizadora do concurso, divulgou os gabaritos definitivos, que podem ser vistos abaixo. 

Gabarito

Para ser aprovado nessa etapa, o candidato deverá obter 50% ou mais do total de pontos previstos na prova objetiva. Os classificados terão suas redações corrigidas. 

Além das provas escritas, os candidatos ainda serão submetidos a outras etapas de seleção, sendo elas: teste de capacidade física; avaliação psicológica; entrega de certidão negativa da vara de execução criminal; e curso de formação apenas para o cargo de agente de fiscalização. 

Provas de agente de educação serão em abril

Os concorrentes ao cargo de agente de educação, que também estão inscritos no concurso Detran-PA, realizarão as provas em abril. Aplicadas também em fevereiro, os exames para este cargo foram cancelados, porque um dos fiscais teria aberto um envelope com exames na ausência de testemunhas, violando as regras estabelecidas no edital. 

Com a remarcação no entanto, os concorrentes agora devem se preparar para realizar os exames no dia 28 de abril. Já os cartões de inscrição, com os locais de prova, serão liberados no dia 2 do mesmo mês.

A prova será realizada no turno da manhã, das 8h às 12h. O exame será composto por 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Legislação Aplicável ao Detran-PA, Ética e Qualidade no Serviço Público e Noções de Microinformática) e 30 Específicos. 

Prepare-se para o concursos em 2019!

Além da prova objetiva, os candidatos ainda realizarão uma redação, contendo de 20 a 30 linhas. A avaliação terá valor de dez pontos. Somente serão corrigidas as redações dos que alcançarem, pelo menos, 50% do total de pontos do exame de múltipla escolha e que não zerarem a prova de Língua Portuguesa.

Concurso Detran-PA teve mais de 79 mil inscritos

Conforme divulgado pela banca organizadora, o concurso Detran-PA registrou um total de 79.392 candidatos, que disputam as 100 vagas oferecidas. Do total de inscritos, 53.060 foram para o cargo de agente de educação de trânsito, com 34 vagas.

Concurso Detran-PA conta com mais de 79 mil candidatos (Foto: Divulgação)
Concurso Detran-PA tem oferta de 100 vagas (Foto: Divulgação)​​​

 

Os demais concorrentes, sendo ao todo 26.332, se candidataram ao posto de agente de fiscalização de trânsito, que conta com 66 vagas. As duas carreiras exigem formação de nível médio.

Os aprovados no concurso receberão uma remuneração inicial de R$2.191,52, para jorndas de 30 horas. Já as contratações serão pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do servidor.

Saiba como se preparar para o TAF

O Teste de Capacidade Física (TAF) será um dos exames do concurso Detran-PA. E, para ser sair bem nesta seleção, FOLHA DIRIGIDA traz dicas do preparador físico Elon Junior, que fala sobre este tipo de exame. Confira! 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários