Concurso Detran-MA: professor dá dicas sobre Legislação de Trânsito

Vai fazer o concurso Detran-MA? FOLHA DIRIGIDA traz dicas sobre Legislação de Trânsito com o professor Estevão Gonçalo, do Gran Cursos Online.

O concurso para o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), cujas provas serão aplicadas no dia 18 de março, foi um dos mais esperados em 2017/2018. Com uma oferta de 170 vagas para as carreiras de assistente e analista de trânsito - que exigem nível médio e superior, respectivamente - , remuneração inicial de R$1.400 para assistente de trânsito e R$4.400 para analista, a seleção tem movimentado muitos concurseiros.

As inscrições seguem abertas até o dia 18 de janeiro, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), que é a banca responsável pela seleção, para quem ficou interessado.

Para quem já se inscreveu e está focado no concurso para o Detran-MA, FOLHA DIRIGIDA resolveu dar aquela forcinha e preparou dicas sobre a disciplina de Legislação de Trânsito, que é cobrada na seleção. As orientações são do professor Estevão Gonçalo, do Gran Cursos Online. Confira!
 
Entrada do Detran-MA
Concurso Detran-MA: confira as dicas sobre Legislação 
de Trânsito

Quais pontos que certamente cairão na prova e exigem atenção especial dos candidatos?

O professor diz que, apesar de extensa, Legislação de Trânsito é um conteúdo relativamente simples porque as pessoas acabam tendo um convívio diário com o trânsito, o que facilita no processo de aprendizagem. 

Ele ainda destaca que o candidato precisa ter especial atenção com relação às resoluções. "O conteúdo programático deixa em aberto quais as resoluções podem ser cobradas. Ao todo, hoje existem mais de 700 publicadas (entre revogadas e alterações), portanto, é necessário um direcionamento correto em relação às que serão mais provavelmente cobradas", completa.
Por que esses pontos são mais relevantes?
De acordo com Estevão, as resoluções representam a regulamentação da Legislação de Trânsito. "Por exemplo, sabe-se que é obrigatório transportar crianças com o dispositivo de retenção correta, isto está no Código de Trânsito Brasileiro (art.168). Agora, o tipo de dispositivo, se é bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, isso é definido por resolução do CONTRAN (Res. 277/08)", destaca. 

Para ele, saber quais resoluções estudar fará toda a diferença na eficiência dos estudos. Uma sugestão de dica é, caso o candidato esteja em dúvida e estudando por conta própria, utilizar as resoluções previstas no conteúdo programático do edital do Detran-CE para agente de trânsito, pois traz um norte para o candidato, já que são cerca de 30 resoluções e as provas serão na mesma época. Logo, o conteúdo está atualizado.

As questões serão mais conceituadas ou contextualizadas? 

Estevão diz que a banca tem mudado sua forma de elaborar as questões e que, até 2015, as questões eram predominantemente conceituais. No entanto, as provas mais recentes têm mostrado que isso mudou, pois estão trazendo questões mais contextualizadas, dentro de situações. 

Ele usa o seguinte exemplo: o candidato tem que identificar o cometimento de infrações ou regras de circulação.



Legislação de Trânsito: o que ter na ponta da língua?

Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida