Concurso Detran-MA: veja dicas de Noções de Direito Constitucional

As provas do concurso Detran-MA serão aplicadas em março e a FOLHA DIRIGIDA em parceira com o professor Fábio Ramos preparou dicas para você.

O concurso para o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) foi um dos mais esperados e se tornou um dos mais atraentes com uma oferta de 170 vagas. Os cargos oferecidos na seleção são de assistente e analista de trânsito, que exigem nível médio e superior, respectivamente, e que têm remuneração inicial para assistente de R$1.400 e R$4.400 para analista. 

As provas objetivas serão aplicadas nas cidades de Caxias, Imperatriz e São Luís, no dia 18 de março de 2018. Elas terão duração de quatro horas e serão realizadas em dois horários: manhã para assistente e à tarde para o cargo de analista. Os aprovados serão contratados em regime estatutário. 
 
 
Para quem já se inscreveu no concurso e está focado na preparação, FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor Fábio Ramos, master coach para concursos, que preparou dicas sobre a disciplina de Noções de Direito Constitucional. A banca organizadora do concurso será a Fundação Carlos Chagas (FCC). 

Entrada do Detran-MA
Concurso Detran-MA: professor dá dicas sobre Noções de 
Direito Constitucional (Foto:Divulgação)

Governador do Maranhão fala sobre concursos em 2018

Resultado de imagem para circle icon Como a matéria é cobrada na FCC?

Pensando na banca do concurso, Fábio Ramos disse que a maneira como o conteúdo é cobrado está mudando um pouco. Atualmente, a banca já coloca questões misturadas, como por exemplo a conjugação da jurisprudência, questões onde requerem um raciocínio maior do candidato. 

No entanto, Fábio destaca que a base das questões são literais. Por isso, é importante se aprofundar sempre um pouco mais para não ser pego de surpresa pela banca.

Resultado de imagem para circle iconQuais pontos certamente cairão na prova? 

De acordo com o professor, os pontos que certamente cairão são: 

- Direitos Fundamentais. Fábio ressalta que essa parte é importantíssima, pois sempre cai em prova. 

- Organização do estado, principalmente a parte de competências. 

O master coach em concursos lembra que pode ser que caia algo sobre Poder Executivo e Judiciário, então é importante dar a atenção também a esses pontos. "É quase certo uma questão de cada tópico desse", comenta.

Resultado de imagem para circle iconNoções de Direito Constitucional 

Os tópicos que envolvem Direitos Fundamentais precisam estar na ponta da língua dos candidatos, pois sempre estão presente em provas. Além desse ponto, Fábio destaca outros, tais como: remédios constitucionais, parte de nacionalidade, o art. 5º , que é o maior artigo da Constituição, e também é bom que o candidato saiba sobre Direitos Políticos. 

Ainda de acordo com o professor, o candidato também pode encontrar partes de Organização de Estado, porque é um ponto que a banca gosta de cobrar.

Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida