Concurso Detran-PA confira as recomendações para as provas no dia 10

FOLHA DIRIGIDA listou algumas recomendações para quem vai fazer a prova do concurso do Detran-PA no próximo domingo. Confira!

As provas do concurso para o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) estão marcadas para o próximo domingo, dia 10. Os cartões de confirmação de inscrição com os horários e locais de prova estão disponíveis no site da Fasdesp, organizadora. FOLHA DIRIGIDA separou algumas recomendações para quem vai realizar o exame. Confira!

As provas serão realizadas em dois turnos. Pela manhã responderão oao exame os candidatios ao cargo de agente de educação de trânsito. À tarde será a vez dos que concorrem a agente de fiscalização de trânsito. O exame terá duração de quatro horas.

O ideal é que os candidatos cheguem aos locais de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência. É indispensável que o candidato apresente no local o comprovante de inscrição e o documento de identidade original. A caneta utilizada para a realização do exame deve ser de tinta preta ou azul e fabricada com material de corpo transparente.

Servidor do Detran-PA
Provas objetivas serão compostas por 50 questões (Foto: Detran-PA)

Saiba quais são as recomendações listadas no edital

O edital do concurso lista algumas orientações a respeito do que não será permitido no dia da prova. Veja!


 Não será permitido  o uso de lápis, lapiseira/grafite e borracha durante a realização das provas

Também não será permitido não será permitido entrar no local de prova portando armas ou aparelhos eletrônicos de qualquer espécie

 Os candidatos não deverão se comunicar, nem utilizar máquinas calculadoras, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta

 Não será permitida a realização das provas com utilização de aparelho auditivo, salvo o candidato que teve seu uso autorizado previamente

 Os candidatos não poderão utilizar, durante a realização das provas, boné, lenço, chapéu, gorro ou qualquer outro acessório que cubra as orelhas 


A prova objetiva do concurso Detran-PA será composta por 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos (seis de Língua Portuguesa, quatro de Matemática e Raciocínio Lógico, quatro de Legislação Aplicável ao DETRAN-PA, três de Ética e Qualidade no Serviço Público e três de Noções de Microinformática e 30 de Conhecimentos Específicos. 

Serão aprovados nessa etapa os que alcançarem, ao menos, 50% de acerto na prova. Além disso, não poderão zerar a prova de Língua Portuguesa. 

A prova discursiva será aplicada no mesmo dia e valerá 10 pontos. Os candidatos terão que elaborar um texto dissertativo, com extensão de 20 a 30 linhas. Serão avaliados os seguintes aspectos: 

  • Tema
  • Argumentação
  • Coerência Argumentativa
  • Elaboração Crítica

Concurso terá outras etapas de avaliação

As provas objetiva e discursiva irão compor a primeira etapa de seleção do concurso. Os aprovados passarão, ainda, por um teste de capacidade física, avaliação psicológica, entrega de certidão negativa da vara de execução criminal e, por fim, um curso de formação para os candidatos ao cargo de agente de fiscalização de trânsito. 

O concurso oferta 100 vagas imediatas, sendo 66 para agente de fiscalização de trânsito e 34 para agente de educação de transito. A exigência para ambos os cargos é o ensino médio completo. Para se candidatar a agente de fiscalização é necessário, ainda, ter Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo A e B, efetiva há dois anos. 

A remuneração é a mesma nos dois cargos: vencimento básico de R$2.191,52, mais gratificação de trânsito. A carga horária é de 30 horas de trabalho semanais. Os servidores serão regidos pelo regime de contratação estatutário, que garante estabilidade ao servidor.

Confira esses outros materiais com dicas para o dia da prova:

Descansar ou estudar na véspera da prova do seu concurso? 



Comentários